Acessibilidade / Reportar erro

PRIORITARIANISM WITHOUT CONSEQUENTIALISM* * This article is supported by a research project on "Contemporary Anglo-American Left-Wing Theories of Distribution" (No.: 17BZX081), General Research Grant of the National Social Science Fund of China.

RESUMO

De acordo com o prioritarianismo, uma teoria influente da justiça distributiva, temos um motivo forte (não igualitário) para beneficiar as pessoas, por piores que tais pessoas sejam (Parfit, 2012PARFIT, D. "Another Defense of the Priority View". Utilitas, Vol. 24, pp. 399-440, 2012.). Diversos autores têm adotado uma versão consequencialista de prioritarianismo. Nesse sentido, temos um motivo consequencialista para beneficiar ainda que piores por causa do estado de coisas em que os piores que ganham uma dada quantidade de utilidade são mais valiosos do que o estado de coisas em que os melhores ganham aproximadamente a mesma quantidade de utilidade. Neste artigo, argumentamos que a abordagem consequencialista ao prioritarianismo é problemática. Entretanto, não se acompanha que a doutrina prioritarista seja, por si, sem base. Então sugerimos do que podemos fazer algum sentido no prioritarianismo por apelo a uma abordagem contraditória.

Palavras-chave
Prioritarianismo; consequencialismo; contratualismo; justiça distributiva

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br