Criação de questionário e modelo de rastreamento de lipedema

Alexandre Campos Moraes Amato Fernando Campos Moraes Amato Daniel Augusto Benitti Lorena Guimarães Lima Amato Sobre os autores

Resumo

Contexto

O lipedema é muito subdiagnosticado e faltam ferramentas auxiliares diagnósticas de baixo custo. Baseado em um questionário de avaliação sintomática, criamos e validamos um questionário de rastreamento do lipedema.

Objetivos

Os objetivos do trabalho foram a identificação de perguntas clínicas relevantes, a elaboração de questionário de rastreamento e a criação de modelo de predição do lipedema.

Métodos

Um questionário simplificado foi criado e aplicado em um grupo de pacientes com e sem lipedema, sendo avaliada a probabilidade de acerto no diagnóstico.

Resultados

Os 109 pacientes que responderam ao questionário eram do sexo feminino e as questões foram compreendidas. O modelo preditivo com perguntas individuais mostrou excelente probabilidade de acerto, de 91,2%, e o modelo preditivo com somatória de pontos também teve boa probabilidade de acerto, de 86,15%.

Conclusões

O questionário de rastreamento do lipedema é um instrumento prático, de fácil e rápida aplicação, que pode ser utilizado em nossa população para a identificação de possíveis pacientes com lipedema, aumentando o nível de suspeição no momento da anamnese e exame físico.

Palavras-chave:
questionários; lipedema; obesidade; linfedema

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br