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Journal of Transport Literature, Volume: 7, Número: 3, Publicado: 2013
  • Introducing the volume 7, number 3 of JTL

  • Salários e empregos na indústria do transporte aéreo portuguesa Research Directory

    Barbot, Cristina; González, Pilar; Santos, Luís Delfim

    Resumo em Português:

    Usando uma grande base de dados com correspondência empregador-empregado com informações tanto ao nível do trabalhador quanto da empresa, caracterizamos a estrutura de emprego das companhias aéreas portuguesas e, por meio de comparação com a estrutura geral da força de trabalho portuguesa, destacamos as particularidades do setor. Com base no modelo de seleção de Heckman, desenvolvemos uma análise das variáveis que influenciam os salários neste setor e que contribuem para a sua diferenciação do mercado de trabalho em geral. É dada atençao especial para a disparidade entre os diferentes tipos de empregos no setor de transporte aéreo, ou seja, entre os tripulantes e o pessoal de terra. Analisamos também as diferenças entre os subsetores de aviação regular e não-regular. Nossos principais resultados indicam que a força de trabalho no setor de aviação é claramente específica quanto à distribuição de gênero e de capital humano acumulado por seus trabalhadores. Além disso, algumas profissões, pilotos em particular, têm especificidades importantes em comparação com outros tipos de trabalhos, mesmo dentro do setor. Também apontamos para evidências de que os salários são fortemente influenciados pelos níveis de escolaridade, senioridade e experiência bem como pelas categorias profissionais, que aparecem como uma especificidade importante deste setor.

    Resumo em Inglês:

    Using a large matched employer-employee data set with information at both the worker and the company level we characterise the Portuguese airlines' employment structure and, by comparing it with the general structure of the Portuguese labour force, we stress the particularities of the sector. Based on the Heckman selection model, we develop an analysis of the variables that influence wages in this sector and which contribute to its differentiation from the general labour market. Particular attention is paid to the disparity among different types of jobs in the air transportation sector, namely amongst flight crews and land personnel. We also analyse the differences between regular and non-regular sub-sectors. Our main findings indicate that the aviation sector labour force is clearly specific regarding gender distribution and human capital accumulated by its workers. Moreover, some professions, pilots in particular, have important specificities compared to other jobs even within the sector. We also find that wages are strongly influenced by levels of education, tenure and experience as well as professional categories, which appears as an important specificity of this sector.
  • Avaliação de linhas de ônibus com uso de um modelo híbrido de dois estágios com Fuzzy AHP e TOPSIS Research Directory

    Soltani, Ali; Marandi, Ebrahim Zargari; Ivaki, Yousef Esmaili

    Resumo em Português:

    Usuários de transporte público estão constantemente em busca de regularidade do serviço, preço justo, segurança e conforto físico e psicológico. Criar um sistema de avaliação de linhas de ônibus pode ser considerado dentre os requisitos básicos para a gestão de transporte público nas cidades. A necessidade de uma ferramenta lógica e científica para apoiar as decisões tomadas pelos formuladores de políticas de transporte público com o objetivo de uma maior qualidade dos serviços, especificamente em uma área metropolitana em desenvolvimento como Shiraz, Irã, comprova a importância de tal sistema. Neste estudo, primeiramente, seis rotas entre as 71 linhas de ônibus da região metropolitana de Shiraz foram escolhidos. Posteriormente, 16 critérios com base na literatura teórica e os dados coletados em uma pesquisa realizada pela Organização de ônibus Públicos de Shiraz (SPBO) foram produzidos. Em seguida, usando um modelo de dois estágios multi-critério de tomada de decisão (MCDM) contendo um Processo Hierárquico Analítico Difuso (Fuzzy AHP) e métodos TOPSIS, os dados foram analisados e a situação atual das linhas de ônibus selecionadas foi avaliada. Este estudo e o arcabouço de avaliação apresentado para a análise da situação atual, juntamente com a comparação das linhas de ônibus, podem ajudar os gestores e formuladores de políticas de transporte de ônibus em iniciativas para a melhoria dos serviços, o desenvolvimento, fusão e criação de novas linhas.

