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Open-access Kriterion: Revista de Filosofia

Publicação de: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Área: Ciências Humanas
Versão impressa ISSN: 0100-512X
Versão on-line ISSN: 1981-5336
Título anterior: Kriterion, Revista da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais
Creative Common - by 4.0

Sumário

Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 65, Número: 159, Publicado: 2024

Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 65, Número: 159, Publicado: 2024

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Artigo Original
DEUS: NÃO É O QUE VOCÊ PENSA Severo, Rogério Passos Vasconcellos, Mariana Garcia

Resumo em Português:

RESUMO Os textos sagrados das mais diversas tradições religiosas e os relatos de santos e místicos dessas mesmas tradições apresentam o domínio espiritual de modo paradoxal e misterioso, seguidamente incompreensível. Esses textos contrastam fortemente com o discurso filosófico e teológico sobre esses mesmos assuntos, que procurou descrever de modo claro e bem definido o que naqueles textos é dito de modo ambíguo, metafórico e indireto. Este artigo desenvolve um argumento originalmente formulado por William James, segundo o qual o fundamento das crenças religiosas são as experiências religiosas e não as teorias filosóficas ou teológicas. Argumentamos que uma epistemologia da religião baseada naquelas experiências não pode meramente imitar uma epistemologia de objetos comuns (os objetos físicos, por exemplo), mas precisa incorporar intuições e sentimentos como fontes de conhecimento ao lado das fontes mais tradicionais.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The sacred writings of a wide variety of religious traditions and the reports of saints and mystics of those same traditions present the spiritual domain in a paradoxical and mysterious manner, often incomprehensible. Those writings contrast starkly with the philosophical and theological discourse on those matters, which sought to describe clearly and precisely what is said ambiguously, metaphorically and indirectly in them. This paper advances an argument originally put forth by William James, according to which religious beliefs are grounded not on philosophical and theological theories, but on religious experiences. We argue that an epistemology of religion based on those experiences cannot merely imitate an epistemology of ordinary objects (e.g., physical objects), but has to incorporate intuitions and feelings as sources of knowledge alongside more traditional sources.
Artigo Original
HERMENÊUTICA ÉTICA TECIDA PELA REGRA DE OURO E REGRA DE COBRE DA MORAL; POR UMA REGRA DE PLATINA DA MORAL* Rohden, Luiz

Resumo em Português:

RESUMO Neste artigo continuarei fundamentando a face da hermenêutica ética relativa à visão e à postura de quem compreende o outro, seja pessoa,seja cultura, seja natureza. Tenho desenvolvido este projeto a partir de Hans-Georg Gadamer. Para realizar esse escopo explicitei inicialmente suas críticas àracionalidade moderna – que reifica o outro – bem como sua recomendação detratá-lo enquanto outro. A seguir fundamentei a proposta de um Eu hermeneuticus que compreende o outro sob a égide do imperativo kantiano, a saber, de não tratar o outro como objeto, mas como fim em si mesmo e pautado também pela Regra de Ouro da moral segundo a qual se deve tratar o outro como eu gostaria de ser tratado. Neste artigo, vou incorporar ao projeto de uma hermenêutica ética a proposta da Copper Rule da moral desenvolvida por Yong Huang, segundo a qual precisamos compreender e tratar o outro como ele gostaria de ser tratado, isto é, a partir da sua expectativa e do seu ethos corporificada na formulação “faça aos outros o que eles gostariam que você fizesse a eles”. Feito isso, proponho o entrelaçamento de ambas no que denomino de Regra de Platina, em que o eu trata o outro como gostaria de ser tratado e, ao mesmo tempo, trata o outro como ele gostaria de ser tratado.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT In this article I follow arguing for a face of ethical hermeneutics related to the vision and posture of those who understand the other, be it a person, be it culture, be it nature. This project was developed based on Hans-Georg Gadamer. To carry out this scope, I initially made explicit his criticism of modern rationality – which reifies the other – as well as his recommendation to treat them as another being. Next, I substantiate the proposal of an ‘ Hermeneuticus I’ that understands the other under the Kantian imperative that, namely, says ‘not to treat the other as an object, but as an end in themselves’ and also guided by the Golden Rule of morality, according to which one must ‘treat others as he/she would like to be treated themselves’. In this article, I will incorporate – within the project of an ethical hermeneutics – the proposal of a Copper Rule of morals as developed by Yong Huang, according to which we must understand and ‘treat the other as the other would like to be treated’, that is, from their expectation as recipient and from their respective ethos embodied in the formulation “do unto others as they would have you do unto them”. Having done that, I propose the interweaving of both in what I call the Platinum Rule where the ‘self treats the other as the self would like to be treated’ and, at the same time, ‘treats the other as the other would like to be treated’.
Artigo Original
TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE: A ESTÉTICA DE HEGEL DIANTE DE SUA ÉPOCA* Werle, Marco Aurélio

