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Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 58, Número: 137, Publicado: 2017
  • CONTAR HISTORIAS: HEIDEGGER Y DERRIDA PENSADORES DE LA HISTORICIDAD* Artigos

    Potestà, Andrea

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem por objetivo analisar a raiz heideggeriana do tratamento da história no jovem Derrida. Juntamente à sua análise do problema genético em Husserl, Derrida constrói sua discussão crítica da razão histórica referindo-se ao problema da historicidade originária em "Ser e Tempo". São conhecidos os seus estudos dos anos 1970 em matéria de Heidegger, em torno do problema do tempo e da diferença (em "Ousia et grammé" e no ensaio sobre "La différance", por exemplo), porém, uma nova e mais explícita evidência sobre esta relação primária com Heidegger em torno do problema histórico é oferecida pelo curso que Derrida ministrou na École Normale Supérieure de Paris no período 1964-1965, sob o título "Heidegger: a questão do Ser e da História". Nesse curso, que acaba de ser publicado, Derrida discute a questão linguística associando-a ao problema heideggeriano da contaminação ineludível entre narração e fundação. No texto que segue, pretende-se analisar os termos de tal herança heideggeriana e, ao mesmo tempo, destacar as questões críticas que emergem desse curso e detalham a distância entre o jovem Derrida e Heidegger.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims at analyzing the treatment of history in Young Derrida under a Heideggerian basis. Together with that, add Heidegger's analysis on the genetic issue in Husserl, Derrida builds his critical discussion on the historical reason referring to the originary historicity issue in "Ser e Tempo". His studies from the 70s, in terms of Heidegger, are known, regarding the issue of time and difference (in "Ousia et grammé" and in the essay on "La difference", for example), but, a new and more explicit evidence on that primary relation with Heidegger round the historical issue is offered by the course Derrida taught at the École Normale Supérieure de Paris from 1964-1965, under the title "Heidegger: a questão do Ser e da História". In that course, which has just been published, Derrida discusses the linguistic issue linking it to Heideggerian issue of the unavoidable contamination between narrations and foundation. In the text below, we intend to analyze terms such as Heideggerian heritage and, at the same time, highlighting the critical issues emerging from that course and which detail the distance between the young Derrida and Heidegger.
  • WAS BEDEUTET "FORMALE IDENTITÄT" BEI THOMAS VON AQUIN? Artigos

    Franke, Christopher Alexander

    Resumo em Português:

    RESUMO Ainda que Tomás de Aquino não usasse o termo intencionalidade frequentemente, ele tem uma teoria que explica como nós, enquanto sujeitos, nos referimos intencionalmente aos objetos. Nossa referência funciona quando há uma "identidade formal" entre a forma no ato de percepção ou conhecimento do sujeito e a forma do objeto. Na literatura secundária, "identidade formal" é muitas vezes o nome usado para chamar essa teoria. Nosso artigo visa o fato de que, em Tomás, a tese da identidade formal não é só epistemológica, mas ela exige uma base metafísico-ontológica. O resultado da nossa investigação é que, segundo a tese da identidade formal, a referência epistêmica aos objetos funciona de maneira direta, mas por meio disso ela não produz uma variedade de objetos imanentes ou intencionais na ontologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Even if Thomas Aquinas did not use the term intentionality often, He has a theory that explains how we, as subjects, intentionally refer to objects. Our reference works when there is a "formal identity" between the form in the act of perception or subject knowledge and the form of the object. In secondary literature, "formal identity" is the name used to refer to that theory. Our article aims at the fact that, in Thomas's writings, the formal identity thesis is not only epistemological, but requires a metaphysical-ontological basis. The result of our investigation is that, according to the formal identity thesis, the epistemic reference to objects works on a direct way, but by means of that it does not produce a variety of immanent or intentional objects within ontology.
  • MARGARET CAVENDISH. ESCRITURA, ESTILO Y FILOSOFÍA NATURAL* Artigos

    Acevedo-Zapata, Diana María

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é indicar como a exploração estilística de Margaret Cavendish responde às particularidades do conceito de natureza dela, por exemplo, a tese de que a natureza é uma matéria viva, infinita, mutável e heterogênea. Primeiramente, mostrarei o modo pelo qual a autora está presente em seus escritos, como ela escreve de uma perspectiva de primeira pessoa sobre sua própria experiência e de quem ela é. Resumirei brevemente sua biografia e o contexto no qual ela praticou filosofia. Dado que suas escolhas de estilo são bastante numerosas, apresentarei somente algumas poucas, entre as peculiaridades estilísticas dela. Em segundo lugar, desenvolverei uma visão geral do seu conceito de natureza, ao contrário do proposto pelas teorias mecanicistas de seu tempo. Esclarecerei que tal conceito é expresso adequadamente pela diversidade estilística à qual Cavendish se volta em suas investigações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at indicating how Margaret Cavendish's stylistic exploration answer to the particularities of her concept of nature, i.e. the thesis that nature is live, infinite, changing and heterogeneous matter. I will first show the way in which the author is present in her writings, as she writes from a first person perspective about her own experience and from who she is. I will briefly summarise her biography and the context in which she practiced philosophy. Given that her stylistic choices are quite numerous, I will only present a few of her stylistic particularities. Secondly, I will develop the general outline of her concept of nature, as opposed to the one proposed by the mechanistic theories of her time. I will make it clear that said concept is adequately expressed in the stylistic diversity to which Cavendish turns in her investigations.
  • A OPACIDADE DO ILUMINISMO: O RACISMO NA FILOSOFIA MODERNA Artigos

    Andrade, Érico

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo central do presente artigo é entender as razões filosóficas para o discurso racista no iluminismo. A minha hipótese é de que a filosofia colocou no mesmo patamar de certeza as verdades científicas sobre os objetos naturais e o conhecimento dos diferentes povos. Com isso, ela se autorizou a traçar um horizonte impessoal e objetivo para o qual todos os povos deveriam caminhar no intuito de garantirem a maioridade da razão. Quando determinou o modelo europeu como esse horizonte, a filosofia moderna lançou bases para o etnocentrismo e para uma de suas consequências possíveis: o discurso racista. Acredito que com este texto é possível tirar da sombra o tema do racismo na filosofia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper seeks to understand the philosophical reasons for the racist discourse in the Enlightenment era. My hypothesis is that philosophy placed scientific truths on natural objects and knowledge of different peoples on the same level of certainty. With this, philosophy allowed itself to draw an impersonal and objective horizon to which all peoples should walk in order to assure the adulthood of reason. When philosophy determined the European model as that horizon, modern philosophy laid the foundations for ethnocentrism and for one of its possible consequences: racist discourse. I believe that with this text it is possible to take the theme of racism in philosophy out of the shadows.
  • POSITING AND PRESUPPOSING. A READING OF THE RELATION BETWEEN NATURE AND SPIRIT IN HEGEL'S SYSTEM* Artigos

    Sanguinetti, Federico

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, proponho-me a fornecer uma leitura da relação entre natureza e espírito a partir de uma análise do movimento de pôr e pressupor descrito por Hegel na "Ciência da Lógica", na passagem do Ser à Essência. 1) Analisarei o contexto lógico dentro do qual surge o movimento de pôr e pressupor. 2) Mostrarei o papel deste movimento dialético na determinação da relação entre as esferas da natureza e do espírito na "Enciclopédia" de Hegel. 3) Destacarei uma dificuldade que emerge na "Lógica" e mostrarei como esta dificuldade tem repercussões sobre a relação entre natureza e espírito no sistema de Hegel. Em particular, 4) uma ambiguidade que emerge no nível lógico gera duas diferentes configurações deste movimento, dependendo de se ele descreve 4.1) a relação do espírito finito ou 4.2) a relação do espírito infinito com a natureza. 5) Na última parte, mostrarei alguns problemas que derivam de minha reconstrução e tentarei sugerir - em termos gerais e programáticos - em que sentido uma análise interna da relação entre natureza e espírito em Hegel pode ser proficuamente discutida com respeito ao paradigma dominante do debate contemporâneo, isto é, o naturalismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper I will provide a reading of the relation between nature and spirit starting from an analysis of the movement of positing and presupposing, discussed by Hegel in the "Science of Logic" in his discussion of the transition between Being and Essence. 1) I will offer an analysis of the logical context within which this dialectical movement emerges. 2) I will show the role played by this dialectical movement in determining the relation between the spheres of nature and spirit in Hegelʼs "Encyclopedia". 3) I will then claim that a difficulty related to this movement arises in the "Logic", and that this difficulty reverberates in the relation between nature and spirit in Hegel's system. In particular, 4) an ambiguity arising at a logical level generates two different configurations of this movement, depending on whether the latter is meant to describe the relation of 4.1) the finite or of 4.2) the infinite spirit to nature. 5) I will finally focus on some problems deriving from my reconstruction and I will try to suggest - in very general and programmatic terms - in what sense the internal analysis of the relation between nature and spirit in Hegelʼs system can be fruitfully discussed against the dominant framework of the contemporary debate, i.e. naturalism. However, this suggestion does not necessarily imply an endorsement of Hegel's position.
  • "O QUE NOSSO TEMPO MAIS PRECISA": KIERKEGAARD E O PROBLEMA DAS CATEGORIAS NA FILOSOFIA DO SÉCULO XIX* Artigos

    Silva, Gabriel Ferreira da

    Resumo em Português:

    Resumo: Nos últimos anos, a literatura acerca da filosofia do século XIX tem apresentado uma reavaliação, tanto no que diz respeito a seus problemas e movimentos, quanto ao papel de determinados filósofos no interior daquele panorama. Com o objetivo de evidenciar a contribuição empreendida pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855) ao contexto geral da virada anti-Hegel em meados daquele século, este artigo analisa os problemas referentes às categorias como loci da tese idealista da unidade entre lógica e ontologia a partir da crítica kierkegaardiana e de seu tratamento de tais problemas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In recent years, secondary literature about 19th Century philosophy has shown a reassessment of both its problems and movements, as well as the role of some philosophers within that scenario. In order to make explicit the contribution undertaken by the Danish philosopher Søren Kierkegaard (1813-1855) to the general context of the anti-Hegelian turn in the middle of that century, this article analyzes the problems concerning categories as the loci of idealistic thesis of unity between logic and ontology as from Kierkegaard's critique and approach to such problems.
  • A CRIAÇÃO DE SI ENTRE A PARRÊSÍA E A HIPOCRISIA: ETOPOIÊTICA DO CUIDADO DE SI Artigos

    Costa, Gustavo Bezerra do Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, a criação de si enquanto estética da existência. O lastro para essa compreensão vem de uma reavaliação das formas de inteligência estocástica e astuciosa que comandam a lida com a inconstância, a multiplicidade e os acasos - formas às quais os gregos atribuíram o nome da deusa Mêtis [Μήτις]. Mais afeitas a estas inconstâncias, práticas tais como: a simulação, a dissimulação e a ênfase - próprias da arte do engano - ganham sob essa ótica uma feição de virtuosidade que o pensamento filosófico hegemônico, afeito à retidão e ao enfrentamento heroico diante do real, dificilmente se disporia a reconhecer.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper outlines a possible way of interpreting the ethical-aesthetic or ethical-poiêthical problem of the creation of self, from a re-evaluation of the concept of hypocrisy, while art of deception and the art of the actor, reconnecting it with the greek hypókrisis [ὑπόκρισις]. For it aims to establish a dialogue, or even a counterpoint, with those thinkers who, in Foucault's lectures, conformed in classical and Hellenistic antiquity elements to think, through the parhêsiástic discourse and the practice of áskêsis, the creation of self while an aesthetics of existence. The ballast for this understanding comes from a re-evaluation of forms of stochastic and astute intelligence who command the dealings with the fickleness, the multiplicity and the accidents - which forms the Greeks attributed the name of the goddess Mêtis [Μήτις]. More related to these uncertainties, practices such as: the simulation, dissimulation and the emphasis - related to some art of deception - win under this optics a feature of virtuosity that the hegemonic philosophical thought, wont to the righteousness and the heroic confrontation facing the real, would hardly accept.
  • ASCESE E GAIA CIÊNCIA NA "GENEALOGIA DA MORAL" DE NIETZSCHE Artigos

    Heit, Helmut

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo argumento que Nietzsche desenvolve a ideia de uma gaia ciência, que afirma a vida, como um possível resultado de uma história cultural do ascetismo e da sublimação. As seções finais da "Genealogia da moral" introduzem uma distinção entre ciência normal e idealista e discutem suas respectivas relações com o ascetismo. A prática do trabalho científico normal e a busca idealista pela verdade revelam, ambas, a falta de ideais autônomos. Uma análise de sua compreensão do conhecimento hipotética e instrumentalista mostra (contra Charles Larmore) que a discussão nietzscheana da verdade não é autorrrefutável. Nietzsche não é um inimigo da ciência, mas afirma uma posição privilegiada para a filosofia na hierarquia das disciplinas em um amplo contexto de emancipação cultural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper argues that Nietzsche develops the idea of a life-affirming, joyful science as a possible result of a cultural history of ascetism and sublimation. The closing sections of "On the Genealogy of Morals" introduce a distinction between normal and idealist science and discuss their respective relation to ascetism. The practice of normal scientific labour and the idealist quest for truth both reveal the lack of autonomous ideals. An analysis of his hypothetical and instrumentalist understanding of knowledge-claims shows (against Charles Larmore) that Nietzsche's discussion of truth is not self-refuting. Nietzsche is no enemy of science but assumes a privileged position for philosophy in the hierarchy of disciplines within a broader context of cultural emancipation.
  • TRANSINDIVIDUAL-TRANSVERSAL SUBJECTIVITY FOR THE POSTHUMAN SOCIETY Artigos

    Kim, Jae-Hee

    Resumo em Português:

    RESUMO O problema com o qual o "pós-humano" deve lidar é complexo: como alguém pode abraçar tanto a problematização e a construção anti-humanística do sujeito humano pelo pós-estruturalismo e, ao mesmo tempo, conectar a capacidade de tecnociência à desumanização com a possibilidade de inventar uma subjetividade pós-humana? Considerações sobre pós-humanização do humano devem expandir para além da ciborguezação baseada no fortalecimento da capacidade de indivíduos humanos, e existe a necessidade de uma mudança de paradigma para que possamos repensar e reconceitualizar o pós-humano dentro da rede relacional ontológica e sociopolítica trabalhando além da oposição do determinismo tecnocêntrico e do instrumentalismo humanocêntrico. Seres humanos foram produzidos na sociedade disciplinar na forma de "indivíduos" autodisciplinados e têm sido produzidos na sociedade de controle na forma de "divíduos" desindividualizados, respectivamente. Nesse caso, qual será a forma dos seres humanos na sociedade pós-humanista do lado de fora ou após a sociedade de controle, que ainda está por chegar? Neste trabalho, aponto as limitações de discussões sobre ciborguezação e examino o diagnóstico de Deleuze sobre a sociedade de controle baseada na tecnologia digital, argumento que podemos encontrar uma nova possibilidade para a subjetividade pós-humana no "relacionamento transindividual" de Simondon complementado pela "transversalidade" de Guattari. Proponho que será possível que uma sociedade pós-humana seja produzida quando os relacionamentos transindividuais forem baseados na operação transdutiva das invenções tecnológicas, percebendo que a potencialidade comum natural seja atingida, e um alto grau de comunicação transversal que evite que a subjugação dessa coletividade seja mantido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The problem that the "posthuman" must cope with is complex: how can one embrace both anti-humanistic problematization and deconstruction of the human subject by post-structuralism and, at the same time, link the capacity of techno-science for de-humanization with the possibility for inventing posthuman subjectivity? Consideration of the posthumanization of the human must expand further from the cyborgization based on the strengthening of human individuals' capacity, and there is need of a paradigm shift for us to rethink and reconceptualize the posthuman within the ontological and sociopolitical relational networking beyond the opposition of technocentric determinism and humancentric instrumentalism. Human beings were produced in the disciplinary society in the form of self-disciplined "individuals" and have been produced in the control society in the form of de-individualized "dividuals," respectively. If so, then what will the form of human beings be in the posthuman society outside or after the control society, which has yet to arrive? In this paper, pointing out the limitations of discussions on cyborgization and examining Deleuze's diagnosis of the control society based on digital technology, I argue that we can find a new possibility for posthuman subjectivity in Simondon's "transindividual relationship" complemented by Guattari's "transversality." I propose that it will be possible for posthuman society to be produced when the transindividual relationships based on the transductive operation of technological invention realizing the common natural potentiality are realized, and a high degree of transversal communication that prevents the subjugation of this collectivity is maintained.
  • PIERRE BOULEZ-GILLES DELEUZE: IDEAS PARA UNA LÓGICA DE LA SENSACIÓN SONORA* Artigos

    Espinoza-Lolas, Ricardo; Alvarado, Boris

    Resumo em Português:

    RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma "lógica da sensação visual" em que o conceito de "Figura" fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, analisado a partir do pensamento de Deleuze, possa mostrar os momentos decisivos de uma "lógica da sensação sonora." Por meio de alguns trabalhos de Boulez podemos ver dois elementos muito importantes para nossa pesquisa dados na estrutura instalada pela filosofia de Deleuze. Esses dois elementos que darão forma a este artigo são: as "figuras" da música e as "forças" do som expressivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to study the main objective of musical aesthetics of Boulez, to begin to commemorate 90 years, since certain categories of Deleuze, as they allow us to understand and outline a logic of sound sensation. If Deleuze worked in detail the work of Francis Bacon, for example, to create a "logic of visual sensation" where the concept of "Figure" is central, we propose that the musical work of Boulez, analyzed from Deleuze's thought, be possible to show the decisive moments of a "logic of sound sensation." Along some works by Boulez we can see two very important elements for our research in the framework installed Deleuze's philosophy are given. These two elements will shape this article are: the "figures" of music and the "forces" expressive sound.
  • LABOUR IN SOCIAL SPACETIME: A PHILOSOPHIC UPDATER FOR MARXISM* Artigos

    Liu, Yue Qian; Yao, Hong Yu

    Resumo em Português:

    RESUMO A compreensão da maioria dos estudiosos acerca do trabalho é ambígua em razão da variedade de contradições filosóficas embutidas no fato de suas teorias plausíveis não serem explicitamente declaradas, mas presumidas de modo irracional. Nós, assim, inquisitivamente, dirigimos nossa total atenção ao espaço-tempo social no qual, e através do qual, o trabalho ocorre, em sua totalidade. Em seguida, consideramos a divisão de trabalho em espaço-tempo natural como apenas uma aparência da alienação do trabalho em espaço-tempo social, segundo nossa renovação marxista da noção de trabalho - assim manifestando seu benefício em uma explicação atualizada do ser humano, segundo a qual um trabalhador deve lutar para sobreviver como um ser humano parado dentro do espaço-tempo social, lutar contra o todo-poderoso império do capitalismo na era da globalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Most scholars' comprehension on labour are ambiguous because of the variety of philosophical contradictions embedded in their plausible theories being not explicitly stated but irrationally taken for granted. We, therefore, inquisitively direct sole attention to social spacetime in which, and by which, labour in totality takes place. And then consider the division of labour in natural spacetime as just the appearance of the alienation of labour in social spacetime by our Marxist renewal of the notion of labour - thus manifesting its benefaction to an essential up-to-date explanation of human being, on which a labourer could struggle to survive as still a human being within social spacetime, to fight against the almighty empire of capitalism in the era of globalisation.
  • HONNETH, A. "DIE IDEE DES SOZIALISMUS: VERSUCH EINER AKTUALISIERUNG". BERLIM: SUHRKAMP, 2015. 168 P. Resenha

    Caux, Luiz Philipe de
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