    Resumo em Inglês:

    Public transportation users are constantly in search of regular service, fair cost, high safety, and physical and psychological comfort. Creating a system for bus route evaluation (BRE) can be considered to be among the basic requirements for public transportation management in cities. The need for a logical and scientific tool to support the decisions made by the policy makers of public transportation for the purpose of a higher quality of the services, specifically in a developing metropolitan such as Shiraz, Iran, proves the importance of such a system. In this study, firs, six routes among the 71 bus routes of metropolitan Shiraz were chosen. Subsequently, 16 criteria based on the theoretical literature and the data collected in a survey conducted by the Shiraz Public Bus Organization (SPBO) were produced. Then by using a two-stage multiple-criteria decision making (MCDM) model containing hierarchical Fuzzy Analytical Hierarchal Process (Fuzzy AHP) and TOPSIS methods the data was analyzed and the existing situation of the selected bus routes was evaluated. This study and the presented evaluation framework for the analysis of the current situation along with the comparison of the bus routes can help the managers and policy makers of bus transportation on their way to improving the services, developing the routes, merging the routes, and creating new routes.
  • Linking activity participation, socioeconomic characteristics, land use and travel patterns: a comparison of industry and commerce sector workers Research Directory

    Pitombo, Cira Souza; Kawamoto, Eiji; Sousa, Antonio Jorge Gonçalves de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento relacionado a viagens de trabalhadores do setor industrial e comercial, em termos de três grupos de variáveis: participação em atividades, características socioeconômicas e uso do solo. Este trabalho baseia-se na Pesquisa Origem-Destino, realizada na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em 1997. Foram encontradas relações entre as variáveis consideradas (Árvore de Decisão), e a significância estatística das variáveis independentes (Regressão Linear Múltipla). Foi analisada a influência dos três grupos de variáveis na escolha dos padrões de viagens: (A) Variáveis socioeconômicas (Renda domiciliar, Vale transporte e Posse de automóveis) afetam a sequencia do modo de transporte; (B) Participação em atividades (Estuda e Trabalha) tem um efeito na sequencia dos motivos de viagem; e (C) variáveis de uso do solo (proporção acumulada de empregos por determinado raio a partir dos centroides das zonas de tráfego dos domicílios) influenciam a sequencia de destinos escolhidos, sobretudo para o caso de trabalhadores na indústria. Os diferentes arranjos espaciais das atividades econômicas (comerciais e industriais) na cidade influenciam a viagem dos trabalhadores. Este artigo contribui essencialmente através da proposta de uma variável de uso do solo, proveniente do modelo de oportunidades intervenientes, bem como na apresentação de um método que combina a aplicação conjunta de técnicas de análise multivariada de dados exploratórias e confirmatórias.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to analyze the travel behavior of industry and commerce sector workers in terms of three variables groups: activity participation, socioeconomic characteristics and land use. This work is based on the Origin-Destination survey carried out in the São Paulo Metropolitan Area (SPMA) in 1997. Relationships were found between the concerned variables (Decision Tree), and the statistical significance of independent variables was assessed (Multiple Linear Regression). We analyzed the influence of the three variables groups on travel pattern choices: (A) socioeconomic variables (Household Income, Transit Pass Ownership and Car-ownership) affect the travel mode sequence; (B) activity participation (Study, Work) has an effect on the trip purpose sequence; and (C) land use variables (accumulated proportion of jobs by distance buffers starting from the home traffic zone centroid) influence the sequence of destinations chosen, especially in the case of industry sector workers. The different spatial distributions of economic activities (commercial and industrial) in the urban environment influence the travel of workers. This paper contributes essentially proposing the land use variable, through the intervening opportunities model as well as the presentation of a methodology, formed by application of exploratory and confirmatory techniques of multivariate data analysis.
  • Urban freight movement by rail Research Directory

    Marinov, Marin; Giubilei, Federico; Gerhardt, Mareike; Özkan, Tolgahan; Stergiou, Evgenia; Papadopol, Mihaela; Cabecinha, Luis

