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Prevalência de dor musculoesquelética em adolescentes e associação com uso de computador e jogos eletrônicos Como citar este artigo: Silva GR, Pitangui AC, Xavier MK, Correia-Júnior MA, De Araújo RC. Prevalence of musculoskeletal pain in adolescents and association with computer and videogame use. J Pediatr (Rio J). 2016;92:188-96.

Resumo

Objetivo:

Investigar a presença de sintomas musculoesqueléticos em adolescentes estudantes do ensino médio em escolas públicas e sua associação com o uso de dispositivos eletrônicos.

Método:

A amostra foi composta por 961 meninos e meninas entre 14 e 19 anos que responderam questionário sobre o uso de computadores, jogos eletrônicos e questões relacionadas a sintomas dolorosos e atividade física. Além disso, todos os voluntários foram submetidos à avaliação antropométrica. Para análise inferencial foram usados os testes de qui-quadrado e modelo múltiplo de regressão logística.

Resultados:

A presença de sintomas de dor musculoesquelética foi reportada por 65,1% dos adolescentes, mais prevalente na coluna toracolombar (46,9%), seguida por dor nos membros superiores (20%). O tempo médio de uso de computador e jogos eletrônicos foi de 1.720 e 583 minutos por semana, respectivamente. O uso excessivo dos dispositivos eletrônicos mostrou-se como fator de risco para dor cervical e lombar. O sexo feminino apresentou associação com a presença de dor em diferentes partes do corpo. A atividade profissional esteve associada com a dor cervical.

Conclusão:

Observou-se alta prevalência de dor musculoesquelética nos adolescentes e elevado tempo de uso dos dispositivos eletrônicos. Entretanto, foi possível observar somente a associação do uso excessivo desses dispositivos e a presença de dor cervical e lombar.

Palavras-chave
Dor musculoesquelética; Adolescente; Sistemas de computação; Jogos de vídeo

Abstract

Objective:

This study investigated the presence of musculoskeletal symptoms in high school adolescents from public schools and its association with electronic device use.

Methods:

The sample consisted of 961 boys and girls aged 14–19 years who answered a questionnaire regarding the use of computers and electronic games, and questions about pain symptoms and physical activity. Furthermore, anthropometric assessments of all volunteers were performed. The chi-squared test and a multiple logistic regression model were used for the inferential analysis.

Results:

The presence of musculoskeletal pain symptoms was reported by 65.1% of the adolescents, being more prevalent in the thoracolumbar spine (46.9%), followed by pain in the upper limbs, representing 20% of complaints. The mean time of use for computers and electronic games was 1.720 and 583 minutes per week, respectively. The excessive use of electronic devices was demonstrated to be a risk factor for cervical and lumbar pain. Female gender was associated with the presence of pain in different body parts. Presence of a paid job was associated with cervical pain.

Conclusion:

A high prevalence of musculoskeletal pain in adolescents, as well as an increased amount of time using digital devices was observed. However, it was only possible to observe an association between the increased use of these devices and the presence of cervical and low back pain.

Keywords
Musculoskeletal pain; Adolescent; Computer systems; Video games

Introdução

O uso de dispositivos eletrônicos tornou-se, nos últimos anos, parte importante na vida dos adolescentes, que usam regularmente computadores para atividades acadêmicas e de lazer.11 Milde-Busch A, Von Kries R, Thomas S, Heinrich S, Straube A, Radon K. The association between use of electronic media and prevalence of headache in adolescents: results from a population-based cross-sectional study. BMC Neurol. 2010;10:12.,22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41. Outros recursos usados por essa população são os diversos tipos de jogos eletrônicos, que, assim como os computadores, têm ressaltado o interesse exagerado, que leva as crianças e os adolescentes a passarem várias horas entretidos em tais tecnologias, o que interfere muitas vezes nos seus relacionamentos sociais.33 Desai RA, Krishnan-Sarin S, Cavallo D, Potenza MN. Video--gaming among high school students: health correlates, gender differences, and problematic gaming. Pediatrics. 2010;126:e1414-24.,44 Gentile D. Pathological video-game use among youth ages 8 to 18. Psychol Sci. 2009;20:594-602.

