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Journal of Transport Literature, Volume: 7, Número: 2, Publicado: 2013
  • Introducing the volume 7, number 2 of JTL

  • Efeito da especificação do modelo na valoração dos atributos de viagem: estudo de caso dos serviços alimentadores de viagens rurais até pontos de ônibus Research Directory

    Maitra, Bhargab; Ghosh, Santanu; Das, Sudhanshu Sekhar; Boltze, Manfred

    Resumo em Português:

    Nos estudos que tratam da disposição a pagar ("WTP - willingness-to-pay"), os dados de preferência declarada são analisados por meio do desenvolvimento de modelos econométricos. Todavia, a variação do WTP em diferentes especificações não tem sido estudada adequadamente. Uma comparação entre modelos econométricos, no contexto de valor da WTP, é feito com referência ao estudo de caso de serviços alimentadores de viagens rurais até pontos de ônibus. As especificações testadas incluem: Logit Mutinomial (MNL), Valores Extremos com Heterocedasticidade (HEV), Logit Aninhado (NL), Logit Aninhado com Covariância Heterogenênea (CHNL) e Logit com Parâmetros Aleatórios. Diversos modelos econométricos foram testados para se obter consistência e aceitação dos sinais dos coeficientes estimados, da significância estatística dos coeficientes e, ao fim, um bom grau de ajuste. Os valores da WTP encontrados variam entre os diferentes modelos, contudo as variações não são consistentes e predominantes para todos os atributos. No caso estudado, o efeito do modelo especificado é encontrado predominantemente no WTP para a redução do percurso caminhado a pé. O trabalho destaca a importância da especificação de modelos em estudos de WTP e documenta a comparação entre diferentes especificações para um mesmo estudo de caso.

    Resumo em Inglês:

    In willingness-to-pay (WTP) studies, stated preference (SP) data are analyzed by developing econometric models. However, the variation of WTP across different model specifications has not been studied adequately. This paper reports a comparison of various econometric models and estimated WTP values with reference to a case study of rural feeder service to bus stop. Econometric models included Multinomial Logit (MNL), Heteroskedastic Extreme Value (HEV), Nested Logit (NL), Covariance Heterogeneity Nested Logit (CHNL), and Random Parameter Logit (RPL). Various econometric models are found to be consistent and acceptable in terms of signs of coefficient estimates, statistical significance of coefficient estimates and overall goodness of fit. The WTP values are found to vary across different model specifications, although the variations are not consistent and predominant for all attributes. In the present case study, the effect of model specification is found predominant on WTP for a reduction in access walking distance. Also, RPL models accounting for deterministic heterogeneity are found superior to other econometric models such as MNL, HEV, NL, CHNL and RPL models accounting for only random heterogeneity. The work highlights the importance of model specification in WTP studies.
  • Otimização de rede intermodal para o transporte de soja do norte do Mato Grosso ao porto de Santarém Diretório De Pesquisa

    Morales, Paulo Roberto Grossi Dias; D'Agosto, Márcio de Almeida; Souza, Cristiane Duarte Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo tem como objetivo propor e estabelecer uma configuração ótima para a rede futura de oferta de transporte prevista pelo Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) para o horizonte de 2023 para o escoamento de soja do norte do estado do Mato Grosso para o porto de Santarém. Para tanto foi elaborado um procedimento, análogo ao modelo de análise e previsão de demanda de quatro etapas. Foi possível verificar que o Porto de Santarém pode ser considerado uma alternativa para a exportação de soja oriunda do estado do Mato Grosso, visto que a oferta de transporte existente e planejada de Sorriso até o porto de Santarém tem condições de atender a demanda de soja prevista para 2023, e que ainda apresenta um custo de transporte menor do que a alternativa praticada atualmente (utilização dos portos de Paranaguá e Santos), podendo oferecer maior competitividade do produto mato-grossense no mercado mundial.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to propose and establish an optimal configuration for the future transport network envisaged by the National Plan for Logistics and Transport (PNTL) for the year 2023 for the flow of soybeans from the north of the state of Mato Grosso to the port of Santarém. For this purpose we developed a procedure similar to the four step model for demand analysis and forecasting. It was verified that the port of Santarém can be regarded as an alternative for exporting soy from the state of Mato Grosso, since the existing and planned supply of transportation from Sorriso to the port of Santarém is able to meet the demand for soy scheduled for 2023. It also features a lower transportation cost than the currently practiced alternative (use of the ports of Paranaguá and Santos), being able to offer increased competitiveness for products coming from Mato Grosso in the world market.
  • Mensuração do custo social subjacente à atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional - um estudo de caso: soja, café e boi em pé Diretório De Pesquisa

    Ronchi, Rodrigo Daniel Caudullo; Moura, Graziele Araujo; Rocha, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo estimar os custos pagos pela sociedade impostos pela atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional. Para isto, foram consideradas as seguintes externalidades negativas: poluição ambiental, especialmente, a poluição do ar, e acidentes nas estradas. Somando-se a essas externalidades foi considerado o valor do frete pago pelos usuários dos serviços de transporte como uma pseudoexternalidade. O artigo interessa-se por três commodities agrícolas: soja, café em saca e boi em pé. Para o cômputo da externalidade proveniente da poluição ambiental foi utilizado o método dos custos evitados (gastos preventivos). Com relação aos custos sociais dos acidentes nas estradas foram adotados resultados do relatório realizado pelo IPEA (2006). O custo relativo ao frete foi calculado pela diferença entre o valor do frete para a frota na idade de 23 anos e o valor do frete para a frota na idade econômica, isto é, pode-se considerar essa diferença como um fator de ineficiência. Enfim, os três custos somados montam, aproximadamente, R$ 27 mil por caminhão/ano, correspondendo a aproximadamente 15% do preço de um caminhão novo com tecnologia não-poluidora.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to estimate the social costs (negatives externalities) caused by the current Brazilian autonomous fleet of trucks in national agriculture. The emphasis of this study is the measurement of environmental externalities especially, air pollution and road accidents. Also, was considered the freight transportation cost such as fictitious externality. These study focus on three agricultural commodities, soybeans, coffee bags and live cattle. About the externality of environmental pollution was used the method of avoided costs (preventive expenditures). Regarding the social costs of road accidents were adopted results of the report done by IPEA (2006). Considering the three externalities measured, the total annual social cost of externalities underlying the current fleet of trucks autonomous of the national agriculture is at least R$ 27.000 per truck per year, corresponding to approximately 15% of the price of a new non-truck polluter with embedded technology.
  • Análise de eficiência na gestão de portos públicos brasileiros em relação ao papel das autoridades portuárias Diretório De Pesquisa

    Cortez, Luiz Cláudio Sayão; Oliveira, Lucas Rebello de; Martins, Eduardo Ferraz; Jesus, Igor Rosa Dias de; Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é a realização de uma avaliação da eficiência das autoridades portuárias brasileiras no desempenho de suas funções, no período de 2007 a 2009, com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA). Consideraram-se como inputs: Número de funcionários, Custo operacional, Investimento e como Outputs: Faturamento e Carga Movimentada. Destaca-se ainda a orientação a Output e a utilização na análise do estudo proposto da eficiência de escala e da avaliação cruzada. Foram consideradas oito autoridades portuárias em três anos totalizando 24 DMUs. O estudo proposto permitiu avaliar se as operações das Companhias Docas estão sendo eficientes do ponto de vista operacional e permitiu comparar o desempenho entre as autoridades portuárias para identificar quais elementos de gestão devem ser modificados para o alcance de um desempenho satisfatório. De forma consolidada, pôde-se perceber que a CODESP (São Paulo) foi a companhia Docas mais eficiente no período, seguida pela CODOMAR (Maranhão) e pela CDRJ (Rio de Janeiro).

    Resumo em Inglês:

    This article aims to make an efficiency evaluation of Brazilian port authorities in performing their functions, from 2007 to 2009, using Data Envelopment Analysis (DEA). It is considered as inputs: quantity of employees, operational costs, investments; and as outputs: billing and handled cargo. The used DEA model is output-oriented and uses for its analysis scale efficiency and cross efficiency evaluation. Eight port authorities are considered in three years, resulting in 24 DMUs. This study allows us to evaluate if the Docks Companies operations are being efficient from the operational point of view, as well as to compare the performance between the port authorities, in order to identify which management elements should be turned to the achievement of a satisfactory performance. On a consolidated basis, we could notice that Docks Company CODESP (São Paulo) was the more efficient company in the period, followed by CODOMAR (Maranhão) and CDRJ (Rio de Janeiro).
  • Acessibilidade na Região Amazônica através do transporte hidroviário Diretório De Pesquisa

    Morgado, Andréa Vaz; Portugal, Licínio da Silva; Mello, Andréa Justino Ribeiro

    Resumo em Português:

    O estudo dos padrões de acessibilidade pode contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento sustentável e equitativo de determinadas regiões. Isso ocorre a partir da identificação, hierarquização e seleção de alternativas de investimentos mais adequadas para o setor de transportes dada a realidade local. Sendo assim, o presente artigo tem como principal proposta identificar os níveis de acessibilidade fornecidos pelo transporte hidroviário de passageiros em algumas das principais áreas que constituem a região amazônica, verificando-se as localidades com melhores condições de deslocamento e aquelas que necessitam de maior investimento. Considerando-se como fatores de impedância o tempo, a distância e a tarifa, foram calculados indicadores de acessibilidades para localidades específicas da região amazônica. Os municípios pesquisados foram classificados de acordo com cinco categorias de acessibilidade: excelente, boa, regular, ruim ou péssima. Dentre os resultados alcançados temse que os municípios mais próximos de Manaus apresentam excelentes ou boas condições de acessibilidade enquanto aqueles mais distantes encontram-se em situação de desvantagem, merecendo maior atenção do poder público.

    Resumo em Inglês:

    The study of accessibility standards can effectively contribute to sustainable and equitable development of certain regions. This is based on the identification, prioritization and selection of investment alternatives most appropriate for the transport sector given the local situation. Therefore, this article has proposed o identify the of accessibility provided by the water transport of passengers on some key areas that form the Amazon region, verifying the locations with better movement and those that need more investment. Considering impedance factors such as time, distance and price, accessibility indicators were calculated for specific locations in the Amazon region. The cities surveyed were classified according to five categories as excellent, good, fair, poor or very poor accessibility. Among the results has been that municipalities closer to Manaus have excellent or good accessibility while those more distant are disadvantaged, deserving of greater attention of the public authority.
  • Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo Diretório De Pesquisa

    Silva, Francisco Gildemir Ferreira da; Martins, Francisco Giusepe Donato; Rocha, Carlos Henrique; Araújo, Carlos Eduardo Freire

    Resumo em Português:

    O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.

    Resumo em Inglês:

    Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.
  • Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte Diretório De Pesquisa

    Castro, Catarina Miranda Sampaio e; Barbosa, Heloisa Maria; Oliveira, Leise Kelli de

    Resumo em Português:

    A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.

    Resumo em Inglês:

    Bicycle as a sustainable transportation mode has gained importance as it contributes to reduce the number of motorized vehicles in the cities. In order to this occur, among the factors that need to be encouraged is the integration of cycling with public transportation. This paper presents the results of the analysis of the potential of cycling integration with the metropolitan train and the comparative analysis of the results in different Brazilian capitals. The methodology involved a socioeconomic survey and stated preference to identify the relevant attributes to the occurrence of integration, among users at Vilarinho station in Belo Horizonte. Results indicated the users profile prone to the integration and, distance from origin to the station and the fact of not having a bicycle as reasons for the lack of interest in integration. Interviewees stated that public security and cycling infrastructure are important factors for integration. Moreover, there is not a convergence of the percentage of adherence for integration in the examined cities, and local studies are necessary to evaluate the integration feasibility.
  • Seleção de uma aeronave para atividades de charter regional com utilização do método multicritério de borda modificado com utilização de mediana Diretório De Pesquisa

    Fernandes, João Erick de Mattos; Gomes, Luiz Flávio Autran Monteiro; Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de; Gomes Júnior, Silvio Figueiredo

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca auxiliar na solução de um problema de seleção de uma aeronave enfrentado por uma empresa aérea que estuda o investimento na atividade de voo charter regional. A empresa em análise, pertencente a um grupo econômico cujo negócio principal é a logística, dispõe de oito alternativas a serem avaliadas sob onze diferentes critérios. A metodologia utilizada para a solução do problema é um novo método de apoio à decisão multicritério derivado do método de Borda, denominado Método de Borda com Utilização das Medianas. A utilização do método se justifica por sua característica de ser menos influenciado que o método original pelas alternativas irrelevantes e por sua facilidade de entendimento e baixa complexidade computacional. O método forneceu resultados consistentes, dando suporte confiável à decisão.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to solve a problem of selecting an airship for an airline company whose core business is regional charter flights. The company belongs to an economic group whose main activity is logistics. The decision problem that the company faces has eight alternatives to be accessed according to eleven criteria. For approaching the problem a novel multicriteria decision aiding method is used. This new method is one variant of the classical Borda method denoted by Modified or Median-based Borda Method. Using this new method is justified by the fact that it is less influenced by the irrelevant alternatives as well as by its easy of understanding and its low computational complexity. The thus Modified Borda Method provided for consistent results and thus led to a reliable decision support.
  • O impacto do conforto térmico no nível de serviço percebido e nos custos de energia de três aeroportos brasileiros Research Directory

    Ramis, Jacqueline Elhage; Santos, Emmanuel Antonio dos

    Resumo em Português:

    A fim de avaliarem-se as condições atuais de conforto térmico oferecido em três aeroportos de relevância no cenário econômico brasileiro, foram coletadas informações sobre temperatura e umidade relativa do ar, características climáticas regionais e tipologias construtivas dos termais de passageiros. A demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu consideravelmente na última década, levando estes aeroportos aos limites de sua capacidade operacional. O desconforto térmico dos usuários destes terminais pode ser o gatilho para despertar sua percepção dos níveis de qualidade, especialmente em situações onde os componentes estão à cima de sua capacidade. Logo, para atingirem-se as situações de conforto térmico adequado neste novo cenário, uma carga maior de trabalho é exigida dos sistemas de ar condicionado, que eleva o consumo e os custos com energia elétrica. As medidas e informações coletadas forneceram subsídio para a construção de cartas psicrométricas, que mostram temperaturas abaixo dos padrões internacionais para o conforto térmico humano. Os resultados mostraram que os melhores níveis de conforto alcançados foram em locais com ventilação natural. Isto sugere a relevância em considerarem-se o uso de sistemas combinados de climatização do ar, para futuras expansões ou novas construções.

    Resumo em Inglês:

    To evaluate airports' current thermal comfort temperature and humidity were registered in three main Brazilian international airports, other variables were local region climate characteristics and the constructive types of passenger terminal buildings. The Brazilian air transportation demand has considerably grown over the last decade, with some airports reaching their capacity. Thermal discomfort may be a key driver of passenger perceptions of airport service levels, specially under capacity overload situations. Therefore, to achieve airport thermal comfort within this new scenario, and with the imminent and future expansions of the airport system, certainly put extra work on the existing air conditioning systems, consequently increasing energy consumption and its associated costs. Collected temperature and humidity from each study case subsided the data for the psychrometric charts. The evidences showed temperatures below the international standards requirements for thermal comfort levels. These charts also indicated that adequate building types with natural air circulation, provides the best levels of thermal comfort. Results suggest the importance of considering the implementation of a combined system using artificial and natural air conditioning in the planning of future expansions.
  • Modelo de quatro etapas aplicado ao planejamento de transporte de carga Diretório De Pesquisa

    Souza, Cristiane Duarte Ribeiro de; D'Agosto, Márcio de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar estudos de planejamento de transporte de carga que utilizam o modelo de quatro etapas, ferramenta capaz de estimar o fluxo de tráfego interzonal, considerando a geração e distribuição de viagens, a escolha modal e a alocação de fluxo, destacando sua abrangência e utilidade em apoiar o desenvolvimento socioeconômico do país. Foi realizada revisão bibliográfica em periódicos indexados, teses, dissertações e relatórios técnicos, selecionando-se 44 trabalhos com destacando para 7 trabalhos que enfocam o modelo de quatro etapas integralmente. Verificou-se que este modelo é versátil, pode ser empregado de forma integral ou parcial, considerando fluxos de unidade de massa ou de veículos, no caso destes últimos diretamente aplicáveis ao dimensionamento de infraestrutura de tráfego, em todos os níveis de abrangência geográfica (de municípios a países), sem limitação do tipo de carga que pode ser transportada por qualquer dos cinco modos de transporte ou suas combinações, configurando ferramenta de planejamento estratégico e apoio ao desenvolvimento socioeconômico do país.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze existing studies on freight transport planning that use the four step model, a tool that estimates inter-zonal traffic flows considering trip generation and distribution, modal choice and flow allocation; highlighting its comprehensiveness and usefulness in supporting the country's socioeconomic development. A literature review was performed in indexed journals, theses, dissertations and technical reports, selecting 44 papers and highlighting 7 papers that fully focus on the four step model. It was verified that this model is versatile and can be used in full or partially; considering mass or vehicle flows, the latter being directly applicable to the design of traffic infrastructure; at all levels of geographical coverage (from municipalities to countries); and without limitations on the type of freight that can be transported by any of the five modes of transport or their combinations. Therefore, this model is a strategic planning tool and a support for the socioeconomic development of the country.
  • Modelos de simulação para analisar os níveis correntes de utilização de seções ao longo de uma rota ferroviária Research Directory

    Woroniuk, Clare; Marinov, Marin

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa procura obter o nível de utilização das seções de uma ferrovia através do uso de modelos de simulação. Para este propósito foi implementada uma abordagem de múltiplos métodos que inclui coleta e análise de dados, modelagem, exploração de modelos, métricas de performance e conclusão. Métodos analíticos e estudos conceituais de linhas de transporte ferroviário e redes são apresentados. Especificamente, os modelos de simulação empregados nesta pesquisa foram implementados para estudar a linha férrea de Silla para Castellbisbal. Os modelos sugerem que a atual taxa de utilização é bastante pobre. Foram gerados e analisados diferentes cenários baseados em mudanças das regras de tráfego. Este artigo conclui que é possível aumentar significativamente o nível de utilização de uma linha férrea.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to assess the level of utilisation of sections along a rail route by employing a series of simulation models. For the purposes of this research a multi method approach has been implemented which includes data collection, data analysis, modelling, model exploitation, measures of system performance and conclusion. Analytical methods and concepts in the study of railway freight lines and networks are presented. The discrete event based simulation models employed in this research have been implemented to study the rail route from Silla to Castellbisbal in Eastern Spain. The output from the models suggests that the current rate of utilisation is insignificant therefore different scenarios have been generated. These are based on changes to traffic rules, wherein the total number of services operated on the line is varied between the different scenarios. This paper concludes that it is possible to significantly increase the level of utilisation along the rail route from the current scenario. A contribution to knowledge is presented through the implementation of the simulation software Arena to study utilisation along a rail freight route.
  • Price effects of airline alliances: design and modelling Research Directory

    Cavalcante, Cayami S. C.

    Resumo em Português:

    Esse trabalho realiza uma análise comparativa da literatura com diferentes abordagens para explicar os efeitos de alianças entre companhias aéreas na precificação das passagens. Autores da literatura usam modelos diferentes adotando suas próprias simplificações e estabelecendo condições de contorno. Nos modelos, a precificação cooperativa mostra ter efeitos positivos para os consumidores. Com a melhoria dos serviços, consumidores podem estar dispostos a pagar um prêmio monetário que pode sobrepujar os efeitos positivos de maior eficiência na alocação de recursos. Em situações de precificação não-cooperativa, tanto as companhias aéreas quanto os passageiros não colhem os benefícios possíveis da aliança. A perda da competição, no entanto, sempre leva a um aumento dos preços. Com uma investigação da literatura a respeito das alianças aéreas, é possível avançar uma visão compreensiva a respeito da temática.

    Resumo em Inglês:

    This paper performs a comparative literature review of different approaches to explain the effects of international airline alliances on fares. Authors develop different models adopting their own simplifications and boundary conditions. In the models effects of cooperative price setting are shown to have positive effects for consumers. With the improvement of services, consumers may be willing to pay a premium, which can outweigh to positive effects of allocative efficiency. In non-cooperative pricing conditions, both airlines and passengers do not reap the full benefits possible from the system. The loss of competition however always results in an increase on fares. By studying the repertoire on airline alliances it is possible to advance a comprehensive view on the subject.
  • Aviation war risk insurance and its impacts on US passenger aviation Research Directory

    Freitas, Paul J.

    Resumo em Português:

    Após os ataques de 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos tornou-se um fornecedor de seguro aeronáutico contra risco de guerra (AWR) para as companhias aéreas, bem como um ressegurador de seguros comerciais. Neste artigo foram examinadas, quantitativamente, as consequências deste fornecimento. O AWR é basicamente direcionado às aeronaves de grande porte (jatos widebody e jumbo); aeronaves menores, como o Embraer 195, são menos sujeitas à sofrerem danos que excedam os $50 milhões de dólares dedutíveis pelo AWR. As aeronaves de grande porte são, também, as únicas capazes de criarem uma responsabilidade de longo prazo do governo através do seu resseguro comercial. O risco assumido pelo governo norte-americano tendo em vista o seu envolvimento com seguro pode alcançar os muitos bilhões de dólares. Este nível de risco pode criar um perceptível incentivo financeiro para que o governo force as companhias aéreas comerciais a tomarem medidas e procedimentos de segurança mais invasivos aos passageiros. Desta forma, o fornecimento do seguro governamental pode criar um conflito de interesses que infringe na liberdade civil dos usuários do transporte aéreo.

    Resumo em Inglês:

    In the aftermath of the September 11 attacks, the United States government became a supplier of aviation war risk (AWR) insurance for airliners, as well as a reinsurer for commercial insurance. Here we quantitatively examine the consequences of these offerings. The AWR offering is primarily needed for widebody and jumbo jets; smaller aircraft like the Embraer 195 are far less capable of creating damage in excess of the $50 million AWR deductible. Widebody and jumbo jets are also the only aircraft capable of creating long-term government liability through its commercial reinsurance. The US government's assumed risk through its insurance involvement can reach into the hundreds of billions of dollars. This risk level can create a perceived financial incentive for government to force airline passengers through invasive and dangerous search procedures. Thus, governmental insurance offerings can create a conflict of interest at infringes air passengers' civil liberties.
  • Análise econométrica para estimar o impacto dos feriados nas tarifas aéreas Research Directory

    Póvoa, Helena; Oliveira, Alessandro V. M.

    Resumo em Português:

    O número de passageiros de transporte aéreo durante feriados no Brasil cresceu notavelmente, sobretudo a partir dos anos noventa. Uma das razões é maior concorrência em preços, possibilitada pela liberalização econômica. Este trabalho apresenta um modelo econométrico de preços das companhias aéreas com o objetivo de estimar os impactos de períodos de feriados sobre os preços, com especial ênfase em eventos de feriados de três dias. O modelo utiliza um banco de dados com tarifas coletadas diariamente na Internet entre 2008 e 2010, para a maior cidade brasileira, São Paulo. O modelo econométrico de painel de dados emprega uma estrutura de erro componente de duas vias com um estimador "within", com o controle de efeitos fixos de companhia aérea, par de cidades, dia e mês da cotação e da partida do voo. A decomposição dos efeitos de tempo entre os efeitos do mês de cotação e de partida é a principal contribuição metodológica do artigo. Os resultados permitem uma análise comparativa do desempenho dos aeroportos paulistanos -respectivamente, os aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU). Como resultado, foi inferido que o preço dos bilhetes comprados com 60 dias de antecedência para vôos com duas paradas que partem do aeroporto central foi o que apresentou maior queda.

    Resumo em Inglês:

    The number of air transportation passengers during the holidays in Brazil has grown notably since the late nineties. One of the reasons is greater competition in airfares made possible by economic liberalization. This paper presents an econometric model of airline pricing aiming at estimating the impacts of holiday periods on fares, with special emphasis on three-day holiday events. It makes use of a database with daily collected data from the internet between 2008 and 2010 for the major Brazilian city, São Paulo. The econometric panel data model employs a two-way error components "within" estimator, controlling for airline/airport-pair fixed effect along with quotation and departure months effects. The decomposition of time effects between quotation and departure month effects is the main methodological contribution of the paper. Results allow for a comparative analysis of the performance of São Paulo's downtown and international airports -respectively, Congonhas (CGH), and Guarulhos (GRU) airports. As a result, the price of tickets bought 60 days in advance for flights with two stops leaving from the downtown airport fell by most.
  • Sistemas de transporte inteligentes e convergência digital regional na Grécia Research Directory

    Tsekeris, Theodore; Tsekeris, Charalambos; Koskinas, Konstantinos; Lavdas, Michael

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga os aspectos da convergência digital regional, ou seja, a capacidade de uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (Information and Communication Technologies, ICTs) entre a população que habita as áreas periféricas de um país, em relação às aplicações destas tecnologias no setor de transporte, mais conhecido como Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). Também são examinadas as relações entre a acessibilidade física e digital. O acesso à infraestrutura de ICT nas residências e nas empresas é a condição primária para o uso do ITS. Por outro lado, a expansão da rede de transporte e a descentralização dos seus fluxos contribuem com a adoção difundida do ITS e ICTs, além de promover uma maior especialização e diversificação dos serviços digitais. Estas interações são analisadas na Grécia através da investigação da alocação espacial dos gastos públicos em nível regional pela Sociedade de Informações e pelo setor de transporte, durante os anos de 2000-2009. Os resultados indicam que o aumento da concentração dos investimentos públicos em projetos de vias nas áreas periféricas não implica na superação das diferenças de acesso digital entre as áreas metropolitanas (Atenas e Thessalonica) e o restante da Grécia. A necessidade de projetar políticas de investimentos regionais sugere um esforço conjunto entre a convergência digital e a acessibilidade física.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the aspects of regional digital convergence, i.e. the capability of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) among all people living in the peripheral areas of a country, in relation to the ICT applications into the transport sector, known as Intelligent Transport Systems (ITS). It also examines the interdependent relationships between the digital and physical accessibility. Firstly, the ICT infrastructures and their access via the households and enterprises set the conditions for the use of ITS. On the other hand, the expansion of transport networks and decentralization of transport flows can contribute to the widespread adoption of ITS and ICTs in general, and the higher specialization and diversification of digital services. These interactions are analyzed in Greece, through investigating the spatial allocation of public expenditure, at a regional level, for the Information Society and the transport sector, during 2000-2009. The findings indicate that the increased concentration of public investments in road projects in peripheral areas does not imply the bridging of the digital gap between the metropolitan areas (Athens and Thessaloniki) and the rest of Greece. The need for designing a comprehensive regional investment policy is suggested to jointly reinforce the digital convergence and physical accessibility.
  • Um modelo para estimar métricas de confiabilidade de viagens de passageiros das companhias aéreas a partir de simulações de voo sistêmicas Research Directory

    Sherry, Lance

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, foram conduzidas análises dos benefícios de iniciativas governamentais de modernização de aeroportos ou controle de tráfego aéreo utilizando programas complexos de modelos que simulam até 60.000 voos por dia. Estas simulações de vôo não modelam fluxos de passageiros e, portanto, não levam em consideração os atrasos de viagens devido a cancelamento de voos e conexões perdidas, que respondem por até 60% do total dos atrasos de viagem de passageiros. Este trabalho descreve um modelo de forma fechada para estimar métricas confiabilidade de viagem de passageiros a partir de dados de atraso de vôo obtidas de simulações do sistema aéreo. As variáveis de resultado do modelo, (i) percentual de passageiros afetados, (ii) o atraso médio de viagem do passageiro e (iii) o total de atrasos computados, são derivados a partir da probabilidade de voos atrasados e de parâmetros de estrutura de rede. O modelo enfatiza o papel da estrutura de rede, além do desempenho dos tempos, na confiabilidade da viagem do passageiro. Estes resultados têm implicações para as iniciativas do governo e da indústria em melhorar o desempenho de tempos de vôo por meio da modernização, da defesa do consumidor, e da realização de análise de benefícios.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of the benefits of government modernization initiatives for airports or air traffic control are conducted using complex software models that simulate up to 60,000 flights per day. These flight-centric simulations do not model passenger flows and therefore do not account for passenger trip delays due to cancelled flights and missed connections, which account for up to 60% of the total passenger trip delays. This paper describes a closed-form model for estimating passenger trip reliability metrics from flight delay data from system-wide simulations. The outputs of the model, (i) percent passengers disrupted, (ii) average passenger trip delay, and (iii) total passenger trip delays, are derived from the probability of delayed flights and network structure parameters. The model highlights the role of network structure, in addition to flight on-time performance, on passenger trip reliability. These results have implications for government and industry initiatives to improve flight on-time performance through modernization, consumer protection, and the conduct of benefits analysis.
  • Um estudo das praticas de oferta e demanda no ensino superior de logistica ferroviária Research Directory

    Marinov, Marin; Fraszczyk, Anna; Zunder, Tom; Rizzetto, Luca; Ricci, Stefano; Todorova, Mirena; Dzhaleva, Anna; Karagyozov, Kiril; Trendafilov, Zlatin; Schlingensiepen, Jörn

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um estudo realizado para analisar o estado atual da oferta e da demanda por ensino superior na área de logística de transporte ferroviário. Mais especificamente, o estudo apresentado consiste de duas pesquisas, como se segue. A primeira pesquisa, Pesquisa Abastecimento, explora de transporte existente e logística relacionados com cursos e programas educacionais oferecidos em instituições de ensino superior. A segunda pesquisa, de levantamento de demanda, que analisa as demandas para a educação superior e de logística ferroviária, tem como objetivo compreender as necessidades atuais para o ensino superior no setor. Este trabalho mostra que existe um amplo espectro de transporte ferroviário de mercadorias, logística e cursos relacionados e programas, mas que, no entanto, há uma forte necessidade de uma formação mais específica e de educação que possibilite a formação de competências em gestão de operações, necessárias para melhorar o desempenho da empresa, a eficiência e a qualidade do serviço prestado.

    Resumo em Inglês:

    This paper includes a study conducted to analyse the current state of supply and demand for higher education in rail logistics. More specifically the study presented consists of two surveys, as follows. The first survey, Supply Survey, explores existing transport and logistics-related courses and educational programmes offered in higher education institutions. The second survey, Demand Survey, examines demands for rail logistics higher education and aims to understand the current needs for higher education in the sector. This paper shows that a spectrum of rail, freight transport and logistics related courses and programmes exist, however there is a strong need for a more specific training and education offering operations management skills needed to improve the company performance, efficiency and quality of service provided.
  • Avaliação do risco no mercado de ações de companhias aéreas Research Directory

    Sato, Renato Cesar

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foram comparados os resultados entre carteiras de ações de companhias aéreas Norte-americanas e Europeia. O modelo avalia o risco de mercado utilizando a abordagem do Value-at-Risk em ambas às carteiras ao longo de um mês. A análise foi realizada através do uso dos métodos GARCH-EVT e t-Student Copula com simulação de Monte Carlo. Os ativos do mercado financeiro costumam apresentar caudas pesadas em suas distribuições probabilísticas, portanto, um processo de modelagem capaz de lidar com esse aspecto é fundamental para mensurar o risco de perda dos investimentos. Foi analisado o período de meados de 2007 até meados de 2012 para compor uma comparação entre as duas carteiras. A crise financeira deflagrada em 2008 teve um maior impacto nas ações do mercado Norte Americano quando em relação ao mercado Europeu. A participação central dos transportes na economia faz com que estudos de avaliação do risco de investimento nesse setor sejam cruciais no processo de desenvolvimento industrial. A volatilidade do risco nesse mercado ocorre tanto por motivos internos e externos ao setor da aviação e o aprimoramento metodológico das ferramentas financeiras pode oferecer uma importante contribuição devido a dependência dos fluxos de investimentos.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we compared the results between stock portfolios of North American and European airlines. The model accesses the market risk using Value-at-Risk approach in both portfolios over one month period. The analysis was performed through the use of GARCH-EVT methods and Student's-t Copula with a Monte Carlo Simulation. The assets in the financial market usually present heavy tails in their probability distributions, so, a process capable to deal with this issue is crucial to measure the risk of loss. We analyzed the period from mid-2007 to mid-2012 to compose comparison between these two portfolios. The financial crisis of 2008 had a great impact in the North America market in relative to the European market. The central role of transport in the economy makes studies dealing with investment risk measure in this sector crucial for the industrial development. The volatility of risk in the airline market happens by internal and external motives and the methodological development of financial tools can offer an important contribution due the investment flux dependency.
  • Avaliação dos efeitos do rodoanel paulistano nos preços de imóveis residenciais Research Directory

    Maciel, Vladimir Fernandes; Biderman, Ciro

    Resumo em Português:

