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Polidez, relevância e conciliação de metas: uma análise de “Você pode passar o sal?”

Resumo

Com base nas teorias de conciliação de metas de Rauen, de relevância de Sperber e Wilson e de polidez de Brown e Levinson, modelamos neste ensaio o enunciado “Você pode passar o sal?” - tomado como um exemplo clássico de pedido polido entre teóricos da polidez - assumindo que a mobilização de um ato de fala polido ou atenuado contribui para a realização de objetivos práticos. Em seguida, discutimos a modelagem considerando algumas críticas produzidas pelos estudos de polidez de segunda onda e estudos de polidez orientados pela teoria da relevância. Concluímos que aspectos de polidez integram planos de ação intencionais, afetando a projeção da meta prática de nível mais baixo que superordena as respectivas submetas informativa e comunicativa. Afirmamos que o falante define no escopo dessa meta prática de nível mais baixo o ato de fala, a superestratégia de polidez e a formulação do enunciado polido considerando uma paleta de possibilidades linguísticas.

Palavras-chave:
Polidez linguística; Pragmática cognitiva; Teoria de conciliação de metas; Teoria da relevância; Teoria da polidez

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