Gêneros do discurso e apropriação de saberes: (re)conhecer as práticas linguageiras em sala de aula

Genres du discours et appropriation de savoirs: (re)connaître les pratiques du langage en salle de classe

Géneros del discurso y apropiación de saberes: (re)conocer las prácticas lenguajeras en sala de aula

Genres and the appropriation of knowledge: recognizing language practices in the classroom

Maria de Lourdes Meirelles Matencio Sobre o autor

Toda atividade social pressupõe a realização de ações de linguagem. Parece ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua materna centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação como formas de desencadear os processos de aprendizagem visados. À luz desse ponto de vista, este texto discute a relevância de se trabalhar com os gêneros do discurso - concebidos como gêneros de atividades interacionais -, a fim de garantir a construção de saberes essenciais para a atuação do sujeito nas diversas práticas de linguagem com as quais vier a se deparar.

Gênero do discurso; letramento; prática de linguagem; atividade


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br
Accessibility / Report Error