Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2022
  • CONSULTA PÚBLICA SECOVID/MS: “UMA AFRONTA DE CONTEÚDO E FORMA” Editorial

    Rauen, Fábio José

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos neste editorial aspectos conceptuais e metodológicos da Consulta Pública SECOVID/MS Nº 1, de 22 de dezembro de 2021, promovida pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde do Brasil. Concebida para obter a manifestação da sociedade civil sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade no contexto da aprovação vacina Pfizer/Comirnaty pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 16 de dezembro do mesmo ano, a consulta pública configura-se, a rigor, como um referendum de aprovação de posições ideológicas. Estreitando o olhar para o instrumento de coleta de dados, apresentamos erros crassos desde sua concepção, passando pela sua execução e finalizando pela sua ineficácia prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este editorial, analizamos aspectos conceptuales y metodológicos de la Consulta Pública SECOVID/MS N. 1, de 22 de diciembre de 2021, promovida por la Secretaría Extraordinaria de Enfrentamiento al Covid-19 del Ministerio de Salud de Brasil. Diseñada para obtener la manifestación de la sociedad civil sobre la vacunación contra el covid-19 en niños de 5 a 11 años en el contexto de la aprobación de la vacuna Pfizer/Comirnaty por la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (ANVISA) el 16 de diciembre del mismo año, la consulta pública se configura, en rigor, como un referéndum para la aprobación de posiciones ideológicas. Estrechando la mirada sobre el instrumento de recolección de datos, presentamos errores crasos desde su concepción, pasando por su ejecución y terminando con su ineficacia práctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyze in this editorial conceptual and methodological aspects of the Public Consultation SECOVID/MS N. 1, of December 22, 2021, promoted by the Extraordinary Secretariat to Combat Covid-19 of the Brazilian Ministry of Health. Designed to obtain the manifestation of civil society regarding vaccination against Covid-19 in children aged 5 to 11 years in the context of the Pfizer/Comirnaty vaccine approval by the National Health Surveillance Agency (ANVISA) on December 16, 2021, the public consultation is, strictly speaking, a referendum to support ideological positions. Narrowing the look at the data collection instrument, we present crass errors from its conception, through its execution and ending with its practical ineffectiveness.
  • A DEMANDA DO OUTRO E O IMAGINÁRIO: A PUBLICIDADE DA PEPSI EM SITES SOBRE PROPAGANDA Artigos De Pesquisa

    Tfouni, Fabio Elias Verdiani; Pereira, Anderson de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem o objetivo de mostrar como os sites Brainstorm9 e Geek publicitário produzem e fazem circular sentidos sobre propagandas da Pepsi, particularmente no tocante à demanda do sujeito e ao imaginário sobre a Pepsi e o sujeito-consumidor. Para isto, foram mobilizados conceitos da Psicanálise em sua interface com a Análise de Discurso pecheutiana. A análise do corpus não resultou diretamente da análise das propagandas, mas da imagem que os comentários dos sites criam destas. Concluiu-se que há um roteiro pré-definido pelo posicionamento da marca pelo qual o sujeito deve trilhar permanecendo apenas na demanda e calando o desejo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una análisis de cómo los sitios de publicidad Brainstorm9 y Geekpublicitário producen y hacen circular significados sobre los anuncios de Pepsi, particularmente con respecto a la demanda del sujeto y las imágenes sobre Pepsi y el sujeto consumidor. Para esto, los conceptos de Psicoanálisis se movilizaron en su dialogo con el Análisis del Discurso de Pêcheux. El análisis del corpus no resultó directamente del análisis de los anuncios, sino de la imagen que los comentarios de los sitios web crean a partir de ellos. Se concluyó que existe un camino predefinido para el posicionamiento de la marca a través del cual el sujeto debe cumplir, quedando solo en demanda y silenciando el deseo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to show how the Brainstorm9 and Advertising Geek websites produce and circulate meanings about Pepsi advertisements, particularly with regard to the subject's demand and the imaginary about Pepsi and the consumer-subject. For this, concepts of Psychoanalysis were mobilized in its interface with Pecheux's Discourse Analysis. The analysis of the corpus did not result directly from the analysis of the advertisements, but from the image that the comments on the sites create of them. It was concluded that there is a script pre-defined by the brand positioning through which the subject must tread, remaining only on demand and silencing the desire.
  • PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM DISCURSOS ACADÊMICOS DISCENTES Artigos De Pesquisa

