Resumo
Este estudo examina a relação entre a reconstrução da identidade do aprendiz e a aquisição do português brasileiro (PB) como língua adicional (L2) por um intercambista. Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, a pesquisa foca nas experiências de um estudante de pós-graduação do Equador. A coleta de dados envolveu entrevistas, observações e análise das interações do participante nas redes sociais e testes de proficiência. Com base na teoria sociocultural (Vygotsky, 1986) e na teoria social (Norton, 1995), o estudo explora como a identidade em evolução do participante como acadêmico estrangeiro moldou sua motivação e investimento no PB. Embora os ganhos formais de proficiência tenham sido limitados, o estudo revela uma relação dinâmica entre o desejo do participante de integrar-se à comunidade brasileira e seu investimento no aprendizado de PB em um nível básico para atender a necessidades acadêmicas e sociais.
Palavras-chave:
Reconstrução da Identidade do Aluno; Aquisição L2 (Aquisição de Língua Adicional); Português Brasileiro; Estudantes de intercâmbio; Interação social