Acessibilidade / Reportar erro

Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo

Does investment in surface transport cause economic growth?: a quantitative study

Resumos

O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.

crescimento econômico; infraestrutura de transportes; teste de causalidade de Granger


Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.

economic growth; transportation infrastructure; Granger causality test


  • Arrow, K. J. (1962) The economic implications of learning by doing. Review of Economic Studies, vol. 29, n. 3, pp. 155-173.
  • Aschauer, D. A. (1988) Government spending and the "falling rate of profit". Economic Perspectives, vol. 12, pp. 11-17.
  • Aschauer, D. A. (1989a) Is public expenditure productive? Journal of Monetary Economics, vol. 2, n. 2, pp. 177-200.
  • Aschauer, D. A. (1989b) Is government spending productive? Journal of Monetary Economics, vol. 23, n. 2, pp. 177-200.
  • Aschauer, D. A. (1989c) Does public capital crowd out private capital? Journal of Monetary Economics, n. 2, vol. 24, pp. 171-188.
  • Aschauer, D. A. (1989d) Public investment and productivity growth in the group of seven. Economic Perspectives, vol. 13, n. 5, pp. 17-25.
  • Balvir, S. e Balbir, S. S. (1984) Causality between public expenditure and national income. Review of Economics and Statistics, vol. 66, n. 4, pp. 630-644
  • Calderón, C., Easterly, W. e Servén, L. (2003) Infrastructure compression and public sector solvency in Latin America. In: Easterly, W. e Servén, L. (eds.) The Limits of Stabilization. Infrastructure, Public Deficits, and Growth in Latin America Stanford: Stanford University Press.
  • Calderón, C. e Servén, L. (2003) The output cost of Latin America's infrastructure gap. In: Easterly, W. e Servén, L. (editores) The Limits of Stabilization. Infrastructure, Public Deficits, and Growth in Latin America Stanford: Stanford University Press.
  • Cândido Júnior, J. O. (2006) Efeitos do investimento público sobre o produto e a produtividade: uma análise empírica. Texto para Discussão IPEA, n. 1204. Brasília: IPEA.
  • Dasgupta, P. e Stiglitz, J. E. (1988) Learning-by-doing, market structure and industrial and trade policies. Oxford Economic Papers, vol. 40, pp. 246-268.
  • Ferreira, P. C. e Maliagros, T. (1998) Impactos produtivos da infra-estrutura no Brasil -1950/95. Pesquisa e Planejamento Econômico, vol. 28, n. 2, pp. 315-338.
  • Ferreira, P. C. (2001) Public versus private provision of infrastructure in a neoclassical growth model. Ensaios Econômicos, n. 339, pp. 1-28.
  • Ferreira, P.C. e Araújo, C. H. V. (2007) Growth and fiscal effects of infrastructure investment in Brazil. In: Perry, G., Servén, L. e Suescún, R. (org.) Fiscal Policy, Stabilization, and Growth Washington: The World Bank.
  • Ferreira, P. C. e França, J. M. S. (2007) Um estudo sobre infra-estrutura: impactos produtivos, cooperação público-privado e desempenho recente na América Latina. Documento não publicado . Disponível em http://www.fgv.br/professor/ferreira
  • Frischtak, C. R. e Gimenes, A. (2005) Competitividade no Brasil Disponível em www.inae.org.br
  • Granger, C. W. J. (1969) Investigating causal relations by econometric models and cross spectral methods. Econometrica, vol. 37, n. 3, pp. 424-438.
  • Granger, C. W. J. (1980) Testing for causality. Journal of Economic Dynamics and Control, vol. 2, pp. 329-352.
  • Jacinto, P. A. e Ribeiro, E. P. (1998) Co-Integração, efeitos crowding-In e crowding-Out entre investimento público e privado no Brasil: 1973-1989. Teoria e Evidência Econômica, vol. 6, n. 11, pp. 143-156.
  • Lucas, R. (1988) On the mechanics of economic development. Journal of Monetary Economics, vol. 22, pp. 3-42.
  • Manso, J. R. P. (2005) Relações de causalidade entre consumo de energia, evolução da produtividade e crescimento do produto: uma abordagem recorrendo à metodologia VAR. Documento de Trabalho. Departamento de Gestão e Economia Universidade da Beira Interior -Portugal
  • Matos, O. C. (2002) Desenvolvimento do sistema financeiro e crescimento econômico no Brasil: evidências de causalidade. Trabalhos para Discussão n. 49 -Banco Central
  • Morais, A. C. e Aragão, J. J. G. (2007) Gasto público em infraestrutura de transporte é produtivo? XVI Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, Maceió-AL.
  • Nakabashi, L., Scatolin, F. D. e Cruz, M. J. V. (2007) Investimento, indústria e crescimento econômico brasileiro: uma análise da relação de causalidade. Economia & Tecnologia -Texto para Discussão, n. 10.
  • Nonnenberg, M. J. B. e Mendonça, M. J. C. (2004) Determinantes dos investimentos diretos externos em países em desenvolvimento. Texto para Discussão IPEA, n. 1016.
  • Ramsey, F. P. (1928) A mathematical theory of saving. Economic Journal, vol. 38, pp. 543-59.
  • Romer, P. M. (1986) Increasing returns and long-run growth. Journal of Political Economy, vol. XCIV, pp. 1002-1037.
  • Romer, P. M. (1990) Endogeneous technological change. Journal of Political Economy, vol. 98, n. 5, pp. S71-S102.
  • Sartori, V. (2005) Teste de causalidade e de características comuns nas séries de ações domésticas e seus respectivos ADRs. Dissertação (Mestrado em Economia) -Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simon, H. (1953) Causal ordering and identifiability. In: Hood, W. e Koopmans, T. C. (eds.) Studies in Econometric Method New York: John Wiley and Sons.
  • Sims, C. (1972) Money, income and causality. American Economic Review, vol. 62, pp. 540-552.
  • Solow, R. (1956) A contribution to the theory of economic growth. Quarterly Journal of Economics, vol. 70, n. 1, pp. 65-94.
  • Swan, T. (1956) Economic growth and capital acumulation. Economic Record, vol. 32, n. 3, pp. 334 61.
  • Uzawa, H. (1965) Optimum technical change in an aggregative model of economic growth. International Economic Review, vol. 6, pp. 18-31.
  • Yamaguchi, L. C. T. e Araújo, L. F. O. (2005) Preços de produto e insumo no mercado de leite: um teste de causalidade. Revista Eletrônica de Economia, n. 6.
  • Wold, H. A. (1954) Causality and econometrics. Econometrica, vol. 22, pp. 162-177.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    05 Jul 2012
  • Aceito
    11 Jul 2012
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com