Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2018
  • AUTORIA, ORIGINALIDADE E DIVULGAÇÃO: QUESTÕES ABERTAS Editorial

    Furlanetto, Maria Marta
  • ESTRATÉGIAS CATAFÓRICAS EM NARRATIVAS AMAZÔNICAS: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CADEIA TÓPICA E TEXTUAL Artigos De Pesquisa

    Moura, Heliud Luis Maia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva analisar estratégias catafóricas mobilizadas em narrativas afiliadas ao universo do lendário da Amazônia, observando, de acordo com as teorias acerca da referenciação, a forma como essas estratégias antecipam e projetam referentes a serem postos na cadeia textual. Toma, como referencial teórico, postulações de Tomasello (2003), Marcuschi (2007), Koch (1999, 2002, 2004) e Moura (2013). Consoante as postulações teóricas, considera a referenciação uma atividade discursiva, sociocognitiva e sociointerativa, pela qual reconstruímos, em linguagem, seres, objetos e eventos do universo biossocial. Assim, a realidade é construída pela maneira como agimos sociocognitivamente sobre esse universo (KOCH, 2004). O corpus em análise consta de 5 (cinco) excertos de narrativas de Boto, Cobra, Matintaperera e Curupira. A análise reafirma a premissa de que as estratégias catafóricas são tributárias de processos sociocognitivos e culturais em circulação no contexto em que as mencionadas narrativas circulam e são produzidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo objetiva analizar estrategias catafóricas movilizadas en narrativas afiliadas al universo del legendario de la Amazonia, observando, de acuerdo con las teorías acerca de la referencia, la forma como esas estrategias anticipan y proyectan referentes a ser puestos en la cadena textual. El referencial teórico es compuesto de postulaciones de Tomasello (2003), Marcuschi (2007), Koch (1999, 2002, 2004) y Moura (2013). Conforme a las postulaciones teóricas, considera la referencia una actividad discursiva, socio-cognitiva y socio-interactiva, por la cual reconstruimos, en lenguaje, seres, objetos y eventos del universo bio-social. Así, la realidad es construida por la manera en que actuamos socio-cognitivamente sobre ese universo (KOCH, 2004). El corpus en análisis es compuesto por 5 (cinco) extractos de narrativas de Boto, Cobra, Matintaperera y Curupira. El análisis hecho reafirma la premisa de que las estrategias catafóricas son tributarias de procesos socio-cognitivos y culturales en circulación en el contexto en que las narrativas mencionadas circulan y son producidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze cataphoretic strategies mobilized in narratives affiliated to the universe of the legendary Amazon, observing, according to the theories about the reference, the way in which these strategies anticipate and project referring to being put in the textual chain. It takes, as theoretical reference, postulations by Tomasello (2003), Marcuschi (2007), Koch (1999, 2002, 2004) and Moura (2013). According to the theoretical postulates, it considers the reference a discursive, sociocognitive and sociointeractive activity, by which we reconstruct in language, beings, objects and events of the biossocial universe. Thereunto, reality is constructed by the way we act sociocognitively about this universe (KOCH, 2004). The corpus in analysis consists of 5 (five) excerpts from narratives of Boto, Cobra, Matintaperera and Curupira. The analysis reaffirms the premise the cataphoric strategies are tributary to sociocognitive and cultural processes in circulation in the context in which the narratives previously mentioned circulate and are produced.
  • POR UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA METAFORICIDADE NO DISCURSO Artigos De Pesquisa

    Dienstbach, Dalby

    Resumo em Português:

    Resumo Inserido no campo dos estudos da metáfora no discurso (DEIGNAN, 2005; STEEN, 2007; MÜLLER, 2008), este trabalho introduz um instrumento sistemático e consistente para a avaliação da metaforicidade da linguagem metafórica identificada no discurso. Definindo metaforicidade como a possibilidade de reconhecimento de uma expressão metafórica como tal, esse instrumento assume, de um lado, a noção de recurso de ativação (MÜLLER, 2008) como um dispositivo crucial na determinação dessa propriedade e, de outro, a noção de gênero como sua principal base de análise (DIENSTBACH, 2017). Este trabalho apresenta parâmetros que compõem esse instrumento, acompanhados, a título de exemplificação, de excertos de textos autênticos identificados com diferentes gêneros. Por fim, discute algumas questões em aberto relativas à elaboração desse método e os tipos de análise que poderiam fazer algum uso dele.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Insertado en un campo de estudios de la metáfora en el discurso (DEIGNAN, 2005; STEEN, 2007; MÜLLER, 2008), este trabajo introduce un instrumento sistemático y consistente para evaluación de la metaforicidad del lenguaje metafórico identificado en el discurso. Definiendo metaforicidad como la posibilidad de reconocimiento de una expresión metafórica como ello, ese instrumento asume, de una parte, la noción de recurso de activación (MÜLLER, 2008) como un dispositivo crucial en la determinación de esa propiedad, y de otra parte la noción de género como su principal base de análisis (DIENSTBACH, 2017). Este trabajo presenta parámetros que componen ese instrumento, acompañados, como ejemplo, de extractos de textos auténticos identificados con diferentes géneros. Al fin, discute algunas cuestiones en abierto relativas con la elaboración de ese método y los tipos de análisis que podrían hacer algún uso de ello.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the perspective of metaphor in discourse (DEIGNAN, 2005; STEEN, 2007; MÜLLER, 2008), this study introduces a tool for systematic and sound analyses of metaphoricity in discourse. Based on the notion of metaphoricity as the possibility of metaphor recognition, it adopts the concept of activation device (MÜLLER, 2008) as a key element for determining this property, and discourse genre, on the other hand, as its main analytical basis (DIENSTBACH, 2017). This study puts forward the devices of its analytical tool next to examples drawn from texts identified with different genres. Finally, it addresses issues related to this method that remain inconclusive, as well as studies and tasks that could somehow benefit from it.
  • DAS SIGNIFICAÇÕES NA LÍNGUA AO SENTIDO NA LINGUAGEM: PARÂMETROS PARA UMA ANÁLISE DIALÓGICA Artigos De Pesquisa

    Sobral, Adail; Giacomelli, Karina

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta aqui apresentada, que constitui parte de trabalhos em andamento, baseia-se na teoria dialógica da linguagem e envolve um tratamento integrado do plano linguístico-textual mais estrito (a chamada materialidade textual) e do plano enunciativo mais amplo. Neste sentido, o interesse específico da proposta é apresentar parâmetros para um trabalho linguístico-discursivo que parta, ao mesmo tempo, da palavra no sistema da língua (nível da significação) e de enunciados efetivamente produzidos (nível do sentido) para verificar de que maneiras as significações na língua são apropriadas pelos discursos e servem à instauração de sentidos na linguagem. Esta concepção parte da ideia de que as palavras não têm um sentido dado, mas adquirem sentido nos contextos de uso, que envolvem a interação entre interlocutores específicos, em esferas de atividade e mediante gêneros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La propuesta aquí presentada, que constituye parte de trabajos en curso, se basa en la teoría dialógica del lenguaje e involucra un tratamiento integrado del plan lingüístico-textual más estricto (la llamada materialidad textual), y del plan enunciativo más amplio. En ese sentido, el interés específico de la propuesta es presentar parámetros para un trabajo lingüístico-discursivo que parta, al mismo tiempo, de la palabra en el sistema de lengua (nivel de significación) y de enunciados efectivamente producidos (nivel del sentido) para verificar de que maneras las significaciones en la lengua son apropiadas por los discursos y sirven para instauración de sentidos en el lenguaje. Esta concepción parte de la idea de que las palabras no tienen un sentido dado, pero adquieren sentido en contextos de uso, que involucran la interacción entre interlocutores específicos, en ámbitos de actividad y por medio de géneros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The proposal here presented, which constitutes a part of works in progress, is based on the dialogical theory of language and includes an integrated treatment of the strictest textual-linguistic plan (the so called textual materiality) and of the broader enunciative plan. In this regard, the specific interest of the proposal is to present parameters for a discursive-linguistic work that consider, at the same time, the word in the language system (the level of meaning) and utterances effectively produced (the level of sense) for examining how meanings in the language system are appropriated by discourses and serve to establish senses in enunciations. This conception is based on the idea that words have not a given-for-all sense, but acquire sense precisely in the contexts of use, in which there happen interactions involving specific interlocutors, in activity spheres, and by means of speech genres.
  • LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E RECURSÃO NO DISCURSO METALINGUÍSTICO DE CLARICE LISPECTOR Artigos De Pesquisa

