Acessibilidade / Reportar erro

Não era uma prática para mim escrever: letramento acadêmico e desenvolvimento profissional em comunidade de prática

Resumo

Discute-se, neste texto, sobre como o processo de letramento acadêmico de professores em formação continuada, junto a uma comunidade de prática, pode impulsionar seu desenvolvimento profissional e sua (re)construção identitária. A pesquisa é qualitativa, e os dados foram gerados em encontros de formação continuada e em entrevista semiestruturada com uma participante da formação. Os dados, analisados a partir da articulação de duas tradições de pesquisa, o interacionismo sociodiscursivo e os estudos de letramento, evidenciam a tomada de consciência da professora sobre seu processo de letramento acadêmico e desenvolvimento profissional. Os resultados sinalizam que, para que o desenvolvimento profissional do professor aconteça, é preciso que lhe seja oferecido um lugar que legitime sua participação, e no qual formas significativas de afiliação se desenvolvam.

Palavras-chave:
Letramento acadêmico; Desenvolvimento profissional; Identidade; Comunidade de prática; Formação continuada de professores

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br