O transporte é condição necessária à circulação do capital, portanto, este também é basilar na produção e reprodução do espaço. Com base nesta assertiva o artigo objetiva realizar uma análise da relação das inversões em capital fixo, particularmente obras de transporte, feitas pelo Governo Federal, através dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Os investimentos em transporte, realizados através de intervenção estatal, podem inferir positivamente no volume do emprego e na demanda efetiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social. Esta análise se baseia na teoria do efeito multiplicador e da dialética da capacidade ociosa como formas de aprender a relevância dos investimentos públicos em obras de infraestrutura de transporte. Tal tarefa trouxe consigo a possibilidade de demonstrar quais os entraves à execução de grandes investimentos públicos no país e também permitiu correlacionar o discurso político com a ação. Trata-se de uma sistematização do transporte dentro do conhecimento geográfico, reconhecendo-o como um dos aspectos importantes neste novo período de intervenção estatal na fluidez nacional.
transportes; investimentos; efeito multiplicador; PAC; desenvolvimento nacional