Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação crítica do pH dos sabonetes infantis Como citar este artigo: Mendes BR, Shimabukuro DM, Uber M, Abagge KT. Critical assessment of the pH of children's soap. J Pediatr (Rio J). 2016;92:290–5.

Resumo

Objetivos:

Avaliar o pH dos sabonetes infantis, antibacterianos e sindets (syntetic detergents) habitualmente usados em crianças, bem como verificar se há no rótulo desses produtos informação sobre seu pH.

Métodos:

Estudo observacional, analítico, transversal e quantitativo, que incluiu 90 sabonetes nas apresentações em barra e líquida, 67 infantis (grupo 1), 17 antibacterianos (grupo 2) e 6 sindets (grupo 3). Procedeu-se à mensuração do pH das amostras após diluição a 1%. Além da estatística descritiva, foram usados os testes de qui-quadrado Persons/Yates e t de Student, com nível de significância mínimo de 5%. Para a estatística inferencial, foram usados os testes de Wilcoxon-Mann-Whitney, exato de Fisher e Kruskal-Wallis.

Resultados:

O pH variou consideravelmente entre as formas líquida e em barra, com pHs menores (de 4,4 a 7,9) nos líquidos (p < 0,05). Os sindets mostraram pHs próximos ao ideal (levemente ácidos) e os antibacterianos apresentaram os maiores pHs (até 11,34) (p < 0.05). Apenas dois dos sabonetes analisados apresentavam no rótulo a indicação do pH.

Conclusões:

A observação do pH dos sabonetes infantis pelos médicos e usuários é importante, haja vista a grande variabilidade de valores de pH encontrados. Além disso, os sabonetes líquidos, e especialmente os sindets, são os mais recomendados para uso em recém-nascidos e lactentes com pele sensível, de forma a garantir a eficácia da barreira cutânea.

Palavras-chave
Concentração de íons de hidrogênio; Sabões; Detergentes; Antibacterianos; Cuidado da criança

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br