Para além da hora do recreio: a representação da realidade em anúncios de bonecas de moda

Danielle Barbosa Lins de Almeida Sobre o autor

Este artigo analisa os significados expressos pelo discurso dos anúncios virtuais da boneca brasileira Susi, extraídos do site www.estrela.com.br. Apoiado na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1994), o artigo analisa as estruturas de transitividade e os grupos nominais, ao enfocar os temas que os anúncios da Susi contemplam, os papéis que eles refletem e o tipo de relacionamento que é estabelecido entre seus participantes. A análise das estruturas de transitividade dos anúncios da Susi aponta para a construção de um mundo textualmente caracterizado por atividades típicas de classe média-alta, que giram em torno de processos materiais e relacionais. As análises dos itens lexicais especificam a natureza destas atividades, ao abordarem temas como moda, beleza, dieta, esportes, lazer, estudos e carreira, alterando, assim, uma visão tradicional da figura feminina, exclusivamente centrada no contexto doméstico.

Discurso; anúncio publicitário; gênero social; brinquedo; gramática sistêmico-funcional


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br