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Journal of Transport Literature, Volume: 7, Número: 4, Publicado: 2013
  • Introducing the volume 7, number 4 of JTL

  • Um modelo de decisão para otimização da política de reabastecimento: um estudo de caso de uma transportadora rodoviária Research Directory

    Rodrigues Junior, Amilton Dias; Cruz, Marta Monteiro da Costa

    Resumo em Português:

    A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, visto que o transporte tem um alto impacto nos custos logísticos totais. Em particular no Brasil, onde o combustível representa uma parcela significativa dos custos das transportadoras. Assim, esse artigo apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático que otimiza o custo com combustível e auxilia na definição da polícia de reabastecimento das empresas. Basicamente, este modelo analisa das variações de preços dos combustíveis existentes em uma malha rodoviária, assim, ele define: (i) qual posto de combustível utilizar, e (ii) quanto de combustível deve ser abastecido em cada posto escolhido. Para auxiliar no desenvolvimento do modelo foram pesquisados vários artigos relacionados com a otimização da política de reabastecimento. Ao contrário dos trabalhos analisados, na qual os modelos são validades utilizando simulações, o modelo apresentado usa um estudo de caso como referencia e, neste caso, o modelo chegou a uma redução de 2,3% no custo total de combustível.

    Resumo em Inglês:

    Considering the high impact of the transport on the total logistics cost, the transportation management is fundamental to maintain the company's competitiveness. Particularly in Brazil, fuel represents a significant cost for the motors carriers. So, this paper presents the development of a generic mathematic model that optimizes the fuel cost and assists the company's decision making on refuelling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyses the fuel prices variations in a road network and, thereby, it define: (i) which truck stop(s) to use, and (ii) how much fuel to buy at the chosen truck stop(s). Therefore, to assist the development of this model, a set of publications was raised related to the techniques of refuelling optimization. As opposed to the papers analyzed, in which, the models are validated using simulations, the presented model uses a case study as a reference and, in this case, the model provided a decrease of 2.3% in total fuel cost.
  • Suitability of Brazilian ports to international standards of port needs: a case study in the port of Salvador Research Directory

    Barros, Cristiane Ferreira da Silva; Barros, Cleyton Miranda

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisar é identificar quais os requisitos que os portos brasileiros precisam atender para se adequar às exigências do mercado internacional. Para atender a este objetivo esta pesquisa discute a evolução portuária a partir da lei de modernização de portos e a participação portuária no sistema de transporte brasileiro. Também discute-se as principais teorias de comércio internacional e teorias de estratégias competitivas, utilizando as contribuições de Adam Smith, David Ricardo, Michael Porter e Klaus Esser. A pesquisa faz uma análise comparativa dos principais portos da América Latina, identificando suas posições na classificação portuária de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento - UNCTAD, e faz um estudo de caso do Porto de Salvador, destacando aspectos como a organização logística e infraestrutura portuária identificando em qual geração portuária este porto se encontra a partir das orientações da UNCTAD. A pesquisa traz contribuições científicas com a revisão das teorias que tratam do comércio internacional e apresenta a posição dos portos da America latina em comparação entre eles.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to identify what requirements must meet Brazilian ports to suit the demands of the international market. To meet this goal the study discusses the evolution of the law from port modernization of ports and port participation in the Brazilian transportation system. It also discusses the major theories of international trade and theories of competitive strategies, utilizing the contributions of Adam Smith, David Ricardo, Michael Porter and Klaus Esser. The study makes a comparative analysis of the major ports in Latin America, identifying their position in the standings port in accordance with the guidelines established by the United Nations Conference on Trade and Development - UNCTAD, and makes a case study of the Port of Salvador, highlighting aspects such as organizing logistics and port infrastructure in identifying which generation port this port is the guidance from UNCTAD. The paper provides scientific contributions to the revision of theories dealing with international trade and shows the position of ports in Latin America in comparison.
  • O efeito do estigma social sobre evasão de tarifa no transporte público de Estocolmo Research Directory

    Sterner, Adeline; Sheng, Shu

    Resumo em Português:

    Este estudo examina se há algum problema de estigma social associado aos controles de bilhete no metrô de Estocolmo. Usamos um modelo baseado em pesquisas que mede a disposição a pagar por um cartão de metrô dados diferentes tipos e números de controles de bilhetes. Ao contrastar a disposição a pagar nos diferentes cenários obtivemos o valor estigma social percebido em valores monetários locais (SEK). Nosso principal resultado é um aumento na disposição de pagar por um cartão de metrô de SEK 612 por ano quando os controles estão associados com o estigma social. No entanto, respondentes evasores de tarifas não reagem tão fortemente ao estigma social como os não-evasores. Esses resultados sugerem que investir em controles de mais bilhetes que contenham mais estimas sociais não é estratégia preferível, uma vez que os evasores de tarifa não serão afetados por ela.

    Resumo em Inglês:

    This study examines if there is any social stigma associated with ticket-controls in Stockholm's subway. We used a survey-based model that measures the willingness to pay for a subway card given different types and number of ticket-controls. By comparing the willingness to pay between the different scenarios we obtained the perceived social stigma in local currency (SEK). Our main result is an increase in the willingness to pay for a subway card of SEK 612 per year when controls are associated with social stigma. However, already fare evading respondents do not react as heavily to social stigma as non-fare evaders. These finding suggest that investing in more stigmatizing ticket controls is not preferable since fare evaders will not be affected by it.
  • Avaliação da eficiência dos portos utilizando análise envoltória de dados: estudo de caso dos portos da região nordeste do Brasil Diretório De Pesquisa

    Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de; Nobre Júnior, Ernesto Ferreira; Prata, Bruno de Athayde; Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de

    Resumo em Português:

    O sistema portuário é elemento-chave para o desenvolvimento macroeconômico da sua área de influência. A avaliação de desempenho do setor portuário torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades deste setor para buscar atingir a eficiência. Para que se possa procurar a eficiência é preciso medi-la e conhecer as ineficiências. Estas medidas podem ser feitas com a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) que é um método baseado em programação matemática, que analisa, com base nos recursos (inputs) e produtos (outputs) utilizados em dado processo, a eficiência de um conjunto de unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units - DMU). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar modelo para a medição da eficiência dos portos da Região Nordeste do Brasil, no ano de 2006, adotando o método DEA. A seleção de variáveis foi feita com auxílio do método Compensatório de Normalização Única, o qual determina as variáveis a serem utilizadas através do índice S que depende da eficiência média (relação causal) e da quantidade de DMU na fronteira (poder de discriminação). Foram analisadas as instalações e operações de contêineres e granéis sólidos dos principais portos da Região Nordeste. A obtenção da eficiência portuária, efetuada por tipo de carga, auxilia no planejamento de médio e longo prazo, de forma a organizar os portos para aumentar a movimentação horária e a movimentação de cargas, contribuindo, assim, para a eficiência dos terminais.

    Resumo em Inglês:

    The port system is a key element for the macroeconomic development of its area of influence. The performance evaluation of the port sector becomes fundamental to the monitoring and improvement of the activities of this sector aiming at accomplishing efficiency. The Data Envelopment Analysis - DEA is a method based on mathematic programming which analyzes, based on the inputs and outputs utilized in a certain process, the efficiency of a set of Decision Making Units - DMU. This paper aims to elaborate and analyze models for the efficiency measuring of the ports in Brazil's northwest in 2006, adopting the DEA method. The variables selection was done with the aid of the Compensatory method of Normalization (Single Parameter), which determines the variables to be utilized through index S that depends on the average efficiency (causal relation) and the quantity of DMU in the frontier (discrimination power). The facilities of containers and solid bulks of the main ports in northwest were analyzed. The obtaining of the port efficiency executed by the type of load helps in the medium and long-term planning, so that it organizes the ports to increase the timetable turnover and the loads turnover, contributing to the efficiency of the terminals.
  • Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit Diretório De Pesquisa

    Silva, Francisco Gildemir Ferreira da; DeSouza, Sergio Aquino

    Resumo em Português:

    A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.

    Resumo em Inglês:

    The estimation of travel time value - TTV - parameter can be done using some methodologies that can be match into two functional specification background: the first is the structured economic theory approach and the second is the statistical with multiple equations. The first approach is adopted in this study because it has a higher rationality and during the evolution of estimation models of TTV, many doubts arose related to the reliability of the estimation methods comparing the estimated parameter with the population parameter. Among the estimation methods one that aims to improve outcomes is to bring together different data sources, but that was not used to see improvement in the estimation of the TTV. This paper presents a study on the estimation of discrete choice models using a combination of two sources of data and calculating values of travel time for different structural models, according to the theory of time value. The work expands Morikawa (1989) approach formalizing the assumptions necessary for a estimation with two data sources using the data base from Ceará and it indicates that good data source combination can depend of the data source.
  • Análise da modelagem da escolha aeroportuária em regiões de múltiplos aeroportos Diretório De Pesquisa

    Murça, Mayara Condé Rocha; Correia, Anderson Ribeiro

    Resumo em Português:

    A análise da competição em sistemas de múltiplos aeroportos representa um tema bastante discutido na literatura, em função de sua importância para o planejamento aeroportuário e das companhias aéreas. Faz-se necessário compreender o conjunto de atributos de nível de serviço considerados pelo usuário de transporte aéreo no momento da decisão por um aeroporto, a fim de capturar e prever o seu comportamento diante de alternativas. Em geral, o tempo de acesso ao aeroporto, a frequência de voo e a tarifa representam as variáveis determinantes da escolha aeroportuária, mas com diferentes graus de importância relativa, dependendo da região e do cluster analisado. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar a evolução de estudos que visam simular a escolha do passageiro em regiões de múltiplos aeroportos, abordando as diferenças das principais metodologias empregadas e dos resultados obtidos.

