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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2022
  • ESTUDOS PRAGMÁTICOS CONTEMPORÂNEOS: DESENVOLVIMENTOS NO SUL DO BRASIL Editorial

    Rauen, Fábio José; Santos, Sebastião Lourenço dos

    Resumo em Português:

    Resumo Contextualizamos neste ensaio o dossiê temático Estudos Pragmáticos Contemporâneos no contexto do desenvolvimento dos estudos pragmáticos brasileiros nas duas últimas décadas, destacando aqueles direta ou indiretamente organizados em torno de iniciativas dos Grupo de Pesquisa em Lógica e Linguagem Natural (PUCRS) e Linguagem e Cultura (UFPR) e, mais recentemente, do Grupo de Trabalho em Estudos Pragmáticos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Letras/Linguística (ANPOLL). O dossiê reúne sete estudos sobre aspectos contextualizados da linguagem, assumindo a ideia de que os significados inferidos pelo ouvinte são em alguma medida influenciados pelas intenções informativas do falante em interações comunicacionais nas quais se negociam interpretações voláteis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo, contextualizamos el dossier temático Estudios Pragmáticos Contemporáneos en el contexto del desarrollo de los estudios pragmáticos brasileños en las últimas dos décadas, destacando aquellos organizados directa o indirectamente en torno a iniciativas del Grupo de Investigación en Lógica y Lenguaje Natural (PUCRS) y Lenguaje y Cultura (UFPR) y, más recientemente, del Grupo de Trabajo de Estudios Pragmáticos de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Letras/Lingüística de Brasil (ANPOLL). El dossier reúne siete estudios sobre aspectos contextualizados del lenguaje, asumiendo la idea de que los significados inferidos por el oyente están en cierta medida influidos por las intenciones informativas del hablante en interacciones comunicativas en las que se negocian interpretaciones volátiles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay, we contextualize the thematic dossier Contemporary Pragmatic Studies in the context of the development of Brazilian pragmatic studies in the last two decades, highlighting those directly or indirectly organized around initiatives of the Research Group on Logic and Natural Language (PUCRS) and Language and Culture (UFPR) and, more recently, from the Working Group on Pragmatic Studies of the National Association for Research and Graduate Studies in Letters/Linguistics (ANPOLL). The dossier brings together seven studies on contextualized aspects of language, assuming the idea that the speaker's informative intentions influence the inferred meanings in communication interactions in which volatile interpretations are negotiated.
  • TEORIA DA RELEVÂNCIA E TEORIA DA LITERATURA: AS TEORIAS CIENTÍFICAS E AS TEORIAS CRÍTICAS DEVEM SER (RE)CONCILIADAS? Artigos De Pesquisa

    Bueno, Rodrigo; Saussure, Louis de

    Resumo em Português:

    Resumo No programa da relevância, Wilson (2012; 2018; 2019) tem conduzido o estudo literário expondo duas conflitantes concepções. A primeira é a concepção dos teóricos relevantistas de que a relevância contribui para o estudo da literatura. A segunda concepção é um contraponto da teoria da literatura, especificada no nome do crítico literário Keith Green (1997), de que a relevância não contribui para o estudo literário. Analisamos ambos os pontos de vista, tais como protagonizados por Wilson e Green, e discutimos a natureza das teorias da linguagem e das teorias da literatura. Propomos que, embora compartilhem o mesmo objeto observacional, isto é, a literatura, a teoria da relevância e a teoria da literatura não compartilham o mesmo objeto teórico, sendo um equívoco a equivalência de ambas. De tal equívoco resulta um problema de incomensurabilidade teórica e um risco eminente de fracasso da pragmática em sua iniciativa de sistematização dos fenômenos literários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el programa de la teoria de la relevancia, Wilson (2012; 2018; 2019) realizó el estudio literario exponiendo dos concepciones en conflicto. La primera concepción es que la relevancia contribuye al estudio de la literatura. La segunda concepción es un contrapunto defendido por el teórico literario Keith Green (1997), que la relevancia no contribuye al estudio literario. Analizamos ambos puntos de vista, tal como lo llevan a cabo Wilson y Green, y discutimos la naturaleza de las teorías del lenguaje y las teorías de la literatura. Proponemos que, aunque comparten el mismo objeto observacional, es decir, la literatura, la teoría de la relevancia y la teoría de la literatura no comparten el mismo objeto teórico, siendo la equivalencia de ambas un error. De tal error resulta un problema de inconmensurabilidad teórica y un riesgo inminente de fracaso de la pragmática en su iniciativa de sistematizar los fenómenos literarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Wilson (2012; 2018; 2019) has been conducting literature studies within the relevance theory program by exposing two conflicting conceptions. First is the notion held by relevance theory and its supporters that relevance can contribute to literary studies. The second conception is a counterpoint from literary theory by literary critic Keith Green (1996), that relevance has little to contribute to literary studies. We analyse both points of view, as asserted by Wilson and Green and we discuss the nature of linguistic communication theories and literary theories. We propose that, although they share the same observational object - literature - relevance theory and literary theory do not share the same theoretical object, so that the equivalence of both is a mistake. From such a mistake results a theoretical incommensurability problem and an imminent risk of pragmatics failing in its initiative to systematize literary phenomena.
  • PRAGMÁTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL Artigos De Pesquisa

