Acessibilidade / Reportar erro
Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 53, Número: 125, Publicado: 2012
  • O desafio que a teoria sistemático-estrutural de Puntel coloca à filosofia atual Aula Inaugural

    Herrero, F. Javier
  • Nova interpretação da passagem 359d da República de Platão Artigos

    Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha

    Resumo em Português:

    Gyges foi o primeiro tirano a reinar na Lídia pela casa dos Mermenadae por volta do séc. VII a. C. Ele foi também o primeiro grande bárbaro com o qual os gregos estabeleceram contato. Seu caráter complexo fez com que se desenvolvessem diversas histórias a seu respeito, sendo a mais famosa aquela que conta a maneira como ele chegou ao poder. Sua fama percorreu o mundo grego e influenciou a poesia lírica de sua época e, posteriormente, a história, a filosofia e a retórica, principalmente no que diz respeito ao seu poder e riqueza. Em Platão, Gyges aparece ligado à narrativa de Glaúcon no Livro II da República (359b-360b), onde este conta os feitos daquele para se tornar o soberano da Lídia. No entanto, uma dificuldade na passagem 359d faz com a identificação direta de Gyges com a narrativa seja prejudicada. Pretendemos através deste trabalho apresentar algumas propostas para a passagem, utilizando-se para isso não só do texto de Platão como das fontes líricas e históricas anteriores a ele.

    Resumo em Inglês:

    Gyges was the first tyrant reigning in Lydia by the Mermenadae's around the seventh century BC. He was also the first great barbarian whom the Greeks made contact to. His complex character has made the development of several stories about him, and the most famous was the one which tells how he came to power. His glory traveled the Greek world and influenced the lyric poetry of his age. Thereafter, history, philosophy and rhetoric were likely influenced, mostly about his power and wealth. In Plato Gyges appear in Glaucon's narrative in Book II of Republic (359b-360b) which tells the deeds of the one to become the sovereign of Lydia. However, one difficulty on the passage 359d which makes the direct identification of Gyges with the narrative has been mistaken. We aim through this work to present some proposals to the passage mentioned using not only Plato's text, but the lyric and historical sources before him.
  • A poiêtikê technê como instrumento meta-filosófico Artigos

    Brito, Humberto

    Resumo em Português:

    Defendo que o estudo de Aristóteles sobre poiêtikê technê deve ser entendido como um estudo sobre um vocabulário meta-filosófico. Defendo ainda que a sua vantagem principal é a de tornar explícita uma contiguidade conceptual entre um conjunto de problemas relacionados com teoria da acção, racionalidade e cognição colectiva, assim como a de dar inteligibilidade indirecta à partilha de disposições em comunidades humanas.

    Resumo em Inglês:

    I will argue that Aristotle's inquiry into poiêtikê technê should be taken as an inquiry into a meta-philosophical vocabulary. I claim that the main advantage of such a vocabulary is that of making explicit a conceptual contiguity between a number of problems concerning action theory, rationality, collective cognition, as well as that of affording indirect intelligibility to how human communities share dispositions.
  • O conceito epicurista de kritêrion vinculado ao de enargeías e de kanôn Artigos

    Spinelli, Miguel

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa o conceito epicurista de kritêrion dentro dos limites dos escritos remanescentes de Epicuro. Ele busca sondar o que efetivamente Epicuro disse ou quis dizer com esse termo. Dado que o conceito não comparece sozinho, mas vinculado ao de enargeías, kanôn e krísis, então este estudo se ocupa também em analisar essa vinculação.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the concept of Epicurean kritêrion within the limits of the remaining writings of Epicurus. It tries to investigate what Epicurus actually said or aimed to say by this term. Since this concept does not appear alone, but linked to the notion of enargeías, kanôn and krísis, this study also deals with their interrelations.
  • Una vida sin examen no merece ser vivida por el hombre: variaciones "socráticas" en Epicteto

    Boeri, Marcelo D.

    Resumo em Português:

    A presença socrática nas Dissertações de Epicteto é notória, ainda que não é do mesmo modo claro o que é que ele reconhece como propiamente "socrático" em seu própio pensamento ou qual ingredientes incorporou e desenvolveu no marco de sua teoria moral e de sua teoria da ação. O propósito deste ensaio é o de mostrar como, a partir de un motivo "socrático" ("uma vida sem exame não é vivível para o ser humano"; Platão, Apologia de Sócrates 38a5-6), Epicteto desenvolve alguns aspectos cruciais de sua ética e de sua teoria da ação, ao traduzir o dictum socrático como "fazer um uso correto das representações", o único que garantiria evitar tanto o erro teórico como o prático.

    Resumo em Espanhol:

    La presencia socrática en las Disertaciones de Epicteto es notoria, aunque no es del mismo modo claro qué es lo que reconoce como propiamente "socrático" de su propio pensamiento o qué ingredientes incorporó y desarrolló en el marco de su teoría moral y de su teoría de la acción. El propósito de este ensayo es mostrar cómo, a partir de un motivo "socrático" ("una vida sin examen no es vivible para el ser humano"; Platón, Apología de Sócrates 38a5-6), Epicteto desarrolla algunos aspectos cruciales de su ética y de su teoría de la acción, al traducir el dictum socrático como "hacer un uso correcto de las representaciones", lo único que garantizaría evitar tanto el error teórico como el práctico.
  • Indiferencia, ambivalencia y tipos de consentimiento: Agustín en el Scito te Ipsum de Abelardo

    Svensson, Manfred

    Resumo em Espanhol:

    Agustín y Abelardo son frecuentemente puestos como modelos antagónicos de una ética de absolutos morales y una centrada en la intención. El presente artículo enfatiza más bien la coincidencia de ambos en dichos puntos, para defender en cambio que difieren en el tipo de acto interior decisivo para la evaluación moral y en la indiferencia o ambivalencia atribuida al acto exterior.

    Resumo em Inglês:

    Augustine and Abelard are frequently portrayed as representing mutually exclusive models of ethical theory: one centered in absolute moral norms, the other in intention. The present article stresses rather their agreement in these issues, while pointing to other differences between them: the kind of interior act each of them considers decisive, and the description of the external act as indifferent or ambivalent.
  • Arqueologia moderna da modernidade Artigos

    Costa, Manuel Afonso

    Resumo em Português:

    A emergência da «Modernidade» está associada a um conjunto de categorias novas, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista sociológico, mas sobretudo do ponto de vista ético, moral e jurídico. Ao longo deste texto mostram-se alguns momentos onde algumas destas categorias começam a fazer o seu caminho, ainda que de uma forma incipiente e hesitante.

    Resumo em Inglês:

    The emergence of "Modernity" is associated with a set of new categories, both of a historical perspective, or a sociological point of view, but especially ethical, moral and legal. Throughout this text we show a few moments where some of these ideas are beginning to make its way, albeit in an incipient and hesitant form.
  • A forma institucional da negação: Hegel, liberdade e os fundamentos do Estado moderno Artigos

    Safatle, Vladimir

    Resumo em Português:

    Trata-se de discutir as críticas a conceitos insuficientes de liberdade, tais como elas aparecem na Filosofia do direito, de Hegel. Com isto, espera-se expor os verdadeiros problemas que a teoria hegeliana do Estado procura resolver. Tais problemas permitem lançar novas luzes em alguns aspectos decisivos da teoria hegeliana do reconhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to discuss the critiques of inadequate concepts of freedom, as we can find in Philosophy of Right, from Hegel. This discussion could help us to show the real problems that the Hegelian theory of State try to solve. It could help also to reconstruct some decisive aspects of Hegelian theory of recognition.
  • Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer Artigos

    Barros, Márcio Benchimol

    Resumo em Português:

    O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na estética schopenhaueriana e que terá grande influência na elaboração da noção do dionisíaco, tal como aparece em "O nascimento da Tragédia", de Nietzsche. Meu trabalho pretende, em primeiro lugar, investigar em que medida a estética musical esboçada em "Beethoven" é de fato compatível com as teses estéticas de "O mundo como Vontade e representação". A constatação de certas incongruências entre as duas concepções estéticas dá então oportunidade a reflexões sobre o caráter das relações entre Wagner, Schopenhauer e o jovem Nietzsche.