Resumo em Português:

RESUMO Trata-se de propor uma compreensão da estética de Hegel tendo em vista sua relação com a estética tradicional e a de sua época. Neste sentido, ressalta-se a figura de Goethe, como instância criadora e crítica, e o modo como Hegel rearranja os discursos da teoria da arte, da história da arte e da crítica de arte, recuperando as abordagens de August Schlegel e Herder. O sistema estético de Hegel reflete este rearranjo em suas três partes: sobre o ideal, as formas e as artes particulares.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The aim of this article is to propose an understanding of Hegel’s aesthetics in terms of its relationship with traditional aesthetics and the aesthetics of his time. In this sense, we highlight the figure of Goethe, both as a creator and critic, and the way in which Hegel rearranges the discourses of art theory, art history and art critique, recovering August Schlegel and Herder’s approaches. Hegel’s aesthetic system reflects this rearrangement in its three parts: on the ideal, the forms and the particular of art.
Artigo Original
MORTE E MÚSICA: MANIFESTAÇÕES ANTÍPODAS DO SILÊNCIO EM VLADIMIR JANKÉLÉVITCH* Gontijo, Clovis Salgado

Resumo em Português:

RESUMO Uma das respostas possíveis ao inexprimível é, sem dúvida, o silêncio. Contudo, se o inexprimível se revela, segundo Jankélévitch, em dois níveis antípodas, o inexprimível pela esterilidade (indizível) e o inexprimível pela fecundidade (inefável), certas modalidades de silêncio também se distinguiriam de acordo com sua pertença a um desses níveis. Este artigo pretende examinar certas modalidades de silêncio que se associam, respectivamente, à manifestação por excelência do indizível, a morte, e a uma manifestação privilegiada do inefável, a música. Assim, primeiramente, serão examinados, no âmbito da morte, o mutismo do morto, o vazio de uma filosofia sobre a morte e o silêncio diante do moribundo e do cadáver. Em segundo lugar, serão analisados, no tocante à arte sonora, o silêncio como reação à inefabilidade musical, o silêncio identificado à própria música e os silêncios que podem anteceder, integrar e suceder uma composição musical. A partir desse percurso, discutiremos o problema do silêncio absoluto, o parentesco entre as experiências musical e mística, a possibilidade de aproximação dos silêncios referentes aos dois níveis do inexprimível, assim como as diferenças qualitativas entre alguns dos silêncios identificados.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Silence is, undoubtedly, one of the responses to the inexpressible. Nevertheless, if the latter may occur, according to Jankélévitch, in two antipode levels, the sterile inexpressibility (untellable) and the fecund inexpressibility (ineffable), some sorts of silence could be also distinguished according to their belonging to one of these levels. This article intends to examine the examples of silence that can be respectively associated with the prime manifestation of the untellable, death, and to a privileged manifestation of the ineffable, music. Therefore, it will be firstly examined, in the sphere of death, the mutism of the dead person, the emptiness of a philosophy of death, and the silence before the moribund or the corpse. Secondly, it will be analyzed, in the realm of music, silence as a reaction to musical ineffability, silence identified with music itself, and silences that may precede, integrate, and follow a musical composition. The proposed itinerary will enable a discussion on the problem of absolute silence, on the kinship between musical and mystical experiences, on the possible approach between the untellable and the ineffable silences, as well as the qualitative differences among some of the recognized examples of silence.
Artículo Original
CONOCIMIENTO LÓGICO Y RAZONAMIENTO ORDINARIO: MÁS QUE CONSIDERAR, MENOS QUE CREER* Tajer, Diego

Resumo em Espanhol:

RESUMEN En su artículo “Logical knowledge and ordinary reasoning”, Besson (2012) argumenta que el enfoque disposicional del conocimiento lógico está condenado al fracaso. Como respuesta, Steinberger y Murzi (2013) sugieren un nuevo criterio de conocimiento lógico que parece evitar las objeciones de Besson. En este artículo, argumento que este nuevo enfoque es erróneo, porque las demandas que impone sobre el agente son demasiado débiles. Luego, elaboro un criterio modificado que no es afectado por la mayor parte de las objeciones.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT In her article “Logical knowledge and ordinary reasoning”, Besson (2012) argued that the dispositional notion of logical knowledge is doomed to failure. As a response, Steinberger and Murzi (2013) suggested a new criterion of logical knowledge, which seems to avoid Besson’s objections. In this paper, I argue that this new approach is mistaken, for the demands that it imposes over the agent are too weak. Then, I develop a modified criterion that is not affected by most of the objections.
Artigo Original
A LÓGICA NEGATIVA DO INCONSCIENTE: UMA RESPOSTA À MAIS SEVERA CRÍTICA DE ADORNO À PSICANÁLISE Freitas, Verlaine

Resumo em Português:

RESUMO O objetivo deste texto é realizar uma análise crítica da abordagem de Theodor Adorno à teoria psicanalítica, principalmente a de Sigmund Freud, com foco nos aforismos 36 a 39 e 42 das Minima Moralia. Na primeira parte, faremos uma leitura dos argumentos do filósofo levando em conta os pontos mais fortes de sua argumentação. Na segunda, ofereceremos apontamentos críticos para evidenciar as impropriedades conceituais que vemos presentes na abordagem de Adorno. Procuraremos demonstrar a hipótese de que as críticas de Adorno desconsideram três importantes aspectos conceituais da teoria psicanalítica: o inconsciente concebido de um ponto de vista sistemático, o recalque como diferenciado da repressão e o ímpeto pulsional concebido a partir da dinâmica do recalque.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The aim of this text is to conduct a critical analysis of Theodor Adorno’s approach to psychoanalytic theory, particularly that of Sigmund Freud, focusing on aphorisms 36 to 39 and 42 from “Minima Moralia.” In the first part, we will read the philosopher’s arguments taking into account the strongest aspects in his argumentation. In the second part, we will provide critical points to highlight possible conceptual inaccuracies present in Adorno’s approach. We will try to demonstrate the hypothesis that Adorno’s criticisms disregard three important conceptual aspects of psychoanalytic theory: the unconscious conceived from a systematic point of view, repression differentiated from suppression, and the drive impulse conceived from the dynamics of repression.
Artigo Original
QUENTIN SKINNER ACERCA DA “DOUTRINA MAQUIAVÉLICA” E ESTOICA DE MONTAIGNE* Salgueiro, Fernanda Elias Zaccarelli

Resumo em Português:

RESUMO O objetivo deste trabalho é considerar criticamente a leitura de Quentin Skinner, apresentada em As fundações do pensamento político moderno, a respeito da obra de Montaigne e, em particular, do ensaio “De l’utile et de l’honneste”. O historiador da Universidade de Cambridge insere Montaigne em uma matriz filosófica que perpassa tanto a “doutrina maquiavélica”, vinculada ao discurso da razão de Estado, quanto o ideário político dos estoicos e dos neoestoicos. Procuramos demonstrar a fragilidade desta tese ao assinalar, primeiro, o reconhecimento de Montaigne à virtude dos princípios do pensamento de Maquiavel, pensamento que não é confundido com as doutrinas do maquiavelismo e da razão de estado, as quais rejeita; e, depois, a diferente abordagem de Maquiavel e Montaigne acerca da relação entre ética e política. Quanto aos estoicos, caracterizados pelo autor pela resignação diante da “morte pública”, o movimento do texto vai no sentido de apontar que esta não é uma marca atribuível aos estoicos como um todo e ainda menos a Montaigne. Ao cabo, apresentamos uma leitura do ensaio para nele destacar detalhes que reforçam que o pensador francês não pode ser afiliado, como faz Skinner, nem à doutrina maquiavélica, nem ao estoicismo ou neoestoicimo.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The aim of this paper is to critically consider Quentin Skinner’s reading, presented in The Foundations of Modern Political Thought, of Montaigne’s work, in particular the essay «De l’utile et de l’honneste». The Cambridge University professor places Montaigne in a philosophical matrix that includes both the «Machiavellian doctrine», supposedly linked to the discourse of reason of state, and the political ideology of the Stoics and Neo-Stoics. We try to demonstrate the fragility of this thesis by pointing out, firstly, Montaigne’s recognition of the virtue of the principles of Machiavelli’s thought, which is not confused with the doctrines of Machiavellianism and reason of state, which he rejects; and, secondly, the different approach of Machiavelli and Montaigne to the relationship between ethics and politics. As for the Stoics, characterized by the author for their resignation in the face of «public death», the text moves in the direction of pointing out that this is not a trait attributable to the Stoics as a whole, much less to Montaigne. In the end, we present a reading of the essay in order to highlight details that reinforce the fact that Montaigne cannot be affiliated, as Skinner does, either with the doctrine of Machiavellianism and reason of state, or with Stoicism or neo-Stoicism.
Artículo Original
RETÓRICA DE LOS NOMBRES Y SPRACHE EN WALTER BENJAMIN* Elizondo, Eduardo García

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El presente trabajo se propone analizar la retórica de los nombres elaborada en el escrito „Über Sprache überhaupt und über die Sprache des Menschen“. En función de ello, mediante una vía de interpretación expositiva, abordaremos cómo se articula la lectura retórica que Walter Benjamin hace de figuras teológicas con su concepción del habla (Sprache) como lógos, el estatuto de su carácter incondicionado y lo indecible. Para esa tarea, expondremos la incompatibilidad constitutiva entre la categoría de nombre (como elemento de análisis de la instancia retórica del habla) y la categoría de signo (la cual, en su caracterización instrumental, se reduce a una unidad de análisis de tipo lógico-matemático). A partir de la exposición de estos momentos, arribaremos a las consideraciones finales de que aquella incompatibilidad constitutiva permite pensar el carácter paradójico irreductible en el que se funda el habla.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The present work proposes to analyze the rhetoric of names in the text “On language as such and on the language of man”. Based on this, through a way of expository interpretation, we will address how Walter Benjamin’s rhetorical use of theological figures is elaborated in its conception of speech (Sprache) as lógos, the status of its unconditional character and the unspeakable. For this task, we will expose the constitutive incompatibility between the category of name (as an element of analysis of the rhetoric instance of speech) and the category of sign (which, in its instrumental characterization, is reduced to a logical-mathematical unit of analysis). The exposition of these moments will be the starting point from which we will arrive at the following final considerations: that constitutive incompatibility allows us to think about the peculiar paradoxical character on which speech is founded.
Artigo Original
¿HACIA LA APATÍA PERPETUA?: KANT Y LA COMPASIÓN* Pessis, Begoña

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El presente artículo explora los sentimientos en la filosofía práctica de Kant y, particularmente, el lugar de la compasión en su programa. En primer lugar, se determinará si la compasión, además de no ser un móvil con valor moral, puede incluso ser tenida por un tipo de enfermedad. En segundo lugar, se dilucidará si acaso hay alguna clase de compasión que no sea hostil o sea incluso favorable para la “salud moral”. En tercer lugar, se juzgará si es adecuado postular una sociedad apática y libre de compasión como ideal asintótico. En cuarto y último lugar, se evaluará si puede integrarse, y cómo, la compasión al modelo ético de Kant.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This paper addresses feelings and, specifically, the place of compassion in Kantian practical philosophy. First, it will be determined whether compassion, besides not being a moral motive, can even be regarded as a kind of illness in Kant. Second, it will be established if there is any kind of compassion that is benign “moral health”. Third, it will be judged whether it is appropriate to postulate an apathetic society free of compassion as an asymptotic ideal. Fourth, and finally, it will be assessed whether and how compassion can be integrated into Kant’s ethical model.
Artigo Original
REPAGINANDO “IDEOLOGIA”: “FILOSOFIA” E “PRÁTICA” NOS ESCRITOS DE 1844 A 1846 DE MARX E ENGELS* Taufer, Felipe

Resumo em Português:

RESUMO Alguns comentadores contemporâneos das obras de Marx e Engels fizeram bem em chamar atenção para a peculiaridade do uso do conceito “ideologia” como “inversão da relação entre processo de pensamento e existência vivida”. Este uso aparece com clareza decisiva nas críticas que Marx e Engels endereçam ao “pós-hegelianismo” e ao “socialismo verdadeiro”. Muitas vezes, porém, torna-se difícil compreender com um certo grau de detalhe o que tal suposta “inversão” significa. Pretendo fornecer uma explicação não exaustiva, mas ainda assim mais assertiva e específica do que estas tradicionais generalidades, da suposta “inversão” neste texto. Trata-se de uma mera repaginação de “ideologia” que tem em vista situar e contextualizar os usos de Marx e Engels deste termo contra o pano de fundo de suas discussões acerca dos limites da atividade filosófica. Por conta disso, minha explicação toma como eixo explicativo do emprego do conceito “ideologia” as relações entre os termos “filosofia” e “prática” (seções 2, 3 e 4). Tento também distinguir dois momentos da aparição do conceito “ideologia”: (i) dois passos analíticos ou notas características que a expressão “ideólogos conceituais ativos” comporta; (ii) o caráter filosófico, normativo e irreflexivamente acrítico de tentativa de solução dos “problemas efetivos da vida” implicado na “ideologia” (seções 5 e 6). A contribuição almejada pelo texto é de mostrar que o conceito “ideologia” tem em vista categorizar e criticar abordagens excessivamente filosóficas tanto para explicações quanto para críticas da realidade social. A contribuição almejada pelo texto é de mostrar que o conceito “ideologia” tem em vista categorizar e criticar abordagens excessivamente filosóficas tanto para explicações quanto para críticas da realidade social. Isso não representa uma invalidação do uso do termo pelas tradições marxistas e da teoria crítica.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Some contemporary scholars of Marx and Engels’ works have done well to draw attention to the peculiarity of their use of the concept “ideology” as an “inversion of the relationship between thought process and lived existence”. This use appears with crucial precision in Marx and Engels’ critiques of “post-Hegelianism” and “true socialism”. However, it is often difficult to understand in any level of detail what this supposed “inversion” means. I intend to provide a non-exhaustive, but nevertheless more assertive and specific explanation of the supposed “inversion” in this text. This is merely a reframing of “ideology” in order to situate and contextualize Marx and Engels’ use of the term against the backdrop of their discussions about the limits of philosophical activity. For this reason, my explanation takes the relationship between the terms “philosophy” and “practice” (sections 2, 3 and 4) as the explanatory axis for the use of the concept “ideology”. I also try to distinguish two moments in the appearance of the concept “ideology”: (i) two analytical steps or typical notes that the expression “active conceptual ideologues” contains; (ii) the philosophical, normative and irreflexively acritical nature of the attempt to solve the “real problems of life” implied in “ideology” (sections 5 and 6). The text’s intended contribution is to show that the concept of “ideology” aims to categorize and critique excessively philosophical approaches to both explaining and critiquing social reality. This does not, however, invalidate the use of the term by the Marxist and critical theory traditions.
Artigo Original
AUCTORITAS, DECOR E RATIO MEDIOCRITATIS: A ARQUITETURA E O RECONHECIMENTO PÚBLICO EM VITRÚVIO E ALBERTI Pedro, Ana Paula Giardini

Resumo em Português:

RESUMO No século XV, pontífices, senhores seculares e homens de poder italianos, imbuídos do desejo de restaurar a dignidade que outrora caracterizou a antiga Roma, identificavam as virtudes de liberalitas e magnificentia como instrumentos de legitimação política. No entanto, contavam com disposição territorial e financeira tanto mais estreita que aquela de pregressos impérios. Nesse contexto, Leon Battista Alberti, vislumbrando incitar investimentos edilícios e profícuas relações de mecenato a arquitetos, identifica em valores antigos a chave para essa complexa questão: a dignificação da arquitetura e do artífice para construção de registros sempiternos do ‘bom governo’. Em seu De Re Ædifcatoria, o humanista prescreve a excelência da arte fundada na concinnitas, que perpassa a ratio mediocritatis e cinge os preceitos vitruvianos de decor e symmetria descritos no De Architectura. Assim, este artigo propõe compreender como ambos os tratadistas, cada um a seu modo, demonstram que o valor excelso da Arquitetura, alcançado pela sollertia ingenium guiada pela reflexão doutrinal, ultrapassa a preciosidade vulgar de investimentos suntuosos. Assim, conferindo auctoritas a obras que fizessem presente dignitas e honestas no reconhecimento visual, mesmo com investimentos parcimoniosos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT During the 15th century, pontiffs, secular lords and men of power from Italy, absorbed in the desire to restore a dignity that long time ago characterized ancient Rome, identified the virtues of liberalitas e magnificentia as instruments of political legitimation. However, they had a territorial and financial disposition so much narrower than that of previous empires. In this context, Leon Battista Alberti, envisioning to incite building’s investments and fruitful patronage relationships with architects, identifies in ancient values the key to this complex issue: the dignification of architecture and the craftsmanship to build everlasting records of ‘good government’. In his De Re Ædficatoria the humanist prescribes the excellence of art based on concinnitas which permeates the ratio mediocritatis and approaches the Vitruvian precepts of decor and symmetria described in De Architectura. Therefore, this paper proposes to understand how both writers, each in their own way, demonstrate that the excellent value of Architecture achieved through sollertia ingenium guided by doctrinal reflection exceeds the vulgar preciousness of sumptuous investments. Thus, conferring auctoritas to constructions that show dignitas and honestas in the visual recognition, even using parsimonious investments.
Artigo Original
DEMONSTRAÇÃO INDIRETA EM JOÃO BURIDAN* Alt, Guido

Resumo em Português:

RESUMO Neste artigo, proponho uma análise da abordagem de João Buridan a demonstrações por reductio ad impossibilem, ou demonstrações indiretas. Em distinção a demonstrações categoriais, demonstrações indiretas envolvem um condicional com um antecedente impossível. Central para o artigo é o problema de como a análise de demonstrações indiretas proposta por Buridan se relaciona com seu notório comprometimento ao princípio ex impossibili quodlibet (EIQ), explicitado no Tractatus de Consequentiis. As duas primeiras seções do artigo (1-2) descrevem como Buridan aborda os princípios inferenciais de demonstrações indiretas, pondo-os no contexto da sua teoria da consequência lógica. Nas duas seções restantes (3-4), investigo as aplicações dessa forma de demonstração a partir dos apontamentos feitos acerca dela no comentário de Buridan ao sétimo livro da Física. Ao fim, concluise que a distinção entre contrapossíveis acerca de impossibilidades absolutas e contrapossíveis acerca de impossibilidades nômicas é central para o uso legítimo de demonstrações indiretas na acepção de Buridan.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT In this article I propose an analysis of John Buridan's approach to demonstrations by reductio ad impossibilem, or indirect demonstrations. In distinction to categorical demonstrations, indirect demonstrations involve a conditional with an impossible antecedent. Central to the article is the problem of how Buridan’s analysis of indirect demonstrations relates to his notorious commitment to the ex impossibili quodlibet (EIQ) principle, as spelled out in his Tractatus de Consequentiis. The first two sections of the article (1-2) describe how Buridan approaches the inferential principles of indirect demonstrations, placing them in the context of his theory of logical consequence. In the remaining two sections (3-4), I investigate some key applications of this form of demonstration in Buridan’s commentary on the seventh book of Physics. The paper concludes that the distinction between counterpossibles about absolute impossibilities and counterpossibles about nomic impossibilities is central for the use of indirect demonstrations in Buridan’s sense.
Original Article
AVALIANDO O PACIFISMO DA TRAGÉDIA MORAL Abal, Federico German

Resumo em Português:

RESUMO O pacifismo e a teoria da guerra justa têm a mesma abordagem binária para analisar a moralidade da guerra. De acordo com o binarismo, qualquer guerra é moralmente justificada ou moralmente injustificada, e quando travar uma guerra é moralmente injustificado, não travar essa guerra é moralmente justificado. O pacifismo da tragédia moral, defendido por Nicholas Parkin, argumenta que, embora travar a guerra seja sempre moralmente injustificado, em algumas ocasiões não travar a guerra também pode ser moralmente injustificado. Nessas ocasiões, os agentes enfrentam uma tragédia moral, na qual não há escolha moralmente justificada, considerando todos os aspectos. Neste ensaio, apresento três argumentos contra o pacifismo da tragédia moral e indiretamente a favor do binarismo.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Pacifism and just war theory share the same binary approach to analyze the morality of war. According to binarism, any war is either morally justified or morally unjustified and when waging a war is morally unjustified, not waging that war is morally justified. Moral tragedy pacifism, advocated by Nicholas Parkin, argues that while waging war is always morally unjustified, on some occasions not waging war may also be morally unjustified. On those occasions, agents face a moral tragedy, in which there is no morally justified choice, all things considered. In this essay, I present three arguments against moral tragedy pacifism and indirectly in favor of binarism.
Artigo Original
“FALO APENAS UMA LÍNGUA E ELA NÃO É MINHA”. DESCOLONIZAÇÃO E INVENÇÃO DA LÍNGUA, O MESSIANISMO PARA ALÉM DO COLONIALISMO HUMANISTA* Bernardo, Martha

Resumo em Português:

RESUMO O artigo reflete sobre o tema da colonização em Derrida presente em O monolinguismo do outro. Pretende-se mostrar como o projeto colonial moderno humanista se reflete na língua, impondo uma dimensão etnocêntrica. Visa-se, num primeiro momento, após apresentar a ideia de uma colonização essencial intrínseca à língua, elucidar o que Derrida considera como uma estrutura quase-transcendental da língua dada pelo jogo entre o elemento aneconômico da intradutibilidade e o elemento econômico da intertradutibilidade, de onde se extrai um caráter universal da língua e a necessidade de pensá-la ética e politicamente através da ideia de língua por vir, apontada pelo referido filósofo. Num segundo momento, abordaremos a noção de porvir (avenir), em Derrida, relacionando-a brevemente a três ideias às quais ela aparece associada: 1. A democracia porvir, 2. O messianismo e 3. A hospitalidade, com o intuito de melhor compreender o significado que o desconstrutor atribui à língua por vir. Finalmente, extraímos a seguinte conclusão: a possibilidade de pensar o quase-conceito de idioma e a escritura em Derrida como meios para imantar uma língua por vir.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The article reflects on the theme of colonization in Derrida present in The Monolingualism of the Other. The aim is to show how the modern humanist colonial project is reflected in the language, imposing an ethnocentric dimension. The aim is, initially, after presenting the idea of an essential colonization intrinsic to language, to elucidate what Derrida considers as a quasi-transcendental structure of language given by the game between the aneconomic element of untranslatability and the economic element of intertranslatability, of where a universal character of language and the need to think about it ethically and politically through the idea of language to come, pointed out by the aforementioned philosopher, are extracted. Secondly, we will address Derrida’s notion of the future (avenir), briefly relating it to three ideas with which it appears associated: 1. Democracy to come, 2. Messianism and 3. Hospitality, with the aim of better understanding the meaning which the deconstructor attributes to the language to come. Finally, we draw the following conclusion: the possibility of thinking about the quasi-concept of language and writing in Derrida as a means to magnetize a language to come.
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