    Este artigo estima o efeito de uma nova rodovia sobre o preço do solo através da análise da implantação do trecho oeste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. Esta é uma oportunidade única, dado que o anel viário está sendo implantado em etapas. Sendo assim, é possível usar as zonas vizinhas ao traçado do trecho já construído como grupo de tratamento a ser comparado com as zonas que ainda não foram afetadas. Dado que temos uma proxy para o preço do solo antes e depois da construção, é possível estimar o impacto por diferença-em-diferença (dif-in-dif). A evidência apresentada é que existe impacto significativo e assimétrico causado pela construção da rodovia. Terrenos localizados no lado de fora do traçado construído tiveram aumento maior de preços do que aqueles localizados em zonas similares que são próximas dos demais trechos propostos. Para os terrenos localizados do lado de dentro do traçado, relativamente distante das alças de acesso (entre 2,5 e 5,0km), o efeito da implantação do trecho foi o relativo declínio dos preços do solo. Estes resultados são relevantes para as questões de financiamento dos transportes, contribuição de melhoria, taxas sobre mais-valia urbana e bem-estar.

    Resumo em Inglês:

    This paper estimates the effect of highways on land prices using the implementation of the west branch of a large beltway around Sao Paulo Metropolitan Area. This is a unique opportunity since the beltway is being implemented by branches. So, it is possible to use the zones surrounding the branches where construction has actually started as a treatment group to be compared with zones surrounding branches for which construction has not started yet. Since we have a proxy for land price data before and after construction, it is possible to estimate the impact by difference-in-difference. The evidence is that there are significant and asymmetrical effects caused by the highway construction. Parcels located close to ramps outbound of the track observed an increase in price faster than similar zones close to other (planned) branches. For parcels located inbound of the beltway, relatively far from the track (between 2.5 km and 5 km), the effects of construction and delivery/operation faced a (relative) decline in land prices. These results have consequences for transportation finance; betterment levies and value capture taxes; and welfare.
  • A contribuição dos parâmetros de motorista e tipo de veículo para a segurança do tráfego nos Emirados Árabes Unidos Research Directory

    Alkheder, Sharaf A.; Sabouni, Reem; El Naggar, Hany; Sabouni, Abdul Rahim

    Resumo em Português:

    Estudos anteriores de segurança de tráfego mostraram claramente que o motorista ou o fator humano é um dos principais contribuintes para acidentes de trânsito. Assim, para melhor compreender a natureza do acidente é crucial analisar todas as características relacionadas aos motoristas envolvidos nos mesmos. Este artigo aborda esse aspecto por meio da utilização de um conjunto de dados representativos dos acidentes de trânsito dos Emirados Árabes Unidos no período entre 2007 e 2010. O foco principal do artigo é analisar a relação entre acidentes de trânsito e a cidadania de origem do motorista para todos os tipos de veículos envolvidos. Isso se deve ao fato de que os motoristas nos Emirados Árabes Unidos são de origens diferentes (mais de 100 nacionalidades) e, portanto, torna-se muito importante identificar cidadanias com maior envolvimento em acidentes de trânsito para cada tipo de veículo. Propicia-se que as autoridades de trânsito possam dar atenção especial a estas cidadanias e tipos de veículo, por meio de programas especiais de conscientização de trânsito, sistemas de multas ou outras medidas preventivas destinadas a reduzir a freqüência de acidentes e seus níveis de gravidade. Os resultados indicaram que, para todos os tipos de veículos, os motoristas nacionais dos Emirates Árabes representam a cidadania com a maior taxa de envolvimento em acidentes de trânsito (30,02%), seguido por paquistaneses (21,26%) e indianos (11,95%). Estatísticas de acidentes de tráfego com veículos leves mostram uma tendência geral de aumento no número de acidentes para todas as cidadanias. A principal contribuição do trabalho é a sua singularidade na análise do banco de dados desses acidentes após a implementação de uma nova e unificada lei de trânsito nos Emirados Árabes Unidos.

    Resumo em Inglês:

    Former traffic safety studies showed clearly that driver or human factor is a major contributor to road accidents. Hence, to better understand the traffic accident nature it's so vital to analyze all characteristics related to drivers involved in these accidents. This article focuses on this aspect through using a dataset representing UAE traffic accidents in the time interval between 2007 and 2010. A major focus was given in this article to analyzing the relation between traffic accidents and driver citizenship for all types of involved vehicles. This was due to the fact that drivers in UAE came from different backgrounds (over than 100 citizenships) and hence it's so important to identify citizenships with major involvement in road accidents for each vehicle type. This will allow traffic authorities to give special attentions to these citizenships and vehicle types through special traffic awareness programs, fining system or other preventive measures aiming to reduce the accidents frequency and severity levels. Results indicated that for all types of vehicles emirates nationals drivers represent the citizenship with the highest involvement rate in traffic accidents (30.02%) followed by Pakistanis (21.26%) then comes the Indians drivers with a percentage of 11.95%. Light vehicle type traffic accidents statistics shows that a general trend can be seen for all citizenships where there is an increase in the number of traffic accidents over the course of the three years. The main contribution of the paper is its uniqueness in analyzing such accidents database after the implementation of the new unified traffic law in UAE.
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