Jogos tecnológicos e a inserção da Embraer perante a nova família de aeronaves para aviação comercial

Technological games and the insertion of Embraer face a new family of aircraft for commercial aviation

Bruno da Silva Gomes Murilo Batista dos Santos Pedro Henrique de Alcantara e Silva Sobre os autores

Resumos

O objetivo do presente trabalho é apresentar o dilema sucedido no setor de fabricantes de aeronaves para a aviação comercial referente à inserção de novas tecnologias e o ingresso de novas empresas neste mercado ao longo do ano de 2011. Destacamos a questão da posição ocupada pela empresa Embraer neste cenário diante do duplo desafio que se apresentou: como manter sua posição de destaque no segmento em que já era líder (de 61 a 120 assentos), mediante a chegada de novos concorrentes; e, por outro lado, ponderar a possibilidade de ingressar em um novo segmento que historicamente é dominado pelo duopólio Airbus-Boeing (superior a 120 assentos). O arcabouço teórico busca articular tais questões à Teoria dos Jogos, instrumental utilizado para analisar as estratégias das empresas concorrentes no setor e suas tomadas de decisões diretamente relacionadas e influenciadas pelas tomadas de decisões dos adversários. As decisões posteriormente efetivadas levaram a Embraer a promover mudanças nos motores das aeronaves da família E-Jet, visando a manutenção da liderança no segmento, ao passo que a possibilidade de ingresso em um novo segmento foi descartada.

jogos tecnológicos; Embraer; estratégia; inovação; aviação comercial


The objective of this paper is to present in summary form the dilemma that was placed in commercial aviation sector, about the insertion of new technologies and the entrance of new firms passed along the year of 2011.The emphasis is the position held by Embraer in this new scene, face to a double challenge that now appears: how to keep its prominent position in the segment that it leads (from 61 to 120 seats), upon the arrival of new competitors; and how to consider the possibility of stepping in a new segment which is historically led by the duopoly Airbus-Boeing (superior to 120 seats). The theoretical framework seeks to articulate these questions to Game Theory, instrument used by microeconomics to analyze the strategies of competitors companies in the sector and their decision making directly related and influenced by the opponent decision making. The decisions taken subsequently led Embraer to promote changes in aircraft engines of the E-Jet family, aiming to maintain the leadership in the segment, while the possibility of entering into a new segment was discarded.

technological games; Embraer; strategy; innovation; commercial aviation


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Jan 2014

Histórico

  • Recebido
    15 Mar 2012
  • Aceito
    29 Jan 2013
  • Revisado
    28 Jan 2013
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