    Resumo em Português:

    Este artigo explora a ideia da utilização das redes ferroviárias urbanas e suburbanas para distribuição e entrega de mercadorias nas cidades. Apresentam-se seis casos de estudo, dos quais quatro já foram implementados em cidades europeias: Amsterdam, Dresden, Paris e Zurique. Fornece-se a descrição da solução TruckTrain® e analisa-se o pontencial da rede de Metro de Newcastle para transportar mercadorias. Este artigo conclui que o transporte urbano ferroviário de mercadorias é um conceito viável pois traz algumas vantagens, essencialmente na redução de congestionamentos, emissões e tráfego rodoviário nas cidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores the idea of using existing urban and suburban rail networks for distributing and delivering goods in cities. Six case studies are discussed, where four of them have already been implemented in European cities: Amsterdam, Dresden, Paris and Zurich. A description of TruckTrain® solutions is provided. The Newcastle metro potential to transport freight is also analysed. This paper concludes that urban freight by rail is a feasible concept, because it brings some advantages, essentially a reduction of congestions, emissions and traffic in cities.
  • Simulated annealing aplicado ao problema de alocação de berços Diretório De Pesquisas

    Rodrigues, Merhy Heli Paiva; Machado, Catia Maria dos Santos; Lima, Milton Luiz Paiva de

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma heurística baseada no Simulated Annealing para resolver o Problema de Alocação de Berços. Esse problema aborda a programação e a alocação de navios às áreas de atracação ao longo de um cais. O problema é modelado como um Problema de Roteamento de Veículos com Múltiplas Garagens e Janelas de Tempo. Para aplicação do Simulated Annealing foi desenvolvido um software, possibilitando realizar cenários mais próximos das atividades praticadas nos portos. Os resultados computacionais são obtidos através de problemas testes com dados reais do Terminal de Contêineres Tecon Rio Grande.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a Simulated Annealing based heuristic to solve the Berth Allocation Problem. This problem approaches the programming and allocation of ships to mooring areas along a quay. The problem is modeled as a Multi-Depot Vehicle Routing Problem with Time Windows. For application of Simulated Annealing, software was developed, enabling scenarios closest to perform activities practiced in ports. The computational results are obtained through test problems with real data from the Container Terminal Tecon Rio Grande.
  • Estudo de viabilidade de implantação de um novo corredor urbano na região do Igarapé da Lavanderia por meio de dinâmica de sistemas Diretório De Pesquisas

    Figliuolo Neto, Vittorio; Oliveira, Maria Ivanilde de; Maciel, Jussara Socorro Cury

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa visa analisar a viabilidade de implantação de um corredor viário urbano que interliga as zonas Norte e Leste ao Centro da cidade de Manaus através do Igarapé da Lavanderia, no bairro Petrópolis, localizado na zona sul da cidade. Para tal, foi realizada simulação de sistema dinâmico através do programa Vensim PLE para determinação da viabilidade de implantação. Para o sistema foram utilizados dois modelos, o modelo ideal, que deveria ser implementado, e o real, que em comparação a outros projetos viários recentemente executados na cidade. No primeiro caso, como esperado, concluiu-se que é viável construir o corredor. Já no segundo, devido a características como não conformidade de conforto e segurança, inexistência de outros itens de mobilidade (rampas de acesso e passarelas), congestionamentos nas vias de acesso, custos com manutenções não programadas e má conservação da via, concluiu-se, após a alimentação do sistema com os coeficientes previamente definidos, que caso não sejam revistos os conceitos e a importância de acessibilidade e mobilidade por parte dos gestores de trânsito e transporte, não será tecnicamente viável a implantação deste projeto.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to examine the feasibility of implementing a corridor that connects the urban areas North and East to the city Center of Manaus through the Igarapé da Lavanderia, Petrópolis neighborhood, located in the south of the city. To this end, was done a dynamic system through implementation of the program Vensim PLE to determine the feasibility of deployment. For the system we used two models, the ideal model, which should be implemented, and the real ones, which make a comparison to other road projects recently executed in the city. In the first case, as expected, it was found that it is possible to deploy the corridor. In the second, due to features such as non-compliant comfort and security flaws or no other items of mobility (access ramps and walkways), congestion on access routes, costs due to unscheduled maintenance and poor preservation of the route, it was concluded, after feeding the system with the coefficients previously defined, that if not reviewed the concepts and the importance of accessibility and mobility of managers of transit and transportation, will be not technically feasible the implementation of this project.
  • Determinação do valor da tarifa-leilão do serviço de transporte de passageiros por ônibus: um modelo alternativo Diretório De Pesquisas

