Accessibility / Report Error

Achados cardiovasculares incidentais em tomografias de tórax solicitadas para suspeita de COVID-19

José Maciel Caldas dos Reis Glauco dos Santos Melo Murilo Vasconcelos de Oliveira Mariana Morgado Fernandez Tereza Maria Meireles Fernandes da Silva Hugo Luis da Silva Ferreira Mariseth Carvalho de Andrade Sobre os autores

Resumo

Contexto

As tomografias de tórax são frequentemente solicitadas como exames complementares para avaliação de suspeita clínica de afecção pulmonar pelo novo coronavírus 19 (COVID-19).

Objetivos

Nosso objetivo foi analisar a prevalência dos achados cardiovasculares incidentais em tomografias de tórax solicitadas para avaliar sinais radiológicos sugestivos de COVID-19.

Métodos

Por meio de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo, foram revisadas 1.444 tomografias de tórax realizadas no setor de radiologia do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, no período de 1° de março a 30 de julho de 2020, com a descrição da prevalência de imagens sugestivas de pneumonia viral pelo COVID-19, além de achados pulmonares e cardiovasculares incidentais.

Resultados

A média de idade dos pacientes foi 50,6±16,4 anos, sendo o sexo feminino o mais frequente. A tomografia sem contraste foi o método mais utilizado (97,2%), e opacidades em vidro fosco foram identificadas em 56,0% dos casos. Achados incidentais cardiovasculares ocorreram em 51,2% (intervalo de confiança 48,7%-53,8%) das tomografias, prevalecendo calcificação da parede aórtica (21,8%), cardiomegalia (10,5%), e calcificação coronária (5,0%). Nas tomografias com contraste, evidenciaram-se aneurismas de aorta (9,7%), dissecção de aorta (7,3%) e úlceras de aorta torácica (2,4%).

Conclusões

Achados cardiovasculares incidentais ocorreram em aproximadamente metade das tomografias de tórax de pacientes com suspeita de COVID-19, mais especificamente, calcificações da parede da aorta, cardiomegalia e calcificação coronária.

Palavras-chave:
achados incidentais; achado cardiovascular; tomografia; COVID-19

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br