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Otimização de rede intermodal para o transporte de soja do norte do Mato Grosso ao porto de Santarém

Optimization network for intermodal transport of soybeans in northern Mato Grosso to the port of Santarém

Este artigo tem como objetivo tem como objetivo propor e estabelecer uma configuração ótima para a rede futura de oferta de transporte prevista pelo Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) para o horizonte de 2023 para o escoamento de soja do norte do estado do Mato Grosso para o porto de Santarém. Para tanto foi elaborado um procedimento, análogo ao modelo de análise e previsão de demanda de quatro etapas. Foi possível verificar que o Porto de Santarém pode ser considerado uma alternativa para a exportação de soja oriunda do estado do Mato Grosso, visto que a oferta de transporte existente e planejada de Sorriso até o porto de Santarém tem condições de atender a demanda de soja prevista para 2023, e que ainda apresenta um custo de transporte menor do que a alternativa praticada atualmente (utilização dos portos de Paranaguá e Santos), podendo oferecer maior competitividade do produto mato-grossense no mercado mundial.

planejamento; transporte de carga; intermodalidade


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