O uso excessivo desses equipamentos tem sido associado a vários problemas de saúde, como obesidade, cefaleia, ansiedade, estresse, distúrbios do sono, dores musculoesqueléticas, bem como diminuição dos níveis de atividade física.11 Milde-Busch A, Von Kries R, Thomas S, Heinrich S, Straube A, Radon K. The association between use of electronic media and prevalence of headache in adolescents: results from a population-based cross-sectional study. BMC Neurol. 2010;10:12.,22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,55 Dumith SC, Hallal PC, Menezes AM, Araújo CL. Seden-tary behavior in adolescents: the 11-year follow-up of the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort study. Cad Saude Publica. 2010;26:1928-36.,66 Dumith SC, Domingues MR, Gigante DP, Hallal PC, Menezes AM, Kohl HW. Prevalence and correlates of physical activity among adolescents from Southern Brazil. Rev Saúde Pública. 2010;44:457-67.

Os sintomas musculoesqueléticos constituem umas das principais causas de dores agudas, crônicas e recorrentes em crianças e adolescentes, afetam significativamente o estado psicossocial e são considerados um problema de saúde pública.77 Roth-Isiqkeit A, Thyen U, Stoven H, Schwarzberger J, Schmuc-ker P. Pain among children and adolescents: restrictions in daily living and triggering factors. Pediatrics. 2005;115:e152-62.1111 Janini SN, Dória-Filho U, Damiani D, Silva CA. Musculoskeletal pain in obese adolescents. J Pediat (Rio J). 2011;87:329-35. A prevalência em estudos recentes com adolescentes tem variado entre 19,5% e 56%.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,88 Shan Z, Deng G, Li J, Li Y.Zhang Y, Zhao Q. Correlational analy-sis of neck/shoulder pain and low back pain with the use of digital products, physical activity and psychological status among adolescents in Shanghai. PLOS ONE. 2013;8:e78109.1111 Janini SN, Dória-Filho U, Damiani D, Silva CA. Musculoskeletal pain in obese adolescents. J Pediat (Rio J). 2011;87:329-35.

Estudos têm demonstrado que o tempo prolongado em posições estáticas pode resultar em dores na coluna vertebral, aumentar o risco do desenvolvimento de queixas em outros segmentos.1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14.1515 Kelly G, Dockrel S, Galvin R. Computer use at school: its effect on posture in discomfort in schoolchildren. Work. 2009;32:321-8. O estudo feito com adolescentes finlandeses sugere que os sintomas musculoesqueléticos que causam dor moderada a grave são comuns entre usuários de computador.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.

A associação entre o uso de computador e a presença de dor musculoesquelética em adolescentes não foi evidenciada em estudo feito no Brasil em 2004.1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14. Entretanto, estudos feitos em países desenvolvidos demonstraram existir associação do tempo de uso de computadores com sintomas dolorosos nos membros inferiores e coluna cervical dos adolescentes.1313 Smith L, Louw Q, Crous L, Grimmer-Somers K. Prevalence of neck pain and headaches: impact of computer use and other associative factors. Cephalalgia. 2009;29:250-7.,1616 Bostrom M, Dellve L, Thomée S, Hagberg M. Risk factors for generally reduced productivity - a prospective cohort study of young adults with neck or upper-extremity musculoskeletal symptoms. Scand J Work Environ Health. 2008;34:120-32.,1717 Jacobs K, Hudak S, McGiffert J. Computer-related posture and musculoskeletal discomfort in middle school students. Work. 2009;32:275-83. Desse modo, observa-se que o fator tempo, somado ao desenvolvimento tecnológico e ao nível socioeconômico de uma região, pode ter influenciado esses resultados.

Considerando o recente crescimento tecnológico e econômico do Brasil e que concomitante a esse fato observou-se um aumento ao acesso a essas tecnologias, acredita-se que os adolescentes de hoje estejam mais expostos a esses recursos. Além disso, em 2012, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Pernambuco, em uma estratégia considerada inovadora, distribuiu para todos os alunos do ensino médio um notebook e aumentou assim o acesso. O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de dor musculoesquelética em adolescentes e sua associação com o uso de dispositivos eletrônicos.

Método

Estudo epidemiológico, correlacional, de corte transversal. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Pernambuco sob o protocolo CAAE 13598313.5.0000.5207.

A população deste estudo foi formada por adolescentes, entre 14 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino médio da rede pública estadual da cidade do Recife. Conforme dados fornecidos pela SEE, em 2012 a estimativa de adolescentes matriculados era de 55.058 sujeitos distribuídos em 108 escolas estaduais. Para quantificação do tamanho da amostra foram usados os seguintes critérios: população estimada em 55.058 alunos; intervalo de confiança de 95%; erro amostral de cinco pontos percentuais; prevalência estimada em 50%; perda amostral de 20% e efeito de delineamento amostral estabelecido em duas vezes.

O procedimento de seleção da amostra respondeu a uma sequência de etapas, a fim de se obter uma amostragem representativa quanto à distribuição de discentes conforme região geográfica e porte de escolas. Inicialmente foi observado o quantitativo de escolas que tinham turmas de ensino médio. Em seguida, em respeito à distribuição geográfica e organizacional, as escolas, foram divididas em cada uma das Gerências Regionais de Educação. Por fim, as escolas foram organizadas em três categorias: pequeno porte (até 200 alunos), médio porte (201 a 499 alunos) e grande porte (superior a 500 alunos).1818 Tenório MC, Barros MV, Tassitano RM, Bezerra J, Tenório JM, Hallal PC. Physical activity and sedentary behavior among ado-lescent high school students. Rev Bras Epidemiol. 2010;13: 105-17.,1919 Carvalho PD, Barros MV, Lima RA, Santos CM, Mélo EN. Health risk behaviors and psychosocial distress indicators in high school students. Cad Saude Publica. 2011;27:2095-105.

Na segunda etapa foi feito o procedimento de amostragem por conglomerados em dois estágios, considerando a escola e a turma como unidades amostrais. No primeiro estágio considerou-se a proporcionalidade de escolas por porte e no segundo estágio a proporcionalidade das turmas.1919 Carvalho PD, Barros MV, Lima RA, Santos CM, Mélo EN. Health risk behaviors and psychosocial distress indicators in high school students. Cad Saude Publica. 2011;27:2095-105. Diante disso, chegou-se ao número mínimo de 23 escolas e 96 turmas, o que representou 20% das escolas estaduais do Recife e 954 adolescentes.

Os critérios de inclusão adotados foram: ser estudante das escolas selecionadas, ter entre 14 e 19 anos. Os critérios de exclusão recaíram no preenchimento inadequado do questionário ou na recusa em fazer as medidas antropométricas. Gestantes e estudantes que tinham dores ou lesões musculoesqueléticas por doenças infecciosas, genéticas e traumáticas foram excluídos.

Os dados foram coletados por um questionário construído e adaptado, com o objetivo de avaliar variáveis sociodemográficas (idade; sexo; série; presença de atividade profissional; renda familiar), dados sobre o uso de computador e jogos eletrônicos (idade de início do uso, frequência e tempo semanal), presença de dor musculoesquelética (localização e uso de medicamentos analgésicos) e nível de atividade física.

Para avaliação do uso dos dispositivos eletrônicos e da sintomatologia dolorosa foi usado questionário autoaplicável, que inclui aspectos sobre sintomas dolorosos do sistema musculoesquelético, diagrama corporal para localização dos sintomas e questões relacionadas ao uso do computador e jogos eletrônicos. Esse instrumento apresenta excelente confiabilidade interdias (Kappa > 0.72).1111 Janini SN, Dória-Filho U, Damiani D, Silva CA. Musculoskeletal pain in obese adolescents. J Pediat (Rio J). 2011;87:329-35.,1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14.

Para avaliação dos sintomas de dor, os adolescentes foram orientados a assinalar no diagrama corporal regiões nas quais apresentavam ou haviam apresentado dor nos últimos seis meses. Assim como para os sintomas de dor, os adolescentes deveriam responder as questões relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos sempre considerando os últimos seis meses que antecederam o dia da coleta de dados. Foram considerados como tempo excessivo de uso os valores superiores a quatro horas diárias para uso de todos os equipamentos eletrônicos, três horas diárias para o computador e uma hora para jogos eletrônicos. Esses pontos de corte foram determinados por meio do cálculo do valor da mediana encontrada na amostra estudada.

O nível de atividade física foi avaliado a partir das respostas ao Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ)-Versão Curta,2020 Craig CL, Marshall AL, Sjostrom M, Bauman AE, Booth ML, Ainsworth BE, et al. International Physical Activity Questionnaire: 12-country reliability and validity. Med Sci Sports Exerc. 2003;35:1381-95. os voluntários foram classificados como ativos ou insuficientemente ativos. Os dados antropométricos foram registrados por uma balança eletrônica portátil com capacidade de 150 kg, modelo G-THEC (Camry Electronic, EUA), e estadiômetro portátil, modelo WCS (Cardiomed Comercio de Equipamentos Médicos Ltda, Brasil). Esses dados foram usados para o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e para a classificação do sobrepeso e obesidade.2121 Cole TJ, Bellizzi MC, Flegal KM, Dietz WH. Establishing a standard definition for child overweight and obesity worldwide: international survey. BMJ. 2000;320:1240-3.

A análise de dados foi feita no pacote estatístico SPSS (IBM Corp. Released 2011. IBM SPSS Statistics para Windows, versão 20.0; EUA). Foram construídos modelos de regressão logística bivariada para testar a associação isolada entre as variáveis dependentes e cada variável independente, além de analisar as variáveis que entraram no modelo, explorar os possíveis fatores de confusão e identificar a necessidade de ajustamento estatístico das análises. Recorreu-se à regressão logística múltipla, através da estimativa da razão de chances (odds ratio) e intervalos de confiança de 95%, para expressar o grau de associação entre as variáveis independentes e a presença de dor.

Para o modelo final múltiplo foram selecionadas as variáveis cuja significância do valor de p foi menor do que 0,20. Em todos os testes aplicados foi considerada significância estatística como valor de p < 0,05. Considerando o delineamento de amostragem usado no estudo (amostragem por conglomerados em dois estágios) optou-se por fazer a estatística inferencial no "modo amostra complexas" do programa SPSS, a fim de aplicar a correção das estimativas pelo efeito do desenho.

Resultados

Foram incluídos no estudo 1.020 adolescentes. Contudo, 59 sujeitos foram excluídos por apresentar questionários com erros de preenchimento. A amostra final foi definida em 961 adolescentes. As características sociodemográficas e antropométricas, o estado nutricional, o nível de atividade física, a atividade profissional dos adolescentes e os dados relacionados ao uso dos dispositivos eletrônicos estão descritos na tabela 1.

Tabela 1
Características sociodemográficas, antropométricas, estado nutricional, nível de atividade física e atividade profissional dos adolescentes de escolas públicas estaduais do Recife, estratificadas por sexo

A presença de sintomas de dor foi relatada por 626 (65,1%) adolescentes. A região que apresentou maior prevalência de queixas dolorosas foi a toracolombar (n = 45,1%-46,9%) [IC95% 43,7%-50,1%], seguida dos membros superiores (n = 192-20%) [IC95% 17,5%-22,7%], coluna cervical (n = 178-18,5%) [IC95% 16,1%--21,1%] e cintura escapular (n = 15,2%-15,8%) [IC95% 13,5%-18,3%].

Registrou-se que 199 (31,8%) [IC95% 28,2%-35,6%] adolescentes referiram o uso do computador como fator desencadeante de pelo menos um sintoma. Outros fatores citados como desencadeantes foram: atividade física em 128 (20,5%) [IC95% 17,6%-23,8%] adolescentes e o uso de jogos eletrônicos em 18 (2,9%) [IC95% 1,7%-4,5%] adolescentes.

Outro aspecto avaliado foi a influência dos sintomas dolorosos na feitura de atividades de vida diária, foi relatado que pelo menos um dos sintomas dolorosos interfere ou atrapalha na feitura da tarefa de estudar (143-22,8%) [IC95% 19,7%-26,3%], dormir (11,5%-18,4%) [IC95% 15,4%-21,6%] e praticar esportes (110-17,6%) [IC95% 14,7%-20,8%]. Além disso, 186 (29,7%) [IC95% 26,2%-33,5%] adolescentes afirmaram que a presença de dor os deixa mais nervosos. Por fim, 201 (32,1%) [IC95% 28,5%-35,9%] adolescentes afirmaram fazer uso esporádico de analgésicos, enquanto que 70 (11,1%) [IC95% 8,8%-13,9%] relataram usar frequentemente esses medicamentos.

Os resultados da análise de regressão bivariada demonstraram que o sexo feminino apresentou associação com a dor musculoesquelética em todas as regiões anatômicas avaliadas. Foi possível observar associação entre a presença de dor cervical e a feitura de atividade profissional e tempo elevado de uso dos dispositivos eletrônicos (tabela 2). O tempo elevado de uso dos dispositivos eletrônicos apresentou associação com os sintomas dolorosos na região toracolombar e o excesso de peso apresentou associação com sintomas dolorosos no membro superior (tabela 3).

Tabela 2
Variáveis sociodemográficas, nível de atividade física, estado nutricional e uso de dispositivos eletrônicos e sua associação com queixas de dor na região cervical e cintura escapular
Tabela 3
Variáveis sociodemográficas, nível de atividade física, estado nutricional e uso de dispositivos eletrônicos e sua associação com queixas de dor na região toracolombar e membro superior

Os resultados do modelo multivariado para os sintomas dolorosos nas quatro regiões avaliadas estão apresentados na tabela 4. A variável sexo se manteve associada no modelo final das quatro regiões avaliadas. O tempo total de uso dos dispositivos eletrônicos permaneceu associado com a dor nas regiões cervical e toracolombar. A presença de atividade profissional se manteve associada com a presença de dor na região cervical e o estado nutricional se manteve no modelo final de dor no membro superior, embora não tenha associação significativa.

Tabela 4
Modelo múltiplo para associação da dor musculoesquelética em adolescentes do ensino médio

Discussão

Observou-se alta prevalência de dor musculoesquelética entre os adolescentes, maior do que a demonstrada em estudos anteriores feitos no Brasil1111 Janini SN, Dória-Filho U, Damiani D, Silva CA. Musculoskeletal pain in obese adolescents. J Pediat (Rio J). 2011;87:329-35.,1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14. e em outros países.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324. Essas evidências por si só reforçam a importância de tal investigação sobre os fatores associados a esse problema, assim como se tornam imprescindíveis a avaliação e a atenção integral à saúde.

Quanto à localização dos sintomas, a região que apresentou maior prevalência de queixas dolorosas foi a toracolombar (46,9%). Em pesquisas recentes com escolares brasileiros2323 Lemos AT, Santos FR, Moreira RB, Machado DT, Braga FC, Gaya AC. Low back pain and associated factors in children and adoles-cents in a private school in Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2013;29:2177-85. e chineses,88 Shan Z, Deng G, Li J, Li Y.Zhang Y, Zhao Q. Correlational analy-sis of neck/shoulder pain and low back pain with the use of digital products, physical activity and psychological status among adolescents in Shanghai. PLOS ONE. 2013;8:e78109. observou-se prevalência próxima a 32% de dor na coluna lombar. Embora esses achados tenham sido menores, ainda sim parecem corroborar os nossos resultados, visto que no presente estudo foram incluídos também os sintomas referentes à coluna torácica, fato que pode explicar essa diferença. A segunda dor mais prevalente foi nos membros superiores, seguida da coluna cervical. Esses achados corroboram os achados anteriores,22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,33 Desai RA, Krishnan-Sarin S, Cavallo D, Potenza MN. Video--gaming among high school students: health correlates, gender differences, and problematic gaming. Pediatrics. 2010;126:e1414-24. os quais relataram prevalência de dor na região cervical e ombros em 21 a 22% dos adolescentes.

