Acessibilidade / Reportar erro

Padrões de drenagem do fluxo das varizes oriundas da veia safena magna incompetente

Resumo

Introdução

A insuficiência venosa crônica impacta a vida de muitas pessoas, constituindo-se, assim, como um problema de saúde pública. Conhecer o padrão de drenagem do refluxo das varizes associadas à veia safena incompetente é fundamental para definir a melhor programação terapêutica.

Objetivos

Determinar os padrões de drenagem do refluxo de varizes originadas da veia safena magna incompetente, a prevalência de veias perfurantes e a relação com os sintomas.

Métodos

Foram analisados 55 registros ultrassonográficos de pacientes com refluxo da veia safena magna para determinar padrões de drenagem do refluxo dessa veia, pontos de refluxo das varizes, localização e diâmetro das perfurantes de drenagem e graduação dos sintomas.

Resultados

O principal padrão de refluxo encontrado foi originado da junção safenofemoral com comprometimento proximal da veia safena magna. Em 64% dos pacientes, o refluxo das varizes drenou para veias perfurantes - 4% drenavam para a própria veia safena magna; em outros 4%, a drenagem era para a veia safena parva; e, em 29%, a drenavam destinava-se para varizes tronculares em que não se identificou comunicação direta com o sistema venoso profundo. Não foi observada associação dos sintomas com os padrões de drenagem do refluxo ou diâmetro das perfurantes.

Conclusão

Para essa amostra, as veias perfurantes foram responsáveis pelo escoamento do fluxo oriundo das varizes em 64% dos casos. O diâmetro das veias perfurantes e o padrão de refluxo da veia safena não estiveram associados à gravidade dos sintomas.

Palavras-chave:
varizes; veia safena; insuficiência venosa; ultrassonografia

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br