Prevalência e fatores de risco da anemia em crianças Como citar este artigo: Zuffo CR, Osório MM, Taconeli CA, Schmidt ST, da Silva BH, Almeida CC. Prevalence and risk factors of anemia in children. J Pediatr (Rio J). 2016;92:353–60. ,☆☆ ☆☆ O artigo faz parte da dissertação de mestrado da primeira autora no Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Cristie Regine Klotz Zuffo Mônica Maria Osório Cesar Augusto Taconeli Suely Teresinha Schmidt Bruno Henrique Corrêa da Silva Cláudia Choma Bettega Almeida Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Identificar a prevalência e os fatores associados à anemia em crianças que frequentam berçários de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Colombo (PR).

Métodos:

Estudo analítico, de caráter transversal, com amostra representativa de 334 crianças obtida por amostragem estratificada por conglomerados, com seleção aleatória de 26 berçários. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista com os pais, avaliação da ingestão de ferro por pesagem direta de alimentos e dosagem de hemoglobina por punção digital. Foram feitos testes de associação bivariados seguidos pelo ajuste de uma regressão logística múltipla.

Resultados:

A prevalência de anemia foi de 34,7%. Os fatores associados à anemia foram: idade materna inferior a 28 anos (p = 0,03), crianças do sexo masculino (p = 0,02), com idade inferior a 24 meses (p = 0,01) e que não consumiam fontes alimentares de ferro (carne + feijão + verduras verde-escuro) (p = 0,02). Não houve associação entre anemia e ingestão de ferro no CMEI. Porém, a ingestão de ferro foi bem abaixo da recomenda pela resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Foi possível observar maior prevalência de anemia nas crianças cuja ingestão de ferro, ferro heme e ferro não heme apresentava-se abaixo da mediana.

Conclusão:

Em termos de saúde pública, a prevalência de anemia encontrada se caracteriza como um problema moderado na população estudada e demonstra a necessidade de articulação de ações interdisciplinares para a sua diminuição nos CMEIs.

Palavras-chave
Anemia; Fatores de risco; Nutrição do lactente; Ferro

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br