    Resumo em Inglês:

    The analysis of multi-airport systems' competition is a topic widely discussed in the literature due to its importance for airports and airlines planning. It's necessary to understand the set of attributes of level of service considered by the air transportation user at the time of airport choice in order to capture and predict his behavior when dealing with alternative. In general, access time to the airport, flight frequency and price represent the determinants variables of airport choice, but with different degrees of relative importance, depending on the region and the cluster in analysis. Thus, this work intend to analyze the evolution of studies designed to simulate the passenger's choice in multi-airport regions, addressing the differences between main methods used and results obtained.
  • Eficiência técnica: uma avaliação de aeroportos brasileiros Diretório De Pesquisa

    Moura Neto, Arthur

    Resumo em Português:

    A pesquisa apresenta uma avaliação de eficiência técnica de 23 aeroportos brasileiros, por meio do método Análise de Envoltória de Dados (DEA), tomando-se como parâmetros as relações entre a capacidade de componentes aeroportuários e o fluxo de passageiros e aeronaves. DEA tem sido utilizado em estudos para avaliação de eficiência em vários segmentos de negócio. No entanto, no que concerne a aeroportos, a relevância deste trabalho está na utilização de variáveis relativas à capacidade dinâmica de processadores de passageiros, bagagens e aeronaves - capacidade horária - para avaliação da eficiência. Adjacente aos resultados de eficiência, o estudo também identifica os componentes que comprometem o desempenho do aeroporto, bem como os acréscimos e reduções necessárias às variáveis do modelo, de modo a conduzir o aeroporto para eficiência. Os resultados obtidos indicam que 47,8% dos aeroportos operam em eficiência quando comparados com os demais aeroportos da amostra. Quanto aos componentes processadores, verifica-se que nos aeroportos identificados como ineficientes, "sala de embarque" tem o maior percentual médio em termos de necessidade de aumento de capacidade de processamento.

    Resumo em Inglês:

    This research presents an assessment of technical efficiency of 23 Brazilian airports, through the non-parametric technique of Data Envelopment Analysis (DEA), using as parameters the relationship between the capacity of airport components and the flow of passengers and aircraft. DEA has been used in many studies to evaluate efficiency in airports, airlines, ports, highways etc. However, with regard to airports, the relevance of this work is the use of variables related to dynamic capacity of processors passenger, baggage and aircraft - hourly capacity - for the efficiency evaluation. Adjacent to the results of efficiency, the study also identifies the components that affect the performance of the airport as well as the additions and reductions needed to model variables in order to drive to the airport efficiency. The results indicate that 47.8% of the airports operate on the frontier of efficiency when compared to other airports in the sample. As to components processors, it appears that at airports identified as inefficient, "departure lounge" has the highest average percent in terms of the need for increased processing capacity.
  • Análise das principais métricas utilizadas no zoneamento acústico de áreas próximas a aeródromos Diretório De Pesquisa

    Carvalho Júnior, Edson Benício de; Garavelli, Sérgio Luiz; Smozinski, Felipe Vivian; Maroja, Armando de Mendonça; Melo, Wesley Candido de

    Resumo em Português:

    Esse trabalho possui por objetivo apresentar uma análise comparativa entre as principais normas e legislações que avaliam o ruído aeronáutico. A comparação buscou avaliar as metodologias e as métricas acústicas utilizadas no contexto brasileiro. Experiências internacionais também foram consideradas. Da análise realizada, verifica-se a existência de divergências entre as legislações, principalmente com relação às métricas empregadas para a monitoração e caracterização do nível de incômodo sonoro gerado pela operação de aeronaves. No Brasil, consolida-se o uso da métrica que indica o nível de pressão sonora dia - noite (Ldn). Destaca-se que os países estudados utilizam mais de uma métrica para avaliar o ambiente sonoro de regiões vizinhas a aeródromos. A realização de estudos com outras métricas, no contexto brasileiro, pode auxiliar no planejamento do uso e ocupação do solo no entorno dos aeroportos. Por fim, entende-se que essa pesquisa contribui para um melhor entendimento das métricas atualmente empregadas para a avaliação do ruído aeronáutico. Além disso, também pode contribuir para o aprimoramento dos planos de zoneamento de ruído em aeródromos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to present a comparative analysis between the standards that evaluate aircraft noise. The comparison evaluates the methodologies and acoustics metrics used in Brazilian context. International experiences have also been considered. The analysis indicates the existence of differences between the standards, particularly with respect to the metrics used to monitor and characterize the level of noise annoyance causing by aircraft operations. Brazil has consolidated the use of metric that indicates the sound pressure level day - night (Ldn) . Other countries use more than one metric to assess the soundscape in the vicinity at the airports. The studies with other metrics for the Brazilian context can assist in planning the use and occupation of land around airports. Finally, this research contributes to a better understanding of the metrics currently used for the assessment of aircraft noise. Furthermore, can also contribute to the improvement the sounding zoning around of areas close at the aerodromes.
  • Os investimentos em transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o efeito multiplicador brasileiro a partir do governo Lula da Silva Diretório De Pesquisa

    Silveira, Márcio Rogério; Julio, Alessandra dos Santos

    Resumo em Português:

    O transporte é condição necessária à circulação do capital, portanto, este também é basilar na produção e reprodução do espaço. Com base nesta assertiva o artigo objetiva realizar uma análise da relação das inversões em capital fixo, particularmente obras de transporte, feitas pelo Governo Federal, através dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Os investimentos em transporte, realizados através de intervenção estatal, podem inferir positivamente no volume do emprego e na demanda efetiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social. Esta análise se baseia na teoria do efeito multiplicador e da dialética da capacidade ociosa como formas de aprender a relevância dos investimentos públicos em obras de infraestrutura de transporte. Tal tarefa trouxe consigo a possibilidade de demonstrar quais os entraves à execução de grandes investimentos públicos no país e também permitiu correlacionar o discurso político com a ação. Trata-se de uma sistematização do transporte dentro do conhecimento geográfico, reconhecendo-o como um dos aspectos importantes neste novo período de intervenção estatal na fluidez nacional.

    Resumo em Inglês:

    The transportation is a necessary condition to capital's circulation, therefore, it's also fundamental in production and reproduction of space. Based in tis assertive the paper objectify to perform an analysis about the fixed capital inversion, mainly in transportation work, made by federal government, through the Growth acceleration program investments. The investments in transportation, performed through the national intervention, can positively infer in job volume and effective demand, contributing to economic and social development. This analysis is based in the multiplication effect theory and idle capacity dialectic as means to learn the public investments relevancy in transportation infrastructure works. Such task brought with it the possibility to show what are the barriers to great public investments execution in the country and also allowed correlate the political speech to action. It is the transportation system inside the geographic knowledge, recognizing as one of the important aspects in this new national intervention period in national fluidity.
  • Modelagem de fatores da expansão urbana e padrões de viagens aplicando equações estruturais Diretório De Pesquisa

    Medrano, Ronny Marcelo Aliaga; Taco, Pastor Willy Gonzales

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho é analisar a relação dos efeitos espaciais entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades, mediante a utilização da modelagem com equações estruturais. Foi elaborado um modelo causal que relaciona os fatores da expansão urbana de forma indireta com os padrões de viagens baseados em atividades através da formação de construtos latentes. Assim, a estrutura teórica do modelo "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" foi fundamentada em dois construtos latentes: i) produção de espaço; e, ii) características socioeconômicas. O modelo foi testado em caso de estudo de Brasilia-Distrito Federal para o ano 2000. A partir dos resultados obtidos foram reunidos indícios da relação entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Cinco vetores de expansão urbana foram identificados e os padrões de viagens mais representativos foram baseados nas sequências de atividades Residência Trabalho e Residência Estudo. Portanto, para o caso de Brasília a centralização dos empregos e o restito espaço de moradia no centro da cidade, produzem maiores viagens nas expansões urbanas por trabalho e estudo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze the relationship between urban sprawl spatial effects and activity-based travel patterns through the use of structural equation modeling. It was developed a causal model that related urban sprawl factors indirectly with the activity-based travel patterns through the formation of latent constructs. The theoretical structure of the model "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" was based on two latent constructs: i) production of space, and ii) socioeconomic characteristics. The model was tested in a case study of Brasilia, Distrito Federal for 2000. From the results obtained were gathered evidence of the relationship between urban sprawl and activity-based travel patterns. Five vectors of urban expansion were identified and the most representative patterns of travel were based on the sequences of activities Housing-Work and Housing-Study. Therefore, in the case of Brasilia, the centralization of jobs and limited living space in the city center, are producing urban expansions with many travels for work and study.
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