Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 46, Issue: 112, Published: 2005
  • Untitled document Apresentação

    Figueiredo, Virginia
  • Investigações fenomenológicas sobre a pintura Artigos

    Escoubas, Eliane

    Abstract in Portuguese:

    Tenta-se aqui elaborar uma fenomenologia do espaço pictural, com base nos textos de Heidegger, Merleau-Ponty e Henry Maldiney. As análises feitas foram confrontadas in fine com as de historiadores de arte, principalmente Wölfflin.

    Abstract in English:

    This article aims to elaborate a phenomenology of the pictorial space, based on texts by Heidegger, Merleau-Ponty and Henry Maldiney. The analyses made will be compared in fine with the ones art historians produced, in particular Wölfflin's.
  • Nietzsche e o renascimento do trágico Artigos

    Machado, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é expor como a proposta de renascimento do trágico existente em O nascimento da tragédia insere o primeiro livro de Nietzsche no projeto cultural iniciado por Winckelmann, Goethe e Schiller, na segunda metade do século XVIII, que privilegia a arte grega como modelo da arte alemã. Destacarei, para isso, tanto as continuidades entre os dois momentos quanto as descontinuidades que Nietzsche introduz nesse projeto clássico da intelectualidade alemã ao pensar a cultura grega a partir da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to discuss Nietzsche's theory on the rebirth of the tragic presented in his early writings as part of the German cultural project introduced by Winckelmann, Goethe and Schiller in the second half of the 18th century. Departing from the idea that this project established Greece as a model to be followed by Germany, I will point out Nietzsche's supporting views to it as well as his innovative idea of bringing together the philosophy of Schopenhauer and the music of Wagner to think the Greek culture.
  • Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza Artigos

    Gagnebin, Jeanne-Marie

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tenta explicitar o conceito de Darstellung utilizado por W. Benjamin para caracterizar a tarefa da filosofia no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão. Procede em três tempos: primeiro, a diferença entre verdade e conhecimento; segundo, a relação entre verdade, exposição, de si mesma e beleza; terceiro, a interpretação bastante peculiar que Benjamin dá da doutrina das Idéias e do Symposion de Platão.

    Abstract in English:

    This article tries to render explicit the concept of Darstellung used by W. Benjamin to characterize the task of the philosophy on the preface of The origin of German Tragic Drama. It proceeds in three times: first, the difference between truth and knowledge; second, the relationship between truth, its own exposition and beauty; third, Benjamin's interpretation, rather peculiar, of the doctrine of the Ideas and the Symposion by Plato.
  • Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural) Artigos

    Suarez, Rosana

    Abstract in Portuguese:

    Apresento um breve estudo do conceito alemão de Bildung, com base no artigo "Bildung et Bildungsroman", de Antoine Berman. O conceito é desenvolvido em cinco etapas: Bildung como trabalho, como viagem, como tradução, como viagem à Antigüidade e como prática filológica. Estas sugestões podem contribuir para a interpretação de obras de filosofia da arte e da cultura, por exemplo, passagens de Hegel, de Hölderlin, do romântico Friedrich Schlegel e de Nietzsche.

    Abstract in English:

    The following research is about the German concept of Bildung, based on the article "Bildung et Bildungsroman", by Antoine Berman. The concept is developed in five stages: Bildung in the sense of work, of travel, of translation, of returning to the ancient history and in the sense of philological practice. This research can contribute for the interpretation of works of philosophy of the art and the culture, as, for example, the passages from Hegel, from Hölderlin, from the romantic Friedrich Schlegel and from Nietzsche.
  • Cassirer e Sartre sobre o esclarecimento Artigos

    Figueiredo, Vinicius de

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio levanta alguns aspectos da estética no século XVIII. Partindo da apresentação de duas interpretações hoje clássicas sobre o assunto (a de Cassirer e a de Sartre), busca rever o pressuposto analítico comum a ambas, para, em seguida, apontar as conseqüências que a relação entre autor e público trazem para a compreensão de aspectos estilísticos que nos parecem centrais para a literatura do Esclarecimento.

    Abstract in English:

    This paper aims at throwing some light on the Eighteenth-Century aesthetics. After examining two classical interpretations - Cassirer e Sartre's - concerning this subject, I argue that both authors share a common analytical pressupposition. My main purpose is to show that without taking account of the the relationship between author and public, we cannot understand some essential characteristics of the literature in the Enlightenment.
  • Reflexão e fundamento: sobre a relação entre gosto e conhecimento na estética de Kant Artigos

    Rego, Pedro Costa

    Abstract in Portuguese:

    A Crítica da Faculdade do Juízo, de Kant, é primordialmente uma investigação crítica acerca de uma certa classe de juízos chamados reflexionantes, que se subdivide em dois grupos, estéticos e teleológicos, e se define em oposição a uma outra classe, a dos chamados juízos determinantes. Nosso objetivo neste artigo é elaborar a hipótese de um privilégio fundacional do juízo reflexionante estético relativamente ao conhecimento determinante. Para tanto, pretendemos cumprir duas etapas. Em primeiro lugar, procederemos a uma análise da conexão entre os temas centrais - e aparentemente dissociados - do belo e da faculdade do juízo enquanto tal que justifica a passagem do projeto de uma crítica do gosto ao de uma crítica do juízo e delimita como alvo da obra o fundamento de determinação (Bestimmungsgrund) de uma "intersubjetividade" conceitualmente indeterminada. Em segundo lugar, passaremos à análise da relação entre a reflexão e o princípio da finalidade da natureza, com base na Introdução da terceira Crítica, a fim de identificar, na formulação "prática" do princípio do gosto, o germe de uma anterioridade que subordina a determinação à reflexão estética.

    Abstract in English:

    Kant's Critique of Judgment is chiefly a critical investigation into a certain class of judgments identified as "reflective", divided into the aesthetic and the teleological sub-classes and defined in opposition to those termed by Kant "determinant judgments". In this paper I intend to elaborate, in two expositive moments, the hypothesis of a foundational primacy of reflective aesthetic judgment over determinant knowledge. Firstly, I analyse the connection between the main themes - apparently dissociated - of beautiful and faculty of judgment in order to disclose both the ground of Kant's move from a Critique of Taste into a Critique of Judgment and the determining ground of a conceptually indeterminate intersubjectivity considered as the main aim of the work. In the next step I investigate the relationship between reflection and the principle of finality of nature on the basis of third Critique's Introduction in order to verify, through the "practical formula" of the principle of taste, the accuracy of the thesis supporting the primacy of aesthetic reflection over determination.
  • A especificidade do estético e a razão prática em Schiller Artigos

    Barbosa, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho examina um problema recorrente no pensamento de Friedrich Schiller: o da unidade da razão na autonomia das formas fundamentais da racionalidade. Ele é analisado aqui no contexto da correspondência de Schiller com o Príncipe de Augustenburg em 1793 e do ensaio "Sobre a utilidade moral dos costumes estéticos". O propósito do trabalho é discutir esse problema desde a perspectiva do nexo entre a esfera estética e a razão prática. Segundo Schiller, o gosto seria uma condição necessária da liberdade.

    Abstract in English:

    This paper examines a recurrent problem in Friedrich Schiller's thinking: the unity of reason in the autonomy of the main forms of rationality. It is here analyzed in the context of Schiller's correspondence with the Prince of Augustenburg in 1793 and of the essay "The Moral Utility of Aesthetic Manners". The purpose of the paper is to discuss this problem from the perspective of the connection between the aesthetical sphere and the practical reason. According to Schiller, taste would be a necessary condition of freedom.
  • Schiller e os gregos Artigos

    Süssekind, Pedro

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende mostrar como se articulam o helenismo classicista e a reflexão sobre a poesia moderna na teoria estética de Schiller, com base em uma breve análise de alguns ensaios do autor, levando em conta comentários de E. M. Butler (A tirania da Grécia sobre a Alemanha) e Peter Szondi.

    Abstract in English:

    This paper intends to show how Grecism and the consideration about modern poetry are articulated in Schiller's aesthetical theory, based on a brief analysis of some of his essays and on the commentaries of E. M. Butler (The tyranny of Greece over Germany) and Peter Szondi.
  • Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel Artigos

    Gonçalves, Márcia

    Abstract in Portuguese:

    A Fenomenologia do Espírito de Hegel não é ainda o lugar específico da posição de sua filosofia da arte propriamente dita. Entretanto, é possível compreender a relação sistemática entre alguns conceitos fundamentais desta obra de 1807 e a concepção hegeliana de arte da maturidade. A partir desta relação, destacaremos em nossa interpretação três diferentes e complementares teses: 1. Da obra de arte como produto ideal do trabalho do espírito (Geist); 2. Do simbolismo da religião natural como produto do trabalho do artesão à beleza da religião da arte; 3. Da necessidade do oráculo à subjetividade concreta do ator de teatro.

    Abstract in English:

    Hegel's Phenomenology of Mind is not the specific place of the position of his philosophy of arts. However, it is possible to understand the systematic relationship between many fundamental concepts of this work of 1807 and the Hegel's conception of art in his maturity. Through this relationship, we will detach in our interpretation three different and complementary theses: 1. From the work of art as ideal product of the work of the "Geist"; 2. The symbolism of the natural religion as product of the worker to the beauty of the religion of the arts; 3. The necessity of the oracle to the concrete subjectivity of the actor of the theatre.
  • O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche Artigos

    Chaves, Ernani

    Abstract in Portuguese:

    A partir da leitura de A Gaia Ciência, pretendemos mostrar alguns elementos importantes que, nesse livro, se constituem em torno do tema da "distância". Analisando principalmente três aforismos do livro, procura-se esclarecer o deslocamento no texto e no pensamento de Nietzsche da distância como Ferne, de origem romântica, à distância como Distanz. Entretanto, procura-se ao final mostrar que Nietzsche desloca o tema romântico da Ferne, caracterizando-a como uma "distância artística", que se torna o traço distintivo entre a perspectiva da arte e a perspectiva do conhecimento.

    Abstract in English:

    This reading of The Gay Science intends to show some important elements which, in this book, gravitate around the theme of "distance". Analysing particularly three aphorisms of the book, our goal is to clarify the movement, in the text and in Nietzsche's thought as well, from distance as Ferne, with its romantic source, to distance as Distanz. However, in the end, we intend to show that Nietzsche dislocates the romantic theme of the Ferne, taking it as an "artistic distance", which becomes the distinctive trace between the perspectives of art and knowledge.
  • Nietzsche, Bayreuth e a época trágica dos gregos Artigos

    Macedo, Iracema

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo das interpretações de Richard Wagner e de Nietzsche sobre a "época trágica" e da investigação que fizeram, em suas obras, acerca do vínculo da posteridade com a arte grega. Tendo como fio condutor a relação com a Grécia, analisam-se também as razões filosóficas do companheirismo e do posterior rompimento teórico entre Wagner e Nietzsche.

    Abstract in English:

    It concerns a study on both Richard Wagner's and Nietzsche's interpretations on the "tragic age". In addition, it involves the investigation they had done in their work regarding the link between posterity and the Greek art. Utlilizing the relationship whit Greece as a point of reference, the work also analyses the philosophic reasons for the friendschip and subsequent theoretical rupture between Wagner and Nietzsche.
  • O "jovem" Lukács: trágico, utópico e romântico? Artigos

    Vaisman, Ester

    Abstract in Portuguese:

    Dada o caráter polêmico da trajetória intelectual do "Jovem" Lukács, sobretudo em relação às obras A alma e as formas e A teoria do romance, o objetivo central do presente artigo é delinear com largos traços a trajetória de Lukács em sua fase de juventude, tendo como base seus próprios textos e depoimentos, com vistas a problematizar certas atribuições feitas a esse importante período de sua produção intelectual.

    Abstract in English:

    Given the controversial character of "Young" Lukács' intellectual path, essentially concerning to the works The Soul and The Forms and Theory of the Romance, the central objective of the present article is to delineate with wide lines the path of Lukács in his youth phase (based on their own texts and testimonies) and, thus, to discuss certain attributions done for this important period of his intellectual production.
  • Os tempos felizes: a presença de elementos classicistas na estética lukacsiana Artigos

    Damião, Carla Milani

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo pretende investigar aspectos classicistas no pensamento de Lukács, ressaltando em sua teoria as idéias de epicidade, símbolo e alegoria como os principais termos de sua estética que mostram vínculos com teorias tradicionais.

    Abstract in English:

    This article aims to deal with some classicist aspects of Lukács' thought, highlighting in his theory the ideas of epic, symbol and allegory as the main concepts of his Aesthetics related to the traditional theories.
  • Benjamin's conception of language and Adorno's aesthetic theory

    Duarte, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    De acordo com a teoria da linguagem do jovem Benjamin, a tarefa primordial da linguagem não é a comunicação de Conteúdos, mas expressar a si própria como uma "essência espiritual", da qual também o gênero humano toma parte. Essa concepção, de acordo com a qual a linguagem seria um médium para a significação de algo fora dela leva necessariamente a uma diminuição de sua potência originária e é, portanto, chamada por Benjamin burguesa (bürgerlich). Os nomes da linguagem humana são resquícios de um estado arcaico, no qual as coisas ainda não eram mudas e tinham sua própria linguagem. Benjamin sugere também que todas as artes rememoram a linguagem originária das coisas, na medida em que fazem os objetos "falarem" em forma de sons, cores, formas etc. Essa relação entre arte como resquício da "linguagem das coisas" e a possível reconciliação do gênero humano consigo próprio e com a natureza foram desenvolvidas por Theodor Adorno em vários de seus escritos, especialmente na Teoria Estética, onde a obra de arte é concebida, em última análise, como permeada de "linguagem" no seu significado mais amplo, não no sentido "burguês".

    Abstract in English:

    According to the theory of language of the young Benjamin, the primary task of language isn't the communication of contents, but to express itself as a "spiritual essence" in which also men take part. That conception according to which language would be a medium to signification of something outside it leads to a necessary decrease of its original strength and is thus denominated by Benjamin bürgerlich. The names of human language are remainders of an archaic state, in which things weren't yet mute and had their own language. Benjamin suggests also that all the arts remind the original language of things, as they make objects "speak" in form of sounds, colors, shapes etc. That relationship between arts as reminders of the "language of things" and the possible reconciliation of mankind with itself and with nature has been developed by Theodor Adorno in several of his writings, specially in the Aesthetic Theory, where the artwork is ultimately conceived as a construct pervaded by "language" in the widest meaning - not in the "bourgeois" sense.
  • Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade Artigos

    Freitas, Verlaine

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do texto é fazer uma análise da dimensão crítica do conceito de indústria cultural proposto por Adorno e Horkheimer a partir da noção psicanalítica de narcisismo, tal como Adorno a interpretou. A cultura de massa será vista como propiciando o prazer substancialmente ilusório de satisfazer a ânsia de engrandecimento do ego, no mesmo instante em que mantém o indivíduo atado às tendências inerciais de unificação social.

    Abstract in English:

    The goal of the text is to analyze the critical dimension of the cultural industry concept as proposed by Adorno and Horkheimer, starting from the psychoanalytical notion of narcissism such as Adorno has interpreted it. The mass culture is to be seen as offering the radically illusory pleasure of satisfying the anxiety of magnification of the ego, exactly in the moment when it keeps the individual within the inertial tendencies of the social unity.
  • Sobre a alteridade do artista em relação ao mundo que o cerca, segundo Herbert Marcuse Artigos

    Kangussu, Imaculada

    Abstract in Portuguese:

    O artigo apresenta a primeira reflexão de Herbert Marcuse a respeito da separação entre arte e vida, desenvolvida em sua tese de doutorado, Der deutsche Kunstlerroman (O romance do artista alemão). A dissonância entre o mundo da arte e o mundo da vida percebida nesse texto inicial permeia o pensamento do filósofo em toda sua obra futura. A infinita riqueza interior da imaginação e da criatividade humana será sempre vista em conflito estético e social com o chamado mundo real.

    Abstract in English:

    The article presents the first Herbert Marcuse reflection towards the separation between art and life, which is developed in his doctoral dissertation, Der deutsche Kunstlerroman (The German Artist Novel). The dissonance between the world of art and that of life per pass the philosopher thought and all his future works. The infinite inner richness of human imagination will always be in aesthetic and social conflict with the so-called real world.
  • Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas Artigos

    Abdo, Sandra

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo discute o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas, tomando por base as concepções de Herbert Marcuse e de Luigi Pareyson.