    Britto, Paulo Augusto P.; Rocha, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo oferece um método alternativo de precificação de tarifa do transporte de passageiros por ônibus. O modelo é implementável em situações de indisponibilidade de dados econômico-financeiros históricos por parte do regulador para estabelecer o rol de tarifas. O modelo apresentado se vale dos conceitos do modelo de regulação price-cap. Um coeficiente do tipo fator-X, no price-cap, é utilizado para a determinação da tarifa de forma a incentivar ganhos de produtividade. Esse fator é um índice de atividade da indústria de transporte de passageiros por ônibus ou da própria linha de ônibus. A literatura acadêmica de gestão financeira sugere diversos índices de atividade, sendo um deles a razão entre receita e ativo imobilizado líquido que é empregado nesse artigo. Por fim, o modelo é capaz de estabelecer o limite superior e o inferior para a tarifa-lance de forma a reduzir o espaço para comportamentos oportunistas por ocasião do leilão.

    Resumo em Inglês:

    This article offers an alternative method model for pricing passengers coach service in regulated markets. The method implementation has low cost and is suitable to situations where the regulator has no historical economic and financial data to establish the tariffs based on the cost of service. Furthermore, it does not require complex calculations neither is based on unverifiable historical financial or market data. The model draws on the concepts of the model of price-cap regulation. A coefficient of type X-factor in price-cap is used to determine the productivity gains in order to induce future efficiency on the service provision. In this article, the model is applied to a hypothetical case of passenger transportation by bus and thus the X-factor is defined as an index of industrial activity of passenger coach services. The financial economic literature defines several levels of activity, one of them is the ratio between revenue and net fixed assets. Moreover, the proposed model is used to establish upper and lower limits for the tariff-bid, reducing possible opportunistic behavior at the auction.
  • Otimização do rodízio de tripulações do sistema de transporte público Diretório De Pesquisas

    Mayrink, Victor Teixeira de Melo; Silva, Gustavo Peixoto

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda o Problema do Rodízio de Tripulações (PRT) do sistema de transporte público. O PRT consiste em atribuir a cada tripulação uma sequência de jornadas para os dias úteis, sábados e domingos de um dado horizonte de planejamento. Um modelo que represente o problema deve considerar tanto restrições operacionais como trabalhistas, tais como: tempo mínimo de repouso, folgas no período, turno de trabalho, entre outras. Neste trabalho o problema foi resolvido em duas etapas. Inicialmente foi resolvida uma sequencia de problemas de designação das jornadas diárias. Nesta sequencia cada modelo de designação, de um dia para o dia seguinte, tem como objetivo tornar a escala tão equilibrada quanto possível, minimizando a quantidade de horas extras e de ociosidade sem se preocupar com as folgas obrigatórias. A partir da solução dos sucessivos problemas de designação é apresentado um segundo modelo de otimização inteira, ainda inédito na literatura, para atribuir as folgas às tripulações. Este modelo garante que cada tripulação tenha suas folgas devidamente atendidas, seja pelo número máximo de dias trabalhados consecutivamente, como também pelo direito de uma folga no domingo a cada sete semanas. O objetivo deste modelo é minimizar o número máximo de tripulações do tipo "folguista", garantindo que as restrições das folgas sejam atendidas. Os modelos foram testados com dados de duas empresas que operam no sistema de transporte público, e os resultados foram comparados com as soluções adotadas pelas empresas. Assim foi possível verificar reduções no número de tripulações que variam entre 8% e 54%, além de reduções de 13% no número de horas extras pagas pelas empresas.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the Crew Rostering Problem (CRP) in a transit bus company. The CRP attempts to obtain a sequence of daily journeys for weekdays, Saturdays and Sundays, for a given planning horizon. Any model that represents the problem should consider both operational and labor constraints, such as minimum rest time at home and appropriate days off. In this work the problem is solved as a sequence of assignment problems for the daily journeys. This model builds a rostering as balanced as possible, minimizing the amount of overtime and crew idleness. Starting with the solution provided by the assignment model, a new model is presented in order to include the days off to the crews. This model assures that each crew has its days off properly assigned, either by the maximum days worked consecutively, or in order to have a Sunday free each seven weeks. The objective function is to minimize the number of crews covering the days off for regular crews. The models were tested with real data from two bus companies, and the results were compared with the solutions adopted by the companies. Thus it was possible to verify reductions in the number of crews ranging between 8% and 54%, plus reductions of 13% in the overtime paid by the companies.
  • Modelo de previsão de oferta e demanda de bioetanol hidratado para apoio ao planejamento estratégico de transportes no Brasil Diretório De Pesquisas

