Avanços e retrocessos nas propostas de ensino de Língua Portuguesa: questões de ideologia e de poder

Avances y retrocesos en las propuestas de enseño de lengua portuguesa: cuestiones de ideología y de poder

Advances and setbacks in the guidelines for Portuguese teaching: issues of ideology and power

Progrès et rétrogradation dans les propositions d'enseignement de langue portugaise: questions d'idéologie et de pouvoir

Maria Sílvia Cintra Martins Sobre o autor

Chamamos neste artigo a atenção para as questões de ideologia e de poder de cuja influência freqüentemente não nos damos conta, embora estejam sempre presentes nos contextos cotidianos de sala de aula, atravessando-os. Temos como principal objetivo alertar para os vetores que exercem pressão sobre a atuação do professor. Detemo-nos em considerações a respeito dos diferentes guias curriculares para o ensino de Língua Portuguesa. Discutimos de que forma as diretrizes recentes adotadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na forma dos "Cadernos do Professor", representam um retrocesso histórico em função de certos componentes ideológicos e hegemônicos que comportam.

Língua materna; ensino; poder; ideologia; trabalho; docência


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