Resumo
Este artigo apresenta uma análise das relações dialógicas estabelecidas a partir do gênero discursivo cartaz. Para tanto, toma como objeto de investigação dois cartazes nazistas que circularam na Alemanha durante o governo autoritário e eugenista de Adolf Hitler. O objetivo é identificar, nos enunciados em questão, como a linguagem verbo-visual desse modo social de dizer constrói, dialogicamente, sentidos, tornando-se um mecanismo de persuasão social. Para empreender essa análise, adota-se como referencial a teoria sócio-histórico-dialógica do Círculo de Bakhtin, bem como os estudos posteriores de seus caudatários brasileiros, que abrem espaço para a investigação dialógico-discursiva da verbo-visualidade (Brait, 2009, 2013). Como resultado, demonstra-se que os enunciados nazistas, balizados sob o gênero discursivo cartaz, cumpriram sua função social de persuasão, contribuindo para a consolidação do projeto enunciativo de seu idealizador: construir uma mentalidade coletiva contra os judeus.
Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso; Gênero discursivo; Cartaz; Propaganda nazista
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