Qualidade de vida, peso das mochilas escolares e lombalgia não específica em crianças e adolescentes

Rosangela B. Macedo Manuel J. Coelho-e-Silva Nuno F. Sousa João Valente-dos-Santos Aristides M. Machado-Rodrigues Sean P. Cumming Alessandra V. Lima Rui S. Gonçalves Raul A. Martins Sobre os autores

OBJETIVOS:

Descrever o grau de incapacidade, as variáveis antropométricas, a qualidade de vida (QV) e o peso das mochilas escolares em meninos e meninas com 11-17 anos. Também são analisadas as diferenças na QV entre os que relataram ou não lombalgia (LBP).

MÉTODOS:

86 meninas (13,9 ± 1,9 anos) e 63 meninos (13,7 ± 1,7 anos) participaram. A LBP foi avaliada por um questionário e a incapacidade pelo Questionário Roland-Morris. A QV foi avaliada pelo Questionário Pediátrico sobre Qualidade de Vida (PedsQL). As análises de variância e de covariância multivariadas foram usadas para avaliar as diferenças entre os grupos.

RESULTADOS:

As meninas relataram maior incapacidade do que os meninos (p = 0,01) e menor QV nos domínios de funcionamento físico (p < 0,001) e emocional (p < 0,01), no escore sumário de saúde psicossocial (p = 0,02) e saúde física (p < 0,001) e no escore total no PedsQL (p < 0,01). O peso das mochilas escolares era semelhante para ambos os sexos (p = 0,61) e para os participantes com e sem LBP (p = 0,15). Após ajustes, os participantes com LBP relataram menor funcionamento físico (p < 0,01), o que influenciou um menor escore sumário de saúde física (p < 0,01).

CONCLUSÕES:

As meninas tiveram maior incapacidade e menor QV do que os meninos nos domínios de funcionamento físico e emocional, nos escores sumários de saúde psicossocial e física e no escore total no PedsQL; contudo, foi relatado um peso semelhante das mochilas escolares. Os participantes com LBP revelaram menor funcionamento físico e escore sumário de saúde física, mesmo carregando mochilas escolares de mesmo peso do que aqueles sem LBP.

Qualidade de vida; Lombalgia não específica; Crianças e adolescentes; Mochila escolar


Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br