Open-access PARÁFRASES NA ESCRITA ACADÊMICA: O DILEMA DA COLCHA DE RETALHOS

PARAPHRASES IN ACADEMIC WRITING: THE PATCHWORK DILEMMA

PARÁFRASIS EN LA ESCRITURA ACADÉMICA: EL DILEMA DE UNA COLCHA DE RETAZOS

Resumo

O discurso científico fundamenta-se no diálogo entre vozes autorais e alheias, sendo a paráfrase um recurso central na escrita acadêmica. Este artigo problematiza o uso de paráfrases na produção científica da área de Letras, com o propósito de compreender como as referências consultadas são mobilizadas e reformuladas. Com base em autores como Fuchs, Ribeiro e Hilgert, a análise destaca paráfrases elaboradas por estudantes de pós-graduação a partir de enunciados teóricos disponíveis na web, revelando casos de fidelidade e de deturpação do sentido original. Os resultados apontam para a urgência de se fortalecer o ensino da escrita acadêmica no Ensino Superior, enfatizando a qualidade da interpretação e o uso ético das fontes.

Palavras-chave:
Paráfrase; Escrita acadêmica; Vozes alheias; Fidelidade interpretativa; Plágio de fonte

location_on
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro