Avaliação de doença cardiovascular em pacientes com hipertensão arterial sistêmica em relação a idade e sexo: estudo retrospectivo em uma população do sul da Índia

Ashwini Aithal Padur Aisyah binti Hamdan Talissa Tatiana binti Intisar Patrick Abdullah Chandrigga Gunalan Naveen Kumar Sobre os autores

Resumo

Contexto

A hipertensão arterial sistêmica se manifesta como elevação constante da pressão sanguínea e é considerada um importante fator de risco cardiovascular. A avaliação sistêmica de doenças cardiovasculares em pacientes com hipertensão arterial sistêmica é crucial para a prevenção.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi investigar e inter-relacionar sexo e idade com hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular.

Métodos

Prontuários médicos de pacientes com hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular foram avaliados. Dados dos prontuários médicos foram lançados em um protocolo pré-definido, e os dados foram analisados e correlacionados com a idade e o sexo dos pacientes.

Resultados

Um total de 170 prontuários de pacientes que visitaram o departamento de cardiologia foram revisados. Destes, 50 pacientes apresentavam hipertensão arterial sistêmica, e destes, 19 tinham doença cardiovascular. Ao correlacionar hipertensão arterial sistêmica com idade, observamos que pacientes do grupo etário de 51-60 anos estavam mais suscetíveis a apresentar hipertensão arterial sistêmica (36%). A maioria dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular era do sexo feminino e estava no grupo etário de 61-70 anos; já entre os pacientes do sexo masculino, a maior taxa de ocorrência foi no grupo etário de 51-60 anos. O coeficiente de correlação (r) foi 0,62, indicando uma relação moderada, positiva, linear entre hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular.

Conclusões

A maioria dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica pode desenvolver doença cardiovascular; conforme a idade aumenta, também cresce a tendência a desenvolver hipertensão.

Palavras-chave:
hipertensão; doença cardiovascular; fatores de risco; estudo retrospectivo

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br
Accessibility / Report Error