Transporte coletivo urbano: uma análise de demanda para a cidade de Salvador

Urban public transportation: a demand analysis for the city of Salvador

Mayara Condé Rocha Murça Carlos Müller Sobre os autores

Resumos

Este trabalho consiste na realização de um estudo sobre a demanda de transporte coletivo urbano por ônibus no contexto da cidade de Salvador. Foram especificados três modelos econométricos, os quais foram testados e comparados entre si. Verificou-se que a agregação de variáveis é um possível caminho para minimizar problemas de multicolinearidade identificados e que o aperfeiçoamento da modelagem matemática possibilitou uma melhoria significativa da qualidade do ajuste, mantendo-se a significância estatística dos parâmetros. Como resultado, obteve-se que a elasticidade da demanda com relação ao rendimento médio per capita foi de 1,44% (estatisticamente significante a 1%) e, com relação à tarifa, foi de -0,06% (estatisticamente significante a 10%), revelando um comportamento inelástico para esta variável. Quando comparado ao trabalho de Carvalho e Pereira (2012), isto indica que as diferenças na estrutura urbana das cidades devem ser levadas em consideração, sendo necessários estudos de demanda individuais para cada cidade. Por fim, foram realizadas previsões no curto prazo considerando cenários de evolução das variáveis analisadas.

demanda; transporte público; ônibus; salvador; econometria


This paper aims to perform a study on the demand for urban public transportation by bus in the context of the city of Salvador. Three econometric models were specified, tested and compared between each other. It was found that the aggregation of variables is one possible way to minimize multicollinearity problems and that improvements in the mathematical modeling enabled a significant improvement in the goodness of fit, maintaining the statistical significance of the parameters. As a result, it was found that the elasticity of the demand in relation to average per capita income was 1.44% (statistically significant at 1%) and, in relation to tariff, it was -0.06% (statistically significant at 10%), revealing an inelastic behavior for this variable. When compared to the work of Carvalho and Pereira (2012), it indicates that the differences in the urban structure of cities should be taken into consideration and that individual studies for each city are necessary. Finally, forecasting in the short term was developed considering evolution scenarios of the analyzed variables.

demand; public transportation; bus; salvador; econometrics


  • Carvalho, C. H. R. e Pereira, R. H. M. (2012) Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil. Transportes, vol. 20, n. 1, pp. 31-40.
  • Celestino, S. (2012) Linhas de ônibus de Salvador serão licitadas. Bahia Notícias, 13/4/2012, Salvador.
  • Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE (2012) Índice de emprego no setor transporte – IDET. Disponível em: www.fipe.org.br Acesso em: 20 maio 2012.
  • Holmgren, J. (2007) Meta-analysis of public transport demand. Transportation Research Part A, vol. 41, n. 1, pp. 1021-1035.
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2012) Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Disponível em: www.sidra.ibge.gov.br Acesso em: 20 maio 2012.
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2012) Mercado de trabalho: conjuntura e análise. 51 ed., Ministério do Trabalho e Emprego, Brasília, DF.
  • Lopes Filho, J. I. O. (2003) Pós-avaliação da previsão de demanda por transportes no município de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
  • Portal iBahia (2012) Soteropolitanos poderão utilizar o metrô no segundo semestre de 2012, garante João Henrique. Portal iBahia, 22/12/2011, Salvador.
  • Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador – SETPS (2012a) História do transporte urbano em Salvador. Disponível em: www.setps.com.br Acesso em: 12 maio 2012.
  • Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador – SETPS (2012b) Salvador Card. Disponível em: <http://www.setps.com.br/>. Acesso em: 12 maio 2012.
  • Souche, S. (2010) Measuring the structural determinants of urban travel demand. Transport Policy, vol. 17, n. 1, pp. 127-134.
  • Terrabuio Junior, D. J. (2010) Análise da demanda por transporte coletivo em quatro cidades médias do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Universidade de São Paulo, São Carlos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Jan 2014

Histórico

  • Recebido
    14 Jun 2012
  • Aceito
    20 Jan 2013
  • Revisado
    14 Jan 2013
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com