    Demétrio, Alana Kercia Barros; Costa, Maria Helenice Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo problematiza noções sobre o atributo humano de construir sentidos. Objetiva discutir as noções de representação e recursão a partir da metalinguagem presente nos romances de Clarice Lispector. Adota, como referencial teórico, considerações tecidas por autores de diferentes áreas do conhecimento que, em seus estudos, fomentaram o debate epistemológico acerca destas noções, como o filósofo Kant, o linguista Izidoro Blikstein e o biólogo Humberto Maturana. À luz dessas contribuições teóricas, analisa trechos dos romances A cidade sitiada, Água viva e A paixão segundo G.H., em que identifica a presença de reflexões sobre o desafio intransponível da representação. Nos trechos analisados, observa a alusão a uma semiose não verbal oculta na dimensão de uma práxis anterior à língua, mas, ao mesmo tempo, dela tributária; e percebe a ideia de que os sujeitos constroem os sentidos no fluir das recursões da práxis do viver.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo problematiza nociones sobre el atributo humano de construir sentidos. Objetiva discutir nociones de representación y recursión desde el metalenguaje presente en romances de Clarice Lispector. Adopta, como referencial teórico, consideraciones tejidas por autores de diferentes áreas de conocimiento, que en sus estudios, han fomentado el debate epistemológico acerca de estas nociones, como el filósofo Kant, el lingüista Izidoro Blikstein y el biólogo Humberto Maturana. Bajo la luz de esas contribuciones teóricas, analiza partes de los romances A cidade sitiada, Água viva e A paixão segundo G. H., en que identifica la presencia de reflexiones sobre el desafío insuperable de la representación. En las partes analizadas, observa la alusión a una semiosis no verbal oculta en la dimensión de una praxis anterior a la lengua, pero al mismo tiempo de ella tributaria; y percibe la idea de que los sujetos construyen los sentidos en el fluir de recursiones de la praxis del vivir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses notions about the human attribute of constructing meaning. It aimed to discuss from the metalanguage in Clarice Lispector's novels the notions of representation and recursion. It adopts, as theoretical framework, considerations by authors from different areas of knowledge, who fostered, in their studies, the epistemological debate about these notions, such as the philosopher Kant, the linguist Izidoro Blikstein and the biologist Humberto Maturana. In light of these theoretical contributions, it analyzes passages from the novels A cidade sitiada, Água viva and A paixão segundo G.H., in which it identifies the presence of reflections about the unachievable challenge of representation. In these passages it observes the allusion to a nonverbal semiosis hidden in the dimension of a praxis that is prior and yet tributary to the language; and notices the idea that subjects construct senses in the flow of recursive coordination in the praxis of living.
  • REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GÊNERO REPORTAGEM EM REVISTAS PORTUGUESAS Artigos De Pesquisa

    Leal, Audria Albuquerque

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva estudar representações semióticas no gênero reportagem. Para isso, analisa dois textos deste gênero textual de duas revistas portuguesas: Visão e Sábado. Para esta análise, segue as propostas teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo e da Semiótica Social, incluindo o quadro metodológico da Gramática do Design Visual. Desta forma, o presente artigo procura levar em consideração o papel do não verbal no gênero reportagem e sua relação com a função social do gênero. Os resultados indicam que os significados das representações são construídos a partir das práticas sociais para atender a função comunicativa do gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene el objetivo de estudiar representaciones semióticas en el género reportaje. Para ello, analiza dos textos de este género textual de dos revistas portuguesas: Visão y Sábado. Para esto análisis, sigue propuestas teóricas del Interaccionismo Socio-discursivo y de la Semiótica Social, incluso el cuadro metodológico de la Gramática del Design Visual. De esta forma, el presente artículo procura considerar el rol del no verbal en el género Reportaje y su relación con la función social del género. Los resultados indican que los significados de las representaciones son construidos desde las prácticas sociales para atender la función comunicativa del género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to study the semiotics representations of the News Report genre. Thereunto, it analyzes two texts of this text genre of two Portuguese magazines: Visão and Sábado. For this analysis it follows the theoretical proposals of the Socio-discursive Interactionism and The Social Semiotics, including the methodological framework of The Grammar of Visual Design. Therefore, the current paper seeks to take into account the role of the nonverbal in the genre News Report and its relation to the social function of this genre. The results indicate that the meanings of representations are constructed from the social practices to meet the communicative function of the genre.
  • PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA COMO REVELADORAS DE MUDANÇAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Artigos De Pesquisa

    Guimarães, Ana Maria de Mattos; Bartikoski, Fernanda Vanessa Machado

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo reflete sobre a importância de analisar as interações professor-aluno como parte da profissionalidade do professor, projetando sua capacidade de pilotar um projeto de ensino predeterminado (BRONCKART, 2006). Em outras palavras, que pode, durante o curso de seu agir, ser modificado pelas possibilidades de coconstrução do conhecimento em sala de aula. Para mostrar este movimento, o artigo traz exemplos de interações de uma das professoras participantes de projeto de formação continuada cooperativa. Ao ressignificar o conceito de linguagem nas práticas de interação com os alunos, enfim, em seu trabalho real/concretizado (GUIMARÃES et al., 2012), ela revela uma articulação entre o que aprendeu no decorrer da formação e sua prática profissional, notada sobretudo na constante prática do revozeamento (O’CONNOR; MICHAELS, 1996). Ressalta-se, então, a necessidade de formações que repensem o ensino de Língua Portuguesa em um processo que enfatiza a importância das interações professor-alunos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo reflexiona sobre la importancia de analizarse las interacciones professor-alumno como parte de la profesionalidad del profesor, proyectando su capacidad de pilotar un proyecto de enseñanza predeterminado (BRONCKART, 2006). Es decir, que puede, durante el curso de su acción, ser modificado por las posibilidades de co-construcción del conocimiento en clase. Para mostrar ese movimiento, trae ejemplos de interacciones de una de las profesoras participantes del proyecto de formación continua cooperativa. Al resignificar el concepto de lenguaje en sus prácticas de interacción con los alumnos, en fin, en su trabajo real/concretizado (GUIMARÃES et al., 2012), revela una articulación entre lo que ha aprendido a lo largo de su formación y su práctica profesional, observada, especialmente, en la constante práctica del re-expresar (O’CONNOR; MICHAELS, 1996). Se resalta, entonces, la necesidad de formaciones que repiensen la enseñanza de Lengua Portuguesa en un proceso que enfatiza la importancia de las interacciones professor-alumnos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reflects upon the importance of analyzing teacher-student interactions as part of the teacher's professionalism, projecting their ability to guide a predetermined teaching project (BRONCKART, 2006). In other words, it can be modified by the possibilities of co-constructing knowledge in the classroom during the course of his/her action. In order to show this movement, it presents extracts of interactions with one of the teachers who participate in a cooperative service education project. By re-signifying the concept of language in their practices of interaction with students, that means, in their real/accomplished work (GUIMARÃES et al., 2012), she reveals an articulation between what she has learnt during the project and her professional practice, which is specially noticed in the constant practice of revoicing (O'CONNOR; MICHAELS, 1996). As a result, the necessity of projects that rethink Portuguese Language teaching in a process that emphasizes the importance of teacher-student interactions is highlighted.
  • A TEMPORALIDADE DO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO EM RELAÇÃO A SEU PONTO DE REFERÊNCIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS Artigos De Pesquisa