    Resumo em Inglês:

    In the year 1851, Richard Wagner had his first contact with the philosophy of Schopenhauer, a fact that was followed soon by his proclaimed and somewhat surprising "conversion" to schopenhauerianism. Tweny years later, his debt to Schopenhauer is reaffirmed in "Beethoven", a comemorative writing in which are to be found the outlines of a philosophy of music - claimed by the composer to be based on Schopenhauer's aesthetics - that had great influence in Nietzsche's theoretical elaboration of the dionysiac, as it appears in "The birth of Tragedy". My work aims primarily at investigating to what extent the musical aesthetics outlined in "Beethoven" is actually compatible with that presented in "The world as Will and representation". The pointing out of remarkable differences between the two aesthetic conceptions gives then rise to some reflexions concerning the character of the relations between Wagner, Schopenhauer and the young Nietzsche.
  • Ao som do emaranhamento: a música e o discurso filosófico sobre as artes Artigos

    Barros, Fernando R. de Moraes

    Resumo em Português:

    Quando se acompanha o discurso filosófico acerca da sensibilidade artística, salta aos olhos que nele impera uma dupla tendência no que se refere aos recursos expressivos. Por um lado, nota-se que os meios de expressão acabam resistindo uns em relação aos outros; por outro, percebe-se que tal resistência também se revela bastante fraca, descerrando novas fronteiras e ocasionando ulteriores transições. Tendo isso em vista, o propósito geral do presente artigo consiste em pôr à prova a hipótese de que é no âmbito da música que a moderna ponderação estética descobre o sentido e o alcance do vínculo entre as artes, forjado, em geral, nos termos da auto-compreensão das vanguardas artísticas. Trata-se, em suma, de refazer os passos por meio dos quais a música terminou por se converter, no século XIX, num dos mais importantes veículos de ideias para, a partir do ponto de inflexão representado pela filosofia nietzschiana da maturidade, trazer à plena luz a concepção de "emaranhamento" [Verfransung] das artes, a qual ganha relevo, em especial, na derradeira etapa do itinerário intelectual de Th. W. Adorno.

    Resumo em Inglês:

    When we follow the philosophical discourse on artistic sensibility, it can be very easily noticed that it displays a double tendency concerning the status given to the expressive resources. On the one hand, it seems that the ways of expression strongly resist to each other, but on the other hand this resistance looks very weak, unlocking new frontiers and accomplishing further transitions. In line with this, the present article aims at testing the hypothesis that it is within the musical sphere that modern aesthetics discovers the profound meaning of the close link between the arts, forged in terms of an artistic vanguard. In sum, it aims at remaking the steps through which music turned out to be, during the nineteenth century, one of the most relevant vehicles of ideas in order to - having discussed the irreversible change brought about by Nietzsche's philosophy - light upon the very concept of Verfransung - built up in Adorno's latest thought.
  • Filosofía y poesía en sentido postrágico: Ortega, Heidegger y Adorno

    Gutiérrez Pozo, Antonio

    Resumo em Português:

    Filosofia e poesia no sentido pós-trágico: Ortega, Heidegger e Adorno. Contra o positivismo racionalista, que só acredita no poder da razão filosófica e considera que o mundo é essencialmente racional e justo, e em contraste com tragicism, que afirma que a realidade não tem significado e ordem, e, que portanto, somente a poesia pode compreendê-la, a atitude pós-trágica de Ortega, Heidegger e Adorno considera que apenas na tensão entre filosofia e poesia pode o ser humano salvar-se, porque somente essa colaboração dialógica entre filosofia e poesia lhe permite ter acesso ao ser.

    Resumo em Espanhol:

    Frente al positivismo racionalista, que sólo cree en el poder de la razón filosófica y que considera que el mundo es esencialmente racional y justo, y frente al tragicismo, que sostiene que la realidad carece de sentido y orden, y que por tanto sólo la poesía puede comprenderla, la actitud postrágica de Ortega, Heidegger y Adorno, afirma que sólo en la tensión entre filosofía y poesía puede salvarse el ser humano, porque sólo esa colaboración y diálogo le permite acceder al ser.

