Acessibilidade / Reportar erro

Investigação de edema postural de membros inferiores em agentes de trânsito

OBJETIVO:

Avaliar a ocorrência de edema postural (EP) e verificar se há diferença na sua formação entre as duas posturas de trabalho adotadas - em pé e sentada.

MÉTODOS:

Foram avaliados 16 trabalhadores agentes de trânsito por meio da volumetria por deslocamento de água, divididos em dois grupos de acordo com a posição de trabalho adotada. No Grupo em Pé (GP), foram alocados aqueles que trabalhavam em pé e, no Grupo Sentado (GS), aqueles que adotavam a posição sentada, ambos por mais de quatro horas consecutivas. Os dados foram coletados antes e após a jornada de trabalho por três dias consecutivos e tratados com os testes estatísticos ANOVA e Igualdade de duas proporções. O nível de significância adotado foi p ≤ 0,05. A avaliação revelou presença de edema postural de membros inferiores nas duas condições avaliadas (p ≤ 0,001).

RESULTADOS:

Na análise da diferença na formação de EP entre os grupos, observou-se tendência a maior formação no GP em comparação ao GS, contudo sem diferença estatisticamente significante.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que existiu EP em agentes de trânsito após quatro horas de trabalho nas duas condições avaliadas com predomínio na formação de edema na postura em pé.

edema; membros inferiores; saúde ocupacional


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br