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PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM DISCURSOS ACADÊMICOS DISCENTES

Anti-racists Practices of Teacher Education: Epistemological Breakup and Subjectivities Production in Student Academic Discourses

Prácticas antirracistas en la formación docente: rupturas epistemológicas y producción de subjectividades en discursos académicos discentes

Resumo

Considerando a relevância social da produção de conhecimentos em pesquisa e formação docente para uma sociedade antirracista, propõe-se, neste artigo, uma análise discursiva de textos acadêmicos produzidos por discentes de curso de Pós-Graduação lato sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação, no intuito de observar modos de produção de subjetividade que indexicalizam rupturas epistemológicas nos enunciados por meio do uso de marcas linguísticas de pessoa. Para tal, problematiza-se a construção da demanda da pesquisa em Linguística Aplicada e, a partir da Análise do Discurso de base enunciativa e dos estudos das relações étnico-raciais, são analisados enunciados de introduções de monografias. A análise aponta para processos de produção de subjetividades nos quais o sujeito pesquisador estabelece uma relação de implicação com a construção de sua pesquisa, mediada por sua leitura de mundo, experiências, relações sociais e profissionais, contribuindo para a construção de novas epistemologias que podem refletir micropoliticamente sobre a descolonização do espaço acadêmico.

Palavras-chave:
Ruptura epistemológica; Produção de subjetividades; Formação de professores; Educação antirracista; Linguística Aplicada

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