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O JORNAL ESCOLAR COMO MÍDIA CONTRA-HEGEMÔNICA - JORNALISMO DE ESCOLA NÃO MODELADO PELO JORNALISMO COMERCIAL DOMINANTE* 1 Conceito inspirado nas reflexões de Harvey (1990).

School Newspaper as a Counter-Hegemonic Media - A School Journalism not Framed by Dominant Commercial Journalism

El periódico escolar como media contra-hegemónicos - periodismo de escuela no modelado por el periodismo comercial dominante

Resumo

Neste trabalho é analisada a influência de jornais alternativos no processo de configuração midiática de um jornal escolar. Trata-se de uma experiência de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis/SC, Brasil, da qual participaram 25 estudantes, a professora, e dois pesquisadores. Nessa experiência, desenvolvida sob a égide da Análise Crítica de Gêneros (BONINI 2011; 2013), foram utilizados, como base do trabalho pedagógico, jornais alternativos - de bairro, de igreja, de partido, etc. Buscou-se, neste estudo, considerando as fases do processo de produção do jornal escolar, verificar o tipo de mídia construída e se ela se alinharia, em alguma medida, com um perfil de mídia contra-hegemônica.

Palavras-chave:
Jornal escolar; Mídia; Gêneros do discurso; Contra-hegemonia.

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