    Abstract in English:

    This article discusses the problem of artistic autonomy and its hermeneutic and ontological implications from the point of view of Herbert Marcuse's and Luigi Pareyson's theory.
  • Arte e política: o quadro normativo e a sua reversão Artigos

    Chagas, Pedro Dolabela

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio analisa a relação entre arte e política a partir da sua autonomia recíproca, definida como um pressuposto epistemológico para o estudo daquela relação. Analisaremos como as especificidades ontológicas da arte (nos planos da recepção, da produção e do seu entrelaçamento entre semântica e sensorialidade) podem propiciar acontecimentos de caráter político, e também como tais especificidades podem se conciliar com a atividade crítica ou judicativa de vocação política, de maneira que elas sejam respeitadas, e não agredidas. Conforme argumentaremos, uma filosofia que bem se presta a esta função é a de Deleuze e Guattari. Porém, para que a sua importância fique clara, este ensaio será quase integralmente dedicado a expor os estilemas conceituais, cuja longa vigência na tradição filosófica dificultou, ao fim e ao cabo, que a reflexão sobre arte e política escapasse à ação normativa (que se revela na posição tutorial do filósofo quanto à ação do receptor e, muitas vezes, também na compreensão que ele faz do objeto "arte"). Pretendemos que o contraste entre o rigor destes estilemas, e a flexibilização que eles recebem em Deleuze e Guattari, sugira a obra destes últimos como uma via para a reversão do quadro normativo.

    Abstract in English:

    This essay focuses the relations between art and politics in their mutual autonomy, which is seen as an epistemological condition for the study of that relation. We'll analyze how the ontological particularities of art (in what refers to its production, reception, and complex interweaving of its semantic and sensorial aspects) can give rise to politically charged events, and also how those particularities can be conciliated with political criticism without being aggressed and deformed by it. We'll argue that Deleuze and Guattari's philosophy serves this purpose well; nevertheless, to make their importance clear, this essay will be almost totally dedicated to exposing the conceptual features whose long life in the philosophical tradition has made the reflection about art and politics become frequently normative (which can be seen in the tutorial position that the philosopher assumes towards the receptor of art, and also quite often in the understanding that is given to the term "art"). We expect that the contrast between the rigor of these features, and the flexibility they acquire in the works of Deleuze e Guattari will show the possibility of a way out of the normative field.
  • O autor de si mesmo: Machado de Assis leitor de Schopenhauer Artigos

    Dias, Rosa Maria

    Abstract in Portuguese:

    Esse texto tem por objetivo mostrar que Machado de Assis construiu a crônica "O autor de si mesmo" fazendo uso da metafísica do amor de Schopenhauer.

    Abstract in English:

    The following text aims to show that Machado de Assis shaped his chronicle "Author of one's own" ("O autor de si mesmo") by means of Arthur Schopenhauer's metaphysics of love.
  • De interfaces tecnológicas e rascunhos de experiências Artigos

    Velloso, Rita

    Abstract in Portuguese:

    Discutem-se os efeitos de Internet sem fio, câmeras de vigilância, telas enormes de televisão em estações de metrô e tocadores de mp3 sobre a freqüentação dos espaços públicos, por meio da análise de alguns resultados do uso desses aparatos no cotidiano (e mesmo nas estratégias de planejamento) das cidades. Quando à experimentação do espaço arquitetônico (visível) faz-se somar uma rede (invisível) reconfiguradora de relações individuais e coletivas com os lugares, e o conceito de participação chega a uma condição limítrofe, exigindo perguntar até que ponto a materialidade da arquitetura é um componente necessário à transformação da experiência que está em curso.

    Abstract in English:

    This paper discusses the effects of wireless internet, huge tv screens in subway stations, mp3players in public spaces occupancy. It analyses some results of these apparatus usage in everyday life of big cities, even in their planning strategies. It intends to put into question if that materiality concerning architecture is a necessary element to transformation of experience that is in course.
  • Fenomenologia e crise da arquitetura Artigos

    Furtado, José Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Ao se fazer no espaço limítrofe entre a engenharia e a arte, a arquitetura enfrenta simultaneamente problemas estéticos e técnicos. Esta situação a torna tarefa sempre inacabada, ciência tecida no diálogo constante entre dois valores e fazeres tradicionalmente antagônicos. Diante desse quadro, busca-se comumente enraizar a arquitetura em fundamentos exteriores aos seus próprios conceitos, seja na improvisação criadora dos indivíduos, inerente à vida urbana, ou nos diversos saberes sobre o homem que equacionam as necessidades universais às quais ela deveria responder. Estas considerações preliminares conduzem ao cerne de uma questão propriamente filosófica acerca dos fundamentos pré-reflexivos do mundo da vida (Lebenswelt) e, no caso da arquitetura, sobre a experiência do habitar que constitui o campo ontológico "regional" de onde parte a ciência/arte aqui investigada.

    Abstract in English:

    Architecture faces technical and aesthetical problems since it exists in the space between Engineering and Art. This situation turns Architecture into an endless task, a science made in a ceaseless dialogue between two traditional antagonistic values. Art and Engeneering seek to base Architecture in foundations that are outside its own concepts, either when they try to base it in creative improvisation of individuals in their urban lives or when they try to put its roots in several different cognizances about humankind to which it should respond. This introductory essay intends to take us to the experience of inhabitation which constitutes the ontological "region" where this science/art departs from.
  • Duas formas de se ouvir o silêncio: revisitando 4'33" Artigos

    Durão, Fábio Akcelrud

    Abstract in Portuguese:

    Após tecer rápidas considerações sobre arte e nada, o presente texto reinterpreta o 4'33'', de John Cage, no atual contexto de superprodução semiótica. Salienta-se que, ao invés de ser uma abertura para a vida, a peça depende tanto de uma justificativa teórica, quanto de uma disposição formal. Vem desta uma dupla possibilidade, pois o silêncio de 4'33'' pode ser tanto concebido como o objetivo (impossível) a ser alcançado, quanto um meio para se interromper o falatório das coisas. Correspondendo a estas duas possibilidades estão diferentes estruturas de dissociação de meios e fins: a busca concentrada e uma passividade agressiva. Estas duas posturas são relacionadas no texto ao estado atual do capitalismo, caracterizado por uma superprodução mercantil de signos.

    Abstract in English:

    After briefly dwelling on the relationship between art and nothing(ness), the essay interprets John Cage's so-called silent piece, his much-commented 4'33'', in the context of today's semiotic overproduction. It posits a twofold way of listening to the piece, insofar as silence may be conceived either as the (impossible) aim to be reached by listening, or as a means to interrupt the continuous blabbering of things. Underlying these two possibilities there are different dispositions of means and ends, namely a concentrated search for something and an aggressive passivity. These two postures are related in the text to the current state of capitalism, characterized as it is by a commodified overproduction of signs.
  • Isto é um cachimbo Artigos

    Figueiredo, Virginia

    Abstract in Portuguese:

    Partindo do quadro de René Magritte, La trahison des images (Ceci n'est pas une pipe), este texto pretende tecer um comentário sobre as relações entre arte e realidade. Visando esse objetivo, tentarei interpretar a obra do pintor belga à luz do ensaio heideggeriano sobre a "Origem da obra de arte", não sem antes passar em revista alguns resultados da análise contida no livro de Michel Foucault, assim como algumas reflexões do filósofo da arte norte-americano Arthur Danto.

    Abstract in English:

    Departing from the painting La trahison des images (Ceci n'est pas une pipe), by René Magritte, this paper intends to comment the relationships between art and reality. Aiming this objective, I will try to interpret the work of the Belgian painter according to Heidegger's essay on "The Origin of the work of art", and also reviewing some of the results of the analysis made by Michel Foulcault in his book, along with some thoughts of Arthur Danto.
  • O Belo e o Destino: uma introdução à Filosofia de Hegel Resenhas

    Araújo, Kátia Silva
  • As filosofias de Schelling Resenhas

    Lima, Emília Assis
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