    Almeida, Fabio Sampaio de; Souza, Alice Moraes Rego de; Giorgi, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando a relevância social da produção de conhecimentos em pesquisa e formação docente para uma sociedade antirracista, propõe-se, neste artigo, uma análise discursiva de textos acadêmicos produzidos por discentes de curso de Pós-Graduação lato sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação, no intuito de observar modos de produção de subjetividade que indexicalizam rupturas epistemológicas nos enunciados por meio do uso de marcas linguísticas de pessoa. Para tal, problematiza-se a construção da demanda da pesquisa em Linguística Aplicada e, a partir da Análise do Discurso de base enunciativa e dos estudos das relações étnico-raciais, são analisados enunciados de introduções de monografias. A análise aponta para processos de produção de subjetividades nos quais o sujeito pesquisador estabelece uma relação de implicação com a construção de sua pesquisa, mediada por sua leitura de mundo, experiências, relações sociais e profissionais, contribuindo para a construção de novas epistemologias que podem refletir micropoliticamente sobre a descolonização do espaço acadêmico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando la relevancia social de la producción de conocimientos en investigación y formación docente en búsqueda de una sociedad antirracista, planteamos, en este artículo, un análisis discursivo de textos académicos elaborados por discentes del curso de Posgrado lato sensu en Relaciones Étnico-Raciales y Educación, con el objetivo de observar modos de producción de subjetividades que indexicalizan rupturas epistemológicas en los enunciados por medio del uso de marcas lingüísticas de persona. En ese sentido, problematizamos la construcción de la demanda de la Lingüística Aplicada y, desde el Análisis del Discurso de base enunciativa y estudios de las relaciones étnico-raciales, analizamos enunciados de introducciones de monografías. Los análisis nos remiten a procesos de producción de subjetividades por medio de los cuales el sujeto investigador establece una relación de implicación con la construcción de su investigación, mediada por su lectura de mundo, experiencias, relaciones sociales y profesionales, contribuyendo a la construcción de nuevas epistemologías que pueden intervenir micropolíticamente en la descolonización del espacio académico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In view of the social relevance of producing knowledges in research and teacher education to an anti-racist society, we propose, in this article, a discursive analysis of academic texts produced by students of a lato sensu Postgraduate course on Ethnic-Racial Relations and Education, aiming to observe production methods of subjectivities which indexicalize epistemological ruptures in utterances using language marks of person. In order to this, we problematize the demand construction of research in Applied Linguistics and, from the enunciative based Discourse Analysis and the ethnic-racial relations studies, we analyze utterances of the introductions of monographic works. The analysis point to production processes of subjectivities in which researcher subject establishes a implication relationship with the construction of their research, mediated by their interpretation of world, experiences, social and professional relations, contributing to the construction of new epistemologies that may reflect micropolitically in the decolonisation of academic spaces.
  • AS RELAÇÕES DE CAUSALIDADE SINALIZADAS PELO CONECTOR PORQUE: ARTICULANDO PERSPECTIVAS COGNITIVO-FUNCIONAIS E DISCURSIVO-INTERACIONAIS Artigos De Pesquisa

    Cunha, Gustavo Ximenes; Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto

    Resumo em Português:

    Resumo Estuda-se neste trabalho como o conector porque atua na sinalização de causalidade no último debate eleitoral da campanha presidencial brasileira de 2018. O objetivo foi o de verifciar se o conector se caracteriza pela multifuncionalidade, não somente sinalizando relação de causa e efeito, mas introduzindo argumentos para justificar atos de fala e sustentar opiniões, crenças e julgamentos expressos na sentença à qual se liga. A compreensão desses papéis demandou articular duas perspectivas teóricas distintas, mas complementares: a cognitivo-funcional e a discursivo-interacional. Analisadas as 89 ocorrências do conector, demonstra-se que a natureza agonal do gênero debate faz com que a maior parte das ocorrências das sentenças causais com porque licencie a realização de uma variada gama de atos de fala, e sustente (explicando ou justificando) crenças ou julgamentos expressos no constituinte principal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se estudia en este trabajo como el conector porque [porque] actúa en la señalización de causalidad en el último debate electoral de la campaña presidencial brasileña de 2018. El objetivo fue verificar si el conector se caracteriza por la multifuncionalidad, no solo por la señalización de relación de causa y efecto, pero introduciendo argumentos para justificar actos de habla y sustentar opiniones, creencias y juicios expresados en la oración a la que se adjunta. La comprensión de estos roles exigió la articulación de dos perspectivas teóricas distintas pero complementarias: la cognitiva-funcional y la discursiva-interaccional. Analizando las 89 ocurrencias del conector, se muestra que la naturaleza agonal del género debate hace com que la mayoría de las ocurrencias de oraciones causales con porque autorizen la realización de una amplia gama de actos de habla, y sustenten (explicando o justificando) creencias o juicios expresados en el constituyente principal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, we study how the connector porque [because] acts in signaling causality in the last presidential debate of the 2018 Brazilian presidential campaign. The objective was to verify if the connector is characterized by multifunctionality, not only signaling a cause-and-effect relationship but introducing arguments to justify speech acts and support opinions, beliefs, and judgments expressed in the sentence to which it is connected. Understanding these roles required articulating two distinct but complementary theoretical perspectives: the cognitive-functional and the discursive-interactional. Analyzing the 89 occurrences of the connector, we show that the agonizing nature of the debate genre makes the majority of occurrences of causal sentences with porque allowing the performance of a wide range of speech acts and to supporting (explaining or justifying) beliefs or judgments expressed in the main constituent.
  • LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA: ANÁLISE DISCURSIVA DE TIRAS CÔMICAS SOBRE AS CIENTISTAS Artigos De Pesquisa

    Bitencourt, Daiane Rodrigues de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Por muito tempo, as mulheres foram excluídas do saber formal e impedidas de exercer profissões, como a de cientista. Hoje, mesmo com avanços, ainda enfrentam preconceitos quanto a sua capacidade para a ciência. Este artigo tem dois objetivos: discutir a formação histórica de estereótipos sobre a relação entre mulheres e conhecimento e analisar três tiras cômicas que tratam da mulher na ciência, produzidas pelos sites Quadrinhorama e Dragões da Garagem. A análise fundamenta-se nas noções de memória discursiva, de Courtine (2009), e de estereótipos, de Amossy e Pierrot (2001), Burke (2017) e Allport (1979). Mobiliza também a discussão de Ramos (2017) sobre o gênero tira cômica e as considerações de Perrot (2017) e Tosi (1998) sobre a história das mulheres. Os resultados mostram que as tiras retomam e refutam estereótipos acerca das mulheres fundamentados em um discurso sobre o feminino como menos apto para a ciência, em contrapartida a uma suposta habilidade masculina para o raciocínio lógico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Durante mucho tiempo, las mujeres fueron excluidas del conocimiento formal e impedidas de ejercer profesiones, como la científica. Hoy, aún con los avances, las mujeres aún enfrentan prejuicios en cuanto a su capacidad para la ciencia. Este artículo tiene dos objetivos: discutir la formación histórica de los estereotipos sobre la relación entre las mujeres y el saber, y analizar tres tiras cómicas que tratan de mujeres en la ciencia, producidas por los sitios Quadrinhorama y Dragões da Garagem. El análisis se basa en las nociones de memoria discursiva, de Courtine (2009), y estereotipos, de Amossy y Pierrot (2001), Burke (2017) y Allport (1979). También moviliza la discusión de Ramos (2017) sobre el género de la tira cómica y las consideraciones de Perrot (2017) y Tosi (1998) sobre la historia de las mujeres. Los resultados muestran que las tiras retoman y refutan estereotipos sobre la mujer a partir de un discurso sobre lo femenino como menos apto para la ciencia, en contraposición a una supuesta capacidad masculina para el razonamiento lógico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For a long time, women were excluded from formal knowledge and prevented from exercising professions, such as scientists. Today, even with advances, they still face prejudices regarding their ability for science. This article has two objectives: it discusses the historical formation of stereotypes of the relationship between women and knowledge and it analyzes three comic strips dealing with women in science produced by the websites Quadrinhorama and Dragões da Garagem. The analysis is based on notions of discursive memory by Courtine (2009) and stereotypes by Amossy and Pierrot (2001), Burke (2017), and Allport (1979). It also mobilizes the discussion about the comic strip genre by Ramos (2017), and the discussion about the history of women by Perrot (2017) and Tosi (1998). The results show that the strips retake and refute stereotypes about femininity based on a discourse that women are less apt for science than men, in contrast to an alleged male ability for logical reasoning.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br