Resumo
Objetivo
Analisar a associação entre o tabagismo domiciliar e o desenvolvimento da aprendizagem em escolares do ensino fundamental.
Métodos
Estudo transversal, com 785 escolares do 2° ao 5° ano do ensino fundamental. Os alunos foram avaliados por meio do Protocolo de Triagem de Letramento Escolar, para identificar a presença de dificuldades de aprendizagem. As mães/responsáveis foram entrevistadas no domicílio por meio de questionário validado. Foram feitas análises descritiva, bivariada e regressão múltipla de Poisson.
Resultado
No modelo final, as variáveis associadas às dificuldades de aprendizagem foram tabagismo atual domiciliar na presença do filho (RP = 6,10; IC 95% 4,56-8,16), tabagismo passivo materno durante a gestação (RP = 1,46; IC 95% 1,07-2,01), alunos pertencerem ao 2° e 3° ano do ensino fundamental (RP = 1,44; IC 95% 1,10-1,90) e serem filhos de mães com apenas o nível fundamental de escolaridade (RP = 1,36; IC 95% 1,04-1,79).
Conclusão
O estudo evidenciou associação entre a exposição passiva ao tabaco e as dificuldades de aprendizagem nos escolares.
Palavras-chave
Tabagismo; Poluição por fumaça de tabaco; Transtornos de Aprendizagem; Crianças