Em relação ao uso de dos dispositivos eletrônicos, vários estudos apresentaram elevado uso do computador, assim como o avaliado nesta pesquisa, com prevalência entre 74% e 99% dos adolescentes.11 Milde-Busch A, Von Kries R, Thomas S, Heinrich S, Straube A, Radon K. The association between use of electronic media and prevalence of headache in adolescents: results from a population-based cross-sectional study. BMC Neurol. 2010;10:12.,1111 Janini SN, Dória-Filho U, Damiani D, Silva CA. Musculoskeletal pain in obese adolescents. J Pediat (Rio J). 2011;87:329-35.,1414 De Vitta A, Martinez MG, Piza NT, Simeão SF, Ferreira NP. Pre-valence of lower back pain and associated factors in students. Cad Saude Publica. 2011;27:1520-8. Esse resultado pode estar associado ao programa implantado que distribuiu esse equipamento a todos os alunos do ensino médio e contribuiu para o aumento do acesso à tecnologia, antes somente associada a famílias com maior nível socioeconômico.44 Gentile D. Pathological video-game use among youth ages 8 to 18. Psychol Sci. 2009;20:594-602.,55 Dumith SC, Hallal PC, Menezes AM, Araújo CL. Seden-tary behavior in adolescents: the 11-year follow-up of the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort study. Cad Saude Publica. 2010;26:1928-36.,2424 Silva KS, Nahas MV, Hoefelmann LP, Lopes AS, Oliveira ES. Associations between physical activity, body mass index, and sedentary behaviors in adolescents. Rev Bras Epidemiol. 2008;11:159-68. Segundo estudos prévios, o tempo semanal total despendido por adolescentes com computadores varia entre 80 a 840 minutos.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,44 Gentile D. Pathological video-game use among youth ages 8 to 18. Psychol Sci. 2009;20:594-602.,55 Dumith SC, Hallal PC, Menezes AM, Araújo CL. Seden-tary behavior in adolescents: the 11-year follow-up of the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort study. Cad Saude Publica. 2010;26:1928-36.,2424 Silva KS, Nahas MV, Hoefelmann LP, Lopes AS, Oliveira ES. Associations between physical activity, body mass index, and sedentary behaviors in adolescents. Rev Bras Epidemiol. 2008;11:159-68.2727 Strasburger VC, Jordan AB, Donnerstein E. Health effects of media on children and adolescents. Pediatrics. 2010;125:756-67. Por outro lado, o presente estudo evidenciou tempo de uso do computador próximo a 1.720 minutos por semana, levantou questionamentos sobre esse tempo, já que diversos estudos têm ressaltado a associação de várias queixas de saúde ao tempo excessivo nesse comportamento.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,2828 Primack BA, Carroll MV, McNamara M, Klem ML, King B, Rich M, et al. Role of video games in improving health-related outcomes: a systematic review. Am J Prev Med. 2012;42:630-8.

Sobre uso de jogos eletrônicos, Milde-Busch et al.11 Milde-Busch A, Von Kries R, Thomas S, Heinrich S, Straube A, Radon K. The association between use of electronic media and prevalence of headache in adolescents: results from a population-based cross-sectional study. BMC Neurol. 2010;10:12. relataram uma frequência baixa (27%) entre os adolescentes, divergiram dos resultados do presente estudo. Provavelmente essa maior frequência deve-se ao fato de que os jogos eletrônicos tornaram-se cada vez mais populares, são uma das mais importantes atividades de lazer para adolescentes, independentemente da idade e dos estratos socioeconômicos.2525 Burke A, Peper E. Cumulative trauma disorder risk for chil-dren using computer products: results of a pilot investigation with a student convenience sample. Public Health Rep. 2002;117:350-7.,2626 Altenburg TM, Singh AS, van Mechelen W, Brug J, Chinapaw MJ. Direction of the association between body fatness and self--reported screen time in Dutch adolescents. Int J Behav Nutr Phys Act. 2012;24(9):4. Esse achado é reforçado pelos dados encontrados em relação ao tempo de uso semanal, o qual apresentou valor médio próximo a 583 minutos, superior aos 390 minutos descritos em estudos anteriores.44 Gentile D. Pathological video-game use among youth ages 8 to 18. Psychol Sci. 2009;20:594-602.,55 Dumith SC, Hallal PC, Menezes AM, Araújo CL. Seden-tary behavior in adolescents: the 11-year follow-up of the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort study. Cad Saude Publica. 2010;26:1928-36.,1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14.

Referente à análise dos fatores associados à presença de queixas dolorosas, foi observado que o sexo feminino, o tempo total de uso dos equipamentos eletrônicos, o estado nutricional e a presença de atividade profissional se mantiveram nos modelos estatísticos finais.

O sexo feminino apresentou associação com queixas dolorosas em todas as regiões anatômicas, foi considerado um fator de risco. A presença de queixas de dor em diferentes regiões do corpo pelas adolescentes também foi demonstrada em estudo feito na Finlândia, no qual as meninas relataram dor em todos os locais anatômicos e consequentementre mais transtornos para vida cotidiana.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.