    Back, Angela Cristina Di Palma; Coan, Márluce

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, as perspectivas de Bello (1841), Reichenbach (1947), Comrie (1990) e Rojo e Veiga (1999) sobre ponto de referência são aplicadas a 350 dados de pretérito imperfeito do subjuntivo, provenientes de 60 entrevistas sociolinguísticas do Atlas Sociolinguístico da região da AMREC. O propósito é: demonstrar em que medida tais perspectivas se aproximam ou se distanciam; comprovar empiricamente a aplicação das propostas, mediante análise quali-quantitativa; e atestar que tempo é uma categoria discursiva. Para isso, observa similaridades acerca de: poder explanatório; recursos lógicos e correlação entre tempo cronológico e gramatical. A principal diferença reside na visão da temporalidade: lógica ou discursiva. Quanto aos dados, 116 são ambíguos, na perspectiva lógica de Bello (1841), Reichenbach (1947) e Comrie (1990). Na proposta de Rojo e Veiga (1999), por ser recursiva e ultrapassar os limites da frase, a ambiguidade se desfaz: os dados são discursivamente interpretados como anteriores ou posteriores ou cotemporais ao ponto de referência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, las perspectivas de Bello (1841), Reichenbach (1947), Comrie (1990) y Rojo y Veiga (1999) sobre punto de referencia son aplicadas a 350 datos de pretérito imperfecto del subjuntivo provenientes de 60 entrevistas socio-lingüísticas del Atlas Socio-lingüístico de la región de AMREC. El propósito es: demostrar en qué medida tales perspectivas se aproximan o se alejan; comprobar empíricamente la aplicación de las propuestas, por medio del análisis cualitativo-cuantitativo; y atestar que tiempo es una categoría discursiva. Para ello, observa semejanzas acerca: del poder explicativo; y de recursos lógicos y correlación entre tiempo cronológico y gramatical. La principal diferencia es en la visión da temporalidad: lógica o discursiva. Cuanto a los datos, 116 de ellos son ambiguos, en la perspectiva lógica de Bello (1841), Reichenbach (1947) y Comrie (1990). En la propuesta de Rojo y Veiga (1999), por ser recursiva y ultrapasar los límites de la frase, la ambigüedad se deshaz: los datos son discursivamente interpretados como anteriores o posteriores o co-temporales al punto de referencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, the perspectives by Bello (1841), Reichenbach (1947), Comrie (1990) and Rojo and Veiga (1999) on the reference point are applied to 350 data of subjunctive imperfect from 60 sociolinguistic interviews present in the Sociolinguistic Atlas of the AMREC region. The proposal is to: demonstrate to what extent these perspectives approach or distance themselves; empirically prove the application of the proposals, through qualitative-quantitative analysis; attest that time is a discursive category. Thereunto, similarities are observed in terms of explanatory power, logical resources and correlation between time and tense. The main difference resides in the vision of temporality: logical or discursive ones. Regarding to the data, 116 smples are ambiguous, if we consider Bello (1841), Reichenbach (1947) and Comrie (1990) proposals. By Rojo and Veiga (1999) proposal, because it is recursive and goes beyond sentence, it dissolves ambiguity and these data are analyzed discursively as previous or posterior or co-temporal to the reference point.
  • AS NARRATIVAS DE SI E A PRODUÇÃO DA MEMÓRIA DO HIV NA CAMPANHA O CARTAZ HIV POSITIVO Artigos De Pesquisa

    Butturi Junior, Atilio; Lara, Camila de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise discursiva dos enunciados das narrativas de pessoas que vivem com hiv no Brasil contemporâneo. Para tanto, partiu de discussões sobre a memória e sobre o papel das narrativas na experiência da doença, bem como da problematização biopolítica do que aqui se entenderá como o dispositivo crônico da aids. Os recortes discursivos analisados são compostos de depoimentos em vídeo de sujeitos que vivem com hiv, produzidos em 2015 pelo Grupo de Incentivo à Vida como parte da campanha O Cartaz HIV Positivo. A hipótese é de que o funcionamento discursivo nessas narrativas indica um jogo ainda em aberto que diz respeito aos enunciados estigmatizantes de sidanização, às técnicas de confissão e às possibilidades de resistência para os sujeitos que hoje vivem com hiv.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo hacer un análisis discursivo de los enunciados de las narrativas de personas que viven con hiv en Brasil contemporáneo. Para ello, ha partido de discusiones sobre la memoria y sobre el rol de las narrativas en la experiencia de la dolencia, bien como de la problematización bio-política de que aquí se va a entender como el dispositivo crónico de aids. Los recortes discursivos analizados son compuestos de testimonios en video de sujetos que viven con hiv, producidos en 2015 por el Grupo de Incentivo à Vida como parte de la campaña O Cartaz HIV Positivo. La hipótesis es que el funcionamiento discursivo, en esas narrativas, indica un juego aún en abierto, que dice respeto a los enunciados de estigmatización de aidsación, hasta las técnicas de confesión y las posibilidades de resistencia para los sujetos que hoy viven con hiv.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at making a discursive analysis of the utterances of narratives by people living with aids in contemporary Brazil. Thereunto, it started from discussions about memory and the role of narratives in experiencing the disease, as well as the biopolitics problematization of what is understood as the chronical apparatus of aids. The discursive cut-outs analyzed are composed by ten recorded testimonials of people living with aids, produced in 2015 by the Grupo de Incentivo à Vida (Life Support Group) as a part of the campaign O Cartaz HIV Positivo. The hypothesis is the discursive functioning on these narratives indicates a still open game about the stigmatizing utterances of aidsation, the confession techniques and the possibilities of resistance for the subjects living with hiv nowadays.
  • MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR Artigos De Pesquisa

    Rohling, Nívea; Remenche, Maria de Lourdes Rossi; Bortolotto, Nelita

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo focaliza a análise de cartazes de manifestação que tematizam um evento discursivo-político específico, a saber, a ocupação de escolas públicas de São Paulo (Brasil) por estudantes secundaristas, ocorrida em 2015. Observa o modo como esses enunciados, com tonalidade de protesto e resistência, produzem sentidos e constroem novas narrativas sobre ser estudante secundarista na escola pública brasileira de hoje. A análise ancora-se teórica e metodologicamente nos estudos do Círculo de Bakhtin, sobretudo em conceitos como discurso, enunciado, cronotopo e horizonte apreciativo. Os resultados mostram que, nesse evento particular, os enunciados de estudantes secundaristas marcam valorativamente, pelo tom de resistência e empoderamento, vozes do presente que postulam um futuro não absoluto e demarcado. Pelo vivenciamento de uma prática social não indiferente, se abrem para a produção de uma narrativa outra, despontando, por formas de comunicação ideológica, outro horizonte social, outra realidade de esfera coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo focaliza el análisis de afiches de manifestación que tematizan un evento discursivo-político específico, es decir, la ocupación de escuelas públicas de São Paulo (Brasil) por estudiantes secundarios ocurrida en 2015. Observa el modo como esos enunciados, con tonalidad de protesto y resistencia, producen sentidos y construyen nuevas narrativas sobre ser estudiante secundario en la escuela pública brasileña de hoy. El análisis se ancla teórica y metodológicamente en los estudios del Círculo de Bajtín, especialmente en conceptos como discurso, enunciado, cronotopo y horizonte apreciativo. Los resultados muestran que, en ese evento particular, los enunciados de estudiantes secundarios marcan valorativamente, por el tono de resistencia y empoderamiento, voces del presente que postulan un futuro no absoluto y demarcado. Por el vivir de una práctica social no indiferente, se abren para la producción de una narrativa otra, despuntando, por formas de comunicación ideológica, otro horizonte social, otra realidad de ámbito colectivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The focus of this article is to present the analysis of protest posters that subject a specific discursive-political event: the occupation of public schools in São Paulo (Brazil) by high school students occurred in 2015. It aimed to observe how these utterances, with their protest and resistance tones, produce meaning and build new narratives about being a high school student of Brazilian public schools. The analysis was anchored by Bakhtin Circle’s concepts of discourse, utterance, chronotope and evaluative horizon. The results show that, in this particular event, the utterances of the students mark, by the resistance and empowerment tones, the voices of the present that postulate a non-absolute and non-demarcated future. By the living of a social practice that is not indifferent, the utterances prove that students are open to another narrative, which by forms of ideological communication, raising another social horizon, another reality of a collective sphere.
  • DO DISCURSO DO AGENTE DO OUTRO À VOZ-APELO DO SUJEITO Ensaio

    Pereira, Amanda Schreiner; Vorcaro, Angela Maria Resende; Keske-Soares, Marcia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é um estudo teórico-crítico psicanalítico embasado na leitura da obra de Freud e de Lacan e nos recortes empreendidos pelas autoras para associar a origem da voz-apelo do sujeito ao discurso do agente do Outro, sustentado pela lógica da linguagem. Dos endereçamentos do agente do Outro, destaca a expulsão do timbre, a afirmação da voz prosódica materna, e a instauração da primeira matriz simbolizante no infans. Com isto, posiciona o sujeito, desde os primórdios, pela relação com o discurso materno e enfatiza a passagem dos vagidos iniciais à voz que faz apelo, mediante o engajamento no laço com o Outro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es un estudio teórico-crítico psicoanalítico basado en la lectura de la obra de Freud y de Lacan y en los recortes emprendidos por las autoras para asociar el origen de la voz-apelación del sujeto al discurso del agente del Otro, sostenido por la lógica del lenguaje. De los direccionamientos del agente del Otro, despega la expulsión del timbre, la afirmación de la voz prosódica maternal y la instauración de la primera matriz que simboliza en el infans. Con ello, posiciona el sujeto, desde los principios, por la relación con el discurso maternal y enfatiza el pasaje de los vagidos iniciales hasta la voz que hace apelación, por medio del encajamiento en el lazo con el Otro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is a theoretical-critical psychoanalytical research based upon the readings on Freud and Lacan, as well as in the snippets provided by the authors to associate the origin of the voice-appeal of the subject to the discourse of the Other, supported by the logics of language. The expulsion of the timbre, the affirmation of the maternal prosodic voice and the establishment of the first symbolic matrix in infants are highlighted from the addressing of agent of the Other. Whatsoever, it places the subject by the relation with the maternal speech and emphasizes the passage from the initial cries to the voice that makes appeal through the engagement in the bond with the Other.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br