Acessibilidade / Reportar erro

Fragmentação de DNA in situ durante o restabelecimento da tolerância à dessecação em sementes germinadas de Cedrela fissilis Vell.

Resumo:

A desidratação é um procedimento necessário antes de expor as sementes ao armazenamento a longo prazo, mas isso está associado à lesão ligada ao metabolismo mediada por lesão celular. A fim de avaliar as alterações celulares durante o restabelecimento da tolerância à dessecação (TD) em sementes germinadas de C. fissilis e sua relação com danos no DNA, verificamos a ocorrência de fragmentação do DNA através do teste de TUNEL e suas evidências por meio da análise citológica. Para restabelecer o TD, as sementes germinadas foram incubadas por 72 h em polietilenoglicol (PEG, -2,04 MPa) antes da desidratação em sílica gel (a 10% de umidade) seguida de reidratação. O teor de água foi alterado durante o restabelecimento da tolerância à dessecação. Foi utilizado o rotulador TDT-dUPT (TUNEL) para avaliar as taxas de morte celular. A coloração TUNEL foi realizada usando o teste de imagem Click-iT-TUNEL Alexa Flour. O teste TUNEL mostrou uma fragmentação de DNA consistente nas radículas com 2 e 5 mm de comprimento. Além disso, alterações nucleares e cromossômicas foram observadas no ciclo celular meristemático de 5 mm, contribuindo para a identificação de diagnósticos de marcadores de morte celular.

Termos para indexação:
lesão celular; teor de água; teste de TUNEL

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br