A questão de gênero pode ser explicada pelo fato de as mulheres se queixarem mais do que os homens, relatarem com maior frequência as informações pertinentes à saúde devido a questões sociais e educacionais, bem como pela presença das alterações hormonais durante a puberdade.99 Yac W, Luo C, Ai F, Chen Q. Risk factors for nonspecific low--back pain in Chinese adolescents a case -control study. Pain Med. 2012;13:658-64. Esses achados têm sido demonstrados por outros estudos na literatura.1616 Bostrom M, Dellve L, Thomée S, Hagberg M. Risk factors for generally reduced productivity - a prospective cohort study of young adults with neck or upper-extremity musculoskeletal symptoms. Scand J Work Environ Health. 2008;34:120-32.,2323 Lemos AT, Santos FR, Moreira RB, Machado DT, Braga FC, Gaya AC. Low back pain and associated factors in children and adoles-cents in a private school in Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2013;29:2177-85. Costigan et al.2929 Costigan SA, Barnett L, Plotnikoff RC, Lubans DR. The health indicators associated with screen-based sedentary behavior among adolescent girls: a systematic review. J Adolesc Health. 2013;52:382-92. relatam que as meninas apresentam níveis menores de atividade física e maior tempo despendido em comportamentos sedentários, que, associados às variações hormonais, contribuem negativamente para diversos indicadores de saúde, inclusive nas dores musculoesqueléticas.

Outro fator sociodemográfico associado à sintomatologia dolorosa, especificamente à dor cervical, foi a atividade profissional. Embora os estudos feitos com adolescentes sobre sintomatologia dolorosa apresentem características semelhantes aos do presente estudo, no que diz respeito à avaliação de escolares22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,1414 De Vitta A, Martinez MG, Piza NT, Simeão SF, Ferreira NP. Pre-valence of lower back pain and associated factors in students. Cad Saude Publica. 2011;27:1520-8.,2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324.,2323 Lemos AT, Santos FR, Moreira RB, Machado DT, Braga FC, Gaya AC. Low back pain and associated factors in children and adoles-cents in a private school in Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2013;29:2177-85. e ao predomínio de adolescentes do sexo feminino,22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,1616 Bostrom M, Dellve L, Thomée S, Hagberg M. Risk factors for generally reduced productivity - a prospective cohort study of young adults with neck or upper-extremity musculoskeletal symptoms. Scand J Work Environ Health. 2008;34:120-32. grande parte desses estudos22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324.,2323 Lemos AT, Santos FR, Moreira RB, Machado DT, Braga FC, Gaya AC. Low back pain and associated factors in children and adoles-cents in a private school in Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2013;29:2177-85. desconsiderou dados relacionados à existência de atividade profissional e ao vínculo empregatício. Zapata et al.1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14. relataram em seu estudo que menos de 1% dos adolescentes avaliados tinha atividade profissional.

No presente estudo, 18% dos adolescentes relataram ter atividade profissional, o que diverge dos resultados encontrados na literatura.1313 Smith L, Louw Q, Crous L, Grimmer-Somers K. Prevalence of neck pain and headaches: impact of computer use and other associative factors. Cephalalgia. 2009;29:250-7. Esse achado pode ser explicado por diferenças no nível socioeconômico das amostras estudadas, pois estudos prévios22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14.,1414 De Vitta A, Martinez MG, Piza NT, Simeão SF, Ferreira NP. Pre-valence of lower back pain and associated factors in students. Cad Saude Publica. 2011;27:1520-8.,2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324.,2323 Lemos AT, Santos FR, Moreira RB, Machado DT, Braga FC, Gaya AC. Low back pain and associated factors in children and adoles-cents in a private school in Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2013;29:2177-85. relatam ter avaliado adolescentes de classe média ou estudantes de escolas privadas, enquanto que no presente estudo a maioria dos estudantes avaliados tinha baixa renda familiar. Possivelmente, devido a esse quadro, nossa amostra tinha a necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas da família, o que pode contribuir para maior estresse físico e mental.

O uso dos dispositivos eletrônicos apresentou associação somente às queixas dolorosas na coluna vertebral. Nesse aspecto foi possível observar que o uso isolado do computador ou de jogos eletrônicos não demonstrou associação com as queixas de dor, entretanto, quando analisado o uso combinado desses dispositivos, evidenciou-se que o elevado tempo total de uso caracteriza-se como um fator de risco para presença de dor cervical e toracolombar.