    Silva, Marcelino Aurélio Vieira da; D'Agosto, Marcio de Almeida

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe um procedimento para analisar e estimar a demanda e oferta de bioetanol no Brasil, buscando testar a frota dedicada a bioetanol como principal variável explicativa e analisando os erros com a técnica de cointegração com objetivo de se evitar a presença de regressões espúrias na modelagem. Foi possível verificar que os modelos elaborados se mostraram adequados para previsões a longo prazo para o Brasil e para os estados apenas a curto prazo.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes predictive models of supply and demand for hydrated bioethanol for the whole of Brazil to test the fleet dedicated to bioethanol as the main explanatory variable and analyzes the errors using the cointegration technique to avoid the presence of spurious regressions in modeling. We verified that the models developed were suitable for long-term forecasts for Brazil but only in the short term for the states.
  • Governança em plataformas logísticas: uma análise dos elementos e atributos a serem considerados neste tipo de empreendimento logístico Diretório De Pesquisas

    Silva, Rafael Mozart da; Senna, Eliana Terezinha Pereira; Senna, Luiz Afonso dos Santos; Lima Júnior, Orlando Fontes

    Resumo em Português:

    As plataformas logísticas são empreendimentos logísticos de grande porte que atendem a uma área ou região, onde se concentram e realizam-se atividades voltadas a produção, transportes, logística e distribuição de mercadorias, utilizando-se de uma mesma base de serviços onde os diferentes atores envolvidos se relacionam com objetivo de obter uma maior eficiência em suas operações. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os atributos e elementos que podem ser aplicados à governança das plataformas logísticas. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados a governança e plataformas logísticas e também uma pesquisa das características das plataformas logísticas Europeias, extraídas dos relatórios Feasibility of Freight Villages in the NYMTC Region e An Exploration of the Freight Village Concept and its Applicability to Ontario. Como resultado verificou-se que a governança esta associada influência do poder, o grau de hierarquia entre os diferentes atores envolvidos ou participantes e também aos níveis e sinergias que se estabelecem nas relações interorganizacionais tanto na esfera pública como privada.

    Resumo em Inglês:

    The Logistics Platforms are logistics enterprises of large scale that serve an area or region,where they concentrate and realized activities directed to production, transport, logistics and goods distribution, using the same basis of services where different actors involved are related to goal of achieving greater efficiency in their operations. This research aimed to identify the attributes and elements that can be applied to the governance of logistics platforms. To reach the purpose of this research, it was realized a literature review about the main concepts related to governance and logistics platforms and also a survey of features of logistics platforms located in Europe extracted from reports Feasibility of Freight Villages in the NYMTC Region and An Exploration of the Freight Village Concept and Its Applicability to Ontario. As a result it was found that the governance of this type of enterprise is associated influence of power, the degree of hierarchy between the different actors involved or participating and also the levels and synergies that are established in interorganizational relationships both in the public and private spheres.
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