Acessibilidade / Reportar erro

Suitability of Brazilian ports to international standards of port needs: a case study in the port of Salvador

Adequabilidade dos portos brasileiros aos padrões internacionais de necessidades portuárias: um estudo de caso no porto de Salvador

Abstracts

The objective of this paper is to identify what requirements must meet Brazilian ports to suit the demands of the international market. To meet this goal the study discusses the evolution of the law from port modernization of ports and port participation in the Brazilian transportation system. It also discusses the major theories of international trade and theories of competitive strategies, utilizing the contributions of Adam Smith, David Ricardo, Michael Porter and Klaus Esser. The study makes a comparative analysis of the major ports in Latin America, identifying their position in the standings port in accordance with the guidelines established by the United Nations Conference on Trade and Development - UNCTAD, and makes a case study of the Port of Salvador, highlighting aspects such as organizing logistics and port infrastructure in identifying which generation port this port is the guidance from UNCTAD. The paper provides scientific contributions to the revision of theories dealing with international trade and shows the position of ports in Latin America in comparison.

UNCTAD; classification of ports; port modernization law


O objetivo desta pesquisar é identificar quais os requisitos que os portos brasileiros precisam atender para se adequar às exigências do mercado internacional. Para atender a este objetivo esta pesquisa discute a evolução portuária a partir da lei de modernização de portos e a participação portuária no sistema de transporte brasileiro. Também discute-se as principais teorias de comércio internacional e teorias de estratégias competitivas, utilizando as contribuições de Adam Smith, David Ricardo, Michael Porter e Klaus Esser. A pesquisa faz uma análise comparativa dos principais portos da América Latina, identificando suas posições na classificação portuária de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento - UNCTAD, e faz um estudo de caso do Porto de Salvador, destacando aspectos como a organização logística e infraestrutura portuária identificando em qual geração portuária este porto se encontra a partir das orientações da UNCTAD. A pesquisa traz contribuições científicas com a revisão das teorias que tratam do comércio internacional e apresenta a posição dos portos da America latina em comparação entre eles.

UNCTAD; classificação de portos; Lei de Modernização Portuária


  • Altenburg, T., W. Hillebrand, W. and Meyer-Stamer (1998) Policies for Building Systemic Competitiveness. Conceptual Framework and Case Studies of Mexico, Brazil, Paraguay, Korea and Thailand. Berlin: German Development Institute.
  • Agência Nacional de Transporte Aquaviário - ANTAQ (2011). Website Available at www.antaq.gov.br Accessed May 25.
  • Agencia Nacional de Transporte Terrestre - ANTT (2011). Website Available at www.antt.gov.br Accessed May 26.
  • Barat, J. (org.) (2007) Logística e Transporte no processo de globalização. Oportunidades para o Brasil São Paulo: IEEI e UNESP.
  • Campos Neto, C. A. S., Pêgo Filho, B., Romminger, A. E. and Ferreira, I. M. (2009) Portos brasileiros: ranking, área de influência, porte e o valor agregado médio dos produtos movimentados. Texto para discussão - IPEA, n. 1408, Rio de Janeiro.
  • Carluci, J. L. (1996) Uma Introdução ao Sistema Aduaneiro - São Paulo: Aduaneiras.
  • Carluci, J. L. (2000) Uma Introdução ao Direito Aduaneiro, 2ª edição - São Paulo: Aduaneiras.
  • Companhia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA. Website Available at www.codeba.gov.br Accessed on June 4, 2011.
  • Confederação Nacional de Transportes - CNT (2010) Plano CNT de Transporte e Logística.
  • Confederação Nacional de Transportes - CNT (2011) Plano CNT de Transporte e Logística
  • Esser, K., Hillebrand, W., Dirk, M. and Stamer, M. (1994) Competitividad sistémica: competitividad internacional de las empresas y políticas requeridas. Berlín: Instituto Alemán de Desarrollo.
  • Esser, K., Hillebrand, W., Dirk, M. and Stamer, M. (1996) Competitividad sistémica: nuevo desafío a las empresas y a la política. Revista de la Cepal, n. 59, pp. 39-52.
  • Freeman, E. R., D. L. Reed (1983) Stockholders and stakeholders: a new perspective on corporate governance. California Management Review, vol. 25, n. 3, pp. 88-106.
  • Frooman, J. (1999) Stakeholder Influence Strategies. Academy of Management Review, vol. 24, n. 2, pp. 191-203.
  • Universidad Politécnica de Valencia - IISA (2003) Evaluación de los Principales Puertos de América del Sur - Análisis institucional, técnico y econòmico. Available at www.iirsa.org
  • Monié, F. and Vidal, S. M. (2006) Cidades, Portos e Cidades Portuárias na era da integração produtiva Revista de Administração Pública. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, volume 4.
  • Moraes, H. B. (2003) Material Didático. Departamento de Engenharia de Transportes - Centro Tecnológico. Universidade Federal do Pará
  • Moreira, C. A. L. and Melo, M. C. P. (2003) Comércio bilateral Brasil - Estados Unidos: uma qualificação das pautas de exportação e importação. Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 31, n. 3, pp. 71-96, novembro.
  • Porter, M. E. (1989) A Vantagem Competitiva das Nações Rio de Janeiro: Campus.
  • Porter, M. E. (1999) Competição on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus.
  • Porter, M. E. (2001) A Vantagem Competitiva das Nações São Paulo: Campus.
  • Portos de Navios (Revista) (2011) Marinha Mercante; Portos e Logística; Indústria Naval e OFFSHORE. Edição 604, ano 53, mês de maio.
  • Ricardo, D. (1982) Princípios de Economia Política e Tributação São Paulo: Abril Cultural.
  • Rocha, P. C. A. (2000) Regulamento Aduaneiro: Anotado com textos legais transcritos, 3 ª edição - São Paulo: Aduaneiras.
  • Rodriguez, A. B. (2001) A atuação, na movimentação de contêineres, do Operador Portuário Privado em Paranaguá no Contexto da Logística Globalizada "porta a porta": Um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção), Universidade Federal de Santa Catarina
  • Santana, L. (2003) Revitalização de áreas portuárias: Referências para Salvador. Bahia Análise & Dados - Salvador, vol. 13, n. 2, pp. 225-238.
  • Smith, A. (1985) A Riqueza das Nações: Investigação sobre sua Natureza e suas Causas 2. ed. São Paulo: Nova Cultural.
  • Smith, A. (1996) A Riqueza das Nações São Paulo: Nova Cultural.
  • Silva, F. C. M. (1994) Direito Portuário: Considerações sobre a Lei de Modernização de Portos - Belo Horizonte: Del Rey.
  • Silva, G. and Cocco, G. (1999) Cidades e Portos: Os espaços da globalização DP&A, Rio de Janeiro.
  • Secretaria Especial de Portos - SEP (2011) Website Available at www.portosbrasil.gov.br. Accessed June 20.
  • United Nations Conference Trade and Development - UNCTAD (1994) The trading port - the prospects of the ports of the third generation Available at www.unctad.net/textos/html Accessed May 15, 2011.

Publication Dates

  • Publication in this collection
    07 Nov 2013
  • Date of issue
    Oct 2013

History

  • Received
    29 Oct 2012
  • Accepted
    20 Jan 2013
  • Reviewed
    19 Jan 2013
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com