Corroborando esses resultados, Hakala et al.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41. também verificaram que o uso do computador está associado com presença de dor na região cervical, entretanto com um tempo médio de uso de duas horas diárias. Outro estudo apontou que quanto maior for o tempo exposto ao comportamento de tela, maior as chances do desenvolvimento de dores na coluna vertebral.2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324. Zapata et al.1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14. não encontrou associação entre dor e o uso de jogos eletrônicos e computadores, o que diverge dos resultados encontrados no presente estudo. Possivelmente, essa divergência se deu pelas características relacionadas à época do estudo, visto que o acesso e o tempo de uso relatado por Zapata et al.,1212 Zapata AL, Moraes AJ, Leone C, Doria-Filho U, Silva CA. Pain and musculoskeletal pain syndromes related to computer and video game use in adolescents. Eur J Pediatr. 2006;165:408-14. há dez anos, foram inferiores ao encontrado em nosso estudo e por outros estudos.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41.,2222 Torsheim T, Eriksson L, Schnohr CW, Hansen F, Bjarnason T, Vali-maa R. Screen-based activities and physical complaints among adolescents from the Nordic countries. BMC Public Health. 2010;10:324.

Além da presença e localização da dor, existe a recomendação da avaliação de sua intensidade. Contudo, observa-se que o estudo de Hakala et al.22 Hakala PT, Saarni LA, Punamaki RL, Wallenius MA, Nygârd CH, Rimpela AH. Musculoskeletal symptoms and computer use among Finnish adolescents - pain intensity and inconvenience to everyday life: a cross-sectional study. BMC Musculoskelet Disord. 2012;13:41. é o único que avaliou a associação do uso de computadores com a localização e intensidade dos sintomas dolorosos na coluna vertebral de adolescentes. Embora os autores relatem que o uso excessivo desses dispositivos esteja relacionado com intensidades moderadas e severas, ressaltam que esses dados devem ser analisados com cautela, pois o corte transversal não permite inferir a possível causalidade, bem como a avaliação por autorrelato pode apresentar viés de memória. Os autores ainda apresentam que o caráter subjetivo da avaliação da dor pode gerar informações incorretas e/ou superestimação das respostas. Corroborando essa informação, Rothaug et al.3030 Rothaug J, Weiss T Meissner W. How simple can it get? Mea-suring pain with NRS items or binary items. Clin J Pain. 2013;29:224-32. descrevem que avaliação da dor com respostas binárias é um método mais prático para avaliação da dor, quando comparado com o uso de escalas numéricas, o método binário é preferido pela maior parte dos pacientes.

Diante dessas informações optou-se por não usar a avaliação da intensidade da dor no presente estudo, pois se acredita que todas essas possíveis limitações, somadas ao recordatório de seis meses, poderiam gerar um viés significativo e comprometer os resultados. Em seis meses os adolescentes poderiam apresentar mais de um episódio de dor e esses episódios poderiam ter variações em sua duração. Nesse sentido, acreditamos que o relato da intensidade seria algo complexo, subjetivo e passível de considerável variação.

Embora não tenha sido verificada associação do uso dos dispositivos eletrônicos com outras queixas de dor, foi possível observar que 31,8% dos adolescentes referiram o uso do computador como fator desencadeante de pelo menos um sintoma. Outro aspecto importante refere-se ao relato de que a presença dos sintomas de dor tem interferido em grande parte das atividades diárias, tais como feitura de tarefas, sono e prática esportes. Bem como foi responsável pela automedicação em um número significativo de sujeitos, o que pode provocar danos à saúde ou mesmo mascarar sintomas de doenças mais graves.

O presente estudo apresenta algumas limitações, que estão relacionadas à amostra, pois tratou-se de estudantes de escolas públicas, não é correta sua generalização a outras populações. Os dados foram fornecidos a partir de autorrelatos dos estudantes e pode ser possível o viés de memória, é importante cautela ao interpretar os dados. Porém, esses resultados são relevantes, pois sugerem que o desenvolvimento tecnológico pelo qual a sociedade vem passando pode afetá-la significativamente, é necessário o acompanhamento constante dos indicadores de saúde e de seus fatores associados.

Por fim, os resultados evidenciaram alta prevalência de dores musculoesqueléticas e elevado tempo despendido com dispositivos eletrônicos. Contudo, o uso elevado desses dispositivos apresentou somente associação com as dores nas regiões cervical e toracolombar.

  • Como citar este artigo: Silva GR, Pitangui AC, Xavier MK, Correia-Júnior MA, De Araújo RC. Prevalence of musculoskeletal pain in adolescents and association with computer and videogame use. J Pediatr (Rio J). 2016;92:188-96.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2016

Histórico

  • Recebido
    24 Fev 2015
  • Aceito
    30 Jun 2015
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