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Um modelo de decisão para otimização da política de reabastecimento: um estudo de caso de uma transportadora rodoviária

A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, visto que o transporte tem um alto impacto nos custos logísticos totais. Em particular no Brasil, onde o combustível representa uma parcela significativa dos custos das transportadoras. Assim, esse artigo apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático que otimiza o custo com combustível e auxilia na definição da polícia de reabastecimento das empresas. Basicamente, este modelo analisa das variações de preços dos combustíveis existentes em uma malha rodoviária, assim, ele define: (i) qual posto de combustível utilizar, e (ii) quanto de combustível deve ser abastecido em cada posto escolhido. Para auxiliar no desenvolvimento do modelo foram pesquisados vários artigos relacionados com a otimização da política de reabastecimento. Ao contrário dos trabalhos analisados, na qual os modelos são validades utilizando simulações, o modelo apresentado usa um estudo de caso como referencia e, neste caso, o modelo chegou a uma redução de 2,3% no custo total de combustível.

logística; combustível; programação linear; transportadoras rodoviárias; problemas de reabastecimento de veículos


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