Acessibilidade / Reportar erro

Relações do substrato e da mobilização de reservas com a temperatura na germinação de sementes de Ormosia coarctata Jack.

Resumo:

Estudos da germinação de sementes fornecem informações essenciais para a conservação da biodiversidade e programas de restauração ecológica. Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre os substratos e a mobilização de reservas durante a germinação de sementes de Ormosia coarctata sob diferentes temperaturas. As amostras foram coletadas a cada 48 h por até 240 h para quantificação de lipídios, açúcares solúveis, amido e proteínas solúveis. A faixa ótima de temperatura para germinação foi de 25 a 35 °C. As maiores porcentagens de germinação foram obtidas com areia ou rolo de papel. Os teores de carboidratos, lipídios e proteínas diminuíram durante a germinação, independentemente da temperatura.

Termos para indexação:
mudança de temperatura; hidratação; substratos; Fabaceae

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br