Open-access ENTRE A DOR E O ACOLHIMENTO: ESCOLA, CRIANÇA E LEITURA EM INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS

BETWEEN PAIN AND CARE: SCHOOL, CHILDREN AND READING IN INFÂNCIA, BY GRACILIANO RAMOS

ENTRE EL DOLOR Y EL AMPARO: ESCUELA, NIÑEZ Y LECTURA EN INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS

Resumo

Este artigo explora o desenvolvimento de leitores no contexto escolar, conforme representado no livro Infância, de Graciliano Ramos. O estudo examina a relação do protagonista com a escola e a leitura para destacar questões centrais no contexto educacional brasileiro, incluindo o papel das escolas, a experiência da infância e o desafio de promover hábitos de leitura no Brasil. Os resultados revelam que o desenvolvimento do protagonista como leitor se dá em um ambiente escolar marcado pela violência e pela exclusão. Além disso, a narrativa retrata a infância como um período em que a violência é naturalizada. Por fim, o livro apresenta a formação do leitor como marcada por um distanciamento constante entre a criança e a leitura, especialmente nos espaços institucionais.

Palavras-chave:
Escola; Infância; Leitura

location_on
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro