Open-access O DISCURSO DA CULTURA POP E A MEMÓRIA AFETIVA: ESTRATÉGIAS MITOLÓGICAS NO CONSUMO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO

POP CULTURE DISCOURSE AND AFFECTIVE MEMORY: MYTHOLOGICAL STRATEGIES IN CONTEMPORARY MEDIA CONSUMPTION

EL DISCURSO DE LA CULTURA POP Y LA MEMORIA AFECTIVA: ESTRATEGIAS MITOLÓGICAS EN EL CONSUMO MEDIÁTICO CONTEMPORÁNEO

Resumo

Este artigo investiga a relação entre o discurso da cultura pop e a memória afetiva, analisando como narrativas mitológicas são mobilizadas como estratégias de engajamento e consumo no contexto midiático contemporâneo. A pesquisa busca compreender como produtos culturais atuais rememoram e reconfiguram elementos do imaginário coletivo para estabelecer vínculos emocionais com o público. A metodologia baseia-se em abordagem qualitativa exploratória, sustentada por estudo bibliográfico focado nos eixos da memória afetiva, das narrativas míticas e da cultura pop. Para tanto, são examinados dois estudos de caso representativos: o remake da novela Pantanal (2022) e a série Cidade Invisível (Netflix, 2021). Os resultados demonstram como a memória afetiva é instrumentalizada pela indústria cultural para criar engajamento e promover consumo, evidenciando a complexa relação entre memória individual, memória coletiva e memória teleafetiva mediada pelas tecnologias de comunicação.

Palavras-chave:
Discurso; Cultura Pop; Memória afetiva; Narrativa mítica

location_on
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro