Resumo
Os brinquedos têm uma função na brincadeira, bem como uma dimensão multifuncional, uma vez que se relacionam com a comunicação visual, pois suas representações conduzem as crianças a práticas inesperadas, o que estimula os designers a explorarem constantemente novas formas de apresentar suas narrativas a uma dupla audiência de pais e filhos. Este artigo investiga como o discurso das campanhas de brinquedos vem mudando ao longo da última década, focalizando as características verbais e visuais das campanhas de brinquedos contemporâneos. Baseia-se na abordagem semiótica social de Kress e van Leeuwen (2006) para as análises das imagens, e nos estudos culturais (BROUGÈRE, 2014), de modo a proporcionar uma visão mais ampla das questões de diversidade, representação e inclusão. As análises sugerem que, à medida que a diversidade e a ruptura gradual das fronteiras de gênero ganharam maior visibilidade nas mídias infantis, testemunhamos a ruptura de narrativas tradicionalmente concebidas em linhas e campanhas de brinquedos.
Palavras-chave:
Brinquedo; Campanha; Diversidade; Narrativa; Multimodalidade.