    Resumo em Inglês:

    Philosophy and Poetry from a Post-tragic Point of View: Ortega, Heidegger, Adorno. Against rationalist positivism, which only believes in the power of philosophical reason and considers that the world is essentially rational and fair, and in contrast with tragicism, which asserts that reality lacks meaning and order, and therefore only poetry can understand it, the post-tragic attitude of Ortega, Heidegger and Adorno states that only in the tension between philosophy and poetry the human being can be safe, because only that colaboration and dialog allows him to gain access to the being.
  • A «transgressão do universal»: o intelectual e o poder em Michel Foucault Artigos

    Yazbek, André Constantino

    Resumo em Português:

    A partir da correlação, postulada pelo pensamento de Michel Foucault, entre o exercício do poder e a manifestação da verdade, o presente artigo pretende retraçar as exigências políticas de sua filosofia, relacionando-as com a figura de um tipo intelectual que tem por função não mais a defesa da universalidade, mas sim sua transgressão política e teórica - quer dizer: "política" porque "teórica".

    Resumo em Inglês:

    From the correlation, postulated by the thought of Michel Foucault, between the exercise of the power and manifestation of the truth, this paper aims to retrace the political demands of his philosophy, linking them to the figure of an intellectual type who has no more basis for the defense of universality, but its political and theoretical transgression - it means: "political" because "theoretical".
  • El argumento de sustracción para universales trascendentes

    Alvarado Marambio, José Tomás

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta el argumento de sustracción para defender los universales trascendentes, esto es, universales que no se encuentran instanciados. El argumento depende de dos premisas fundamentales: (i) la contingencia de las diferentes instanciaciones de un universal, y (ii) la independencia ontológica entre estas instanciaciones. Por la primera premisa se pueden postular mundos metafísicamente posibles en donde las instanciaciones dadas de un universal son sustraídas. Se puede considerar, luego, un mundo posible en donde sólo un objeto instancia el universal. Por el principio (ii) de independencia, interpretado de un modo particular, se puede postular en este punto un mundo posible en donde ningún objeto instancia el universal. Se argumenta que la tesis de independencia (ii) es demasiado fuerte para el defensor de los universales inmanentes, quien puede entenderla de un modo más moderado, compatible con la dependencia genérica de los universales a tener una u otra instancia.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the subtraction argument for transcendent universals, i.e., for universals that are not instantiated. The argument depends on two main premises: (i) the contingency of the different instantiations of a universal, and (ii) the ontological independence between these instantiations. By the first premise one can postulate metaphysically possible worlds where given instantiations of a universal are subtracted. One can consider, then, a possible world where only one object instantiates a universal. By the principle (ii) of independence, construed in a particular way, one can postulate in this point a possible world where no object instantiates the universal. It is contended that the independence thesis (ii) is too strong for the defender of immanent universal, who can construe it in a milder guise, compatible with the generic dependence of universals to having some or other instance.
  • Por uma metafísica de tramas: o mundo sem arché Artigos

    Bensusan, Hilan; Cardoso, Tomás Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a distinção entre metafísicas de paisagens e metafísicas de tramas. De acordo com as primeiras, o esforço metafísico deve ser ocupar um ponto de vista privilegiado exterior de onde possamos apresentar uma paisagem completa e final das coisas. De acordo com as últimas, o esforço metafísico deve ser explorar as tramas produzidas pela composição de diferentes paisagens desde seu interior. O trabalho defende as últimas mostrando que elas podem responder (pelo menos parcialmente) às inquietações que movem as suspeitas acerca de empreitadas metafísicas em geral. O trabalho procede ilustrando o conceito de metafísica de tramas por meio do esboço de um realismo quanto à indexicalidade, às disposições e às perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    This work draws a distinction between a metaphysics of landscapes and a metaphysics of plots. According to the former, the metaphysical endeavor aims to achieve a privileged external perspective with which we could come up with a complete and finished image of the world. According to the latter, the metaphysical endeavor aims to explore from within the plot produced by the joint implementation of different landscapes. The work puts forward and favors the latter showing that they have resources to (at least partially) face the worries that trigger the unease towards metaphysical endeavors in general. The last part of the work illustrates the concept of metaphysics of plots by putting forward a sketch of a realist stance towards indexicals, dispositions and perspectives.
  • Entre tempo e narrativa: concordância/discordância Tradução

    Ricoeur, Paul
  • Schopenhauer e as formas da razão: o teórico, o prático e o ético-místico Resenha

    Mendonça, Marinella Morgana de
  • Réplica: cuerpo y pasión en Descartes (respuesta a Juliana da Silveira Pinheiro)

    Pavesi, Pablo E.
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br