Open-access SENTIDOS DE VIOLÊNCIA POLICIAL EM UM CARTAZ ESCOLAR: ATO FALHO, DISCURSO POLÊMICO E CONDICIONAMENTO INTERPRETATIVO

MEANINGS OF POLICE VIOLENCE IN A SCHOOL POSTER: FAILED ACT, POLEMICAL DISCOURSE, AND INTERPRETIVE CONDITIONING

SENTIDOS DE LA VIOLENCIA POLICIAL EN UN CARTEL ESCOLAR: ACTO FALLIDO, DISCURSO POLÉMICO Y CONDICIONAMIENTO INTERPRETATIVO

Resumo

Este artigo examina o discurso polêmico à luz da Análise do Discurso de linha francesa, com base na repercussão de um cartaz elaborado por alunas do ensino médio de uma escola estadual em Sorocaba. A polêmica é analisada a partir de materiais que delineiam duas posições-sujeito antagônicas. A posição criticista aparece no cartaz, em nota de apoio da OAB, APEOESP e APROFFESP de Sorocaba e em reportagens jornalísticas. A posição policialesca manifesta-se em uma página do Facebook favorável à Polícia Militar (Sargento Alexandre) e em nota de repúdio e esclarecimento da corporação. O estudo revela que, apesar do antagonismo aparente, o cartaz apresenta, sob a forma de ato falho, indícios de convergência com valores da posição policialesca.

Palavras-chave:
Análise do Discurso; Ato falho; Discurso polêmico; Inconsciente; Sintaxe

location_on
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro