Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna

Les études dans la littératie et dans la formation du professeur de langue maternelle

Los estudios de literacia y la formación del profesor de lengua materna

New literacy studies and language teacher education

Angela B. Kleiman Sobre o autor

Este trabalho tem por objetivo discutir algumas contribuições dos Estudos do Letramento - o estudo das práticas relacionadas com a escrita em toda atividade da vida social - para a reflexão sobre a formação do professor de língua materna. Primeiramente, discutiremos aspectos éticos dessa abordagem, relacionados ao método qualitativo da pesquisa, que resguardam o pesquisador do perigo, sempre constante, de seus resultados de pesquisa serem utilizados para a reprodução de críticas e estereótipos sobre o docente. Em seguida, analisaremos, em documentos que prescrevem, avaliam ou informam as ações do professor, as exigências em relação aos saberes específicos dos alfabetizadores e professores de língua materna. Finalmente, com base na análise crítica dessas exigências, exploraremos uma alternativa de formação baseada na participação na prática social.

Letramento; formação do professor; língua materna; prática social


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br