Acessibilidade / Reportar erro

Treinamento em ecocardiografia funcional na unidade de terapia intensiva neonatal: comparando as medidas e resultados com o cardiologista pediátrico Como citar este artigo: Zamith MM, Figueira SA, Oliveira AC, Metolina C, Castro JS, Santos CN, et al. Functional echocardiography training in the neonatal intensive care unit: comparing measurements and results with the pediatric cardiologist. J Pediatr (Rio J). 2020;96:592-8.

Resumo

Objetivos:

A ecocardiografia funcional é uma ferramenta valiosa na unidade de terapia intensiva neonatal, mas os programas de treinamento não são padronizados. Nosso objetivo foi relatar um programa de treinamento em ecocardiografia funcional para neonatologistas e descrever a concordância de suas medidas com o cardiologista pediátrico.

Métodos:

O treinamento em ecocardiografia funcional durou 32 horas. Após o programa de treinamento, os neonatologistas faziam ecocardiografia funcional na unidade de terapia intensiva neonatal e mediam as dimensões das câmaras cardíacas esquerdas, função sistólica do ventrículo esquerdo, débito cardíaco do ventrículo direito e débito cardíaco do ventrículo esquerdo, diâmetro do canal arterial e o padrão de fluxo. As imagens foram registradas no equipamento e revisadas offline pelo cardiologista pediátrico. O teste de Bland-Altman foi usado para variáveis quantitativas e o teste Kappa para variáveis qualitativas.

Resultados:

Foram feitas por 22 neonatologistas treinados 100 ecocardiografias funcionais. A identificação do canal arterial e o padrão de fluxo apresentaram concordância substancial (Kappa = 0,91 e 0,88, respectivamente), bem como seu diâmetro (diferença média = 0,04 mm). A diferença média foi de -1,2 mm para a raiz da aorta, 0,60 mm para o átrio esquerdo, -0,90 mm para o diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo e de -0,30 mm para o diâmetro sistólico do ventrículo esquerdo. A fração de encurtamento e a fração de ejeção apresentaram boas correlações, com amplos limites de concordância, respectivamente -2,96% (14,88; -20,82%) e -3,43% (15,54; -22,40%). Os débitos cardíacos do ventrículo direito e do ventrículo esquerdo apresentaram amplos limites de concordância, 16,69 mL/kg/min (222,76; -189,37) e 23,57 mL/kg/min (157,88; -110), respectivamente. Houve boa concordância entre a interpretação de débito cardíaco normal ou baixo (76,7% de débito ventricular direito; 75,7% de débito ventricular esquerdo).

Conclusão:

Esse programa de treinamento em ecocardiografia funcional permitiu aos neonatologistas obter habilidades adequadas na realização das imagens, com boa concordância com o cardiologista em medidas hemodinâmicas simples e avaliação do canal arterial.

PALAVRAS-CHAVE
Ecocardiografia funcional; Unidade de terapia intensiva neonatal; Neonatologistas; Avaliação hemodinâmica neonatal

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br