    Silva, Daniel do Nascimento e

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de pesquisas de orientação etnográfica, como as de Stephen Levinson e Elinor Ochs, e social, como as de Jacob Mey e Joana Plaza Pinto, o artigo assume uma postura particular sobre a pragmática linguística. Nomeada originalmente por Peirce e firmada como perspectiva - em vez de disciplina -, a pragmática abriga pesquisadores/as de diversas tradições. Pessoas com trabalho pragmaticamente orientado ao estudo linguístico podem estar filiadas a áreas como a sociolinguística, a antropologia linguística, a linguística aplicada, a etnometodologia etc., mas sugiro uma semelhança de família: a pragmática vista como ciência social - i.e., tanto área etnograficamente orientada ao papel, às ideologias e à agência dos usuários da linguagem, quanto ciência “na sociedade”, engajada. O artigo revisita etnografias linguísticas na Oceania e África, bem como trabalhos de orientação semântica. Conclui-se, com Rajagopalan, que uma diversidade de problemas de pesquisa dessa perspectiva são refinamentos da ação situada dos sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Apoyándose en investigaciones etnográficas, como las de Stephen Levinson y Elinor Ochs, y sociales, como las de Jacob Mey y Joana Pinto, el artículo adopta una postura particular sobre la pragmática. Denominada por Peirce y establecida como perspectiva en vez de disciplina, la pragmática reúne a investigadores afiliados a diversas tradiciones. Las personas con trabajos pragmaticamiente orientados pueden estar afiliadas a campos como la sociolingüística, la antropología lingüística, la lingüística aplicada, la etnometodología, etc., pero les une una semejanza de familia: la pragmática como una ciencia social, lo que implica tanto un campo orientado a la etnografía y preocupado por las ideologías y la agencia de los usuarios del lenguaje, como una ciencia “en la sociedad.” El artículo revisa etnografías lingüísticas realizadas en Oceanía y África, así como trabajos de orientación semántica. Se concluye que una diversidad de problemas de investigación ahí son refinamientos de la acción de sujetos situados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Drawing on scholarly works that are both ethnographically-based (such as Stephen Levinson and Elinor Ochs’s) and socially-based (such as Jacob Mey and Joana Pinto’s), this paper takes a particular stance on linguistic pragmatics. Originally named by Peirce and established as a perspective - rather than a discipline - pragmatics gathers researches from different traditions around the world. In departmental terms, people working on language from a pragmatic perspective may be affiliated with areas such as sociolinguistics, linguistic anthropology, applied linguistics, neurolinguistics, etc., yet a family resemblance unites them: pragmatics seen as social science, which stands for both a field ethnographically oriented to the role, ideologies and agency of language users, and science “in society,” politically situated. The paper revisits language ethnographies in Oceania and Africa, in addition to semantically-oriented scholarship. I conclude, with Rajagopalan, that a diversity of problems investigated in pragmatics are refinements from subjects’ situated action.
  • A METÁFORA COMO GATILHO OSTENSIVO DO EFEITO: O PARADOXO DAS COISAS DIFERENTES Artigos De Pesquisa

    Godoy, Elena; Santos, Sebastião Lourenço dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto revisa o conceito de metáfora ad hoc e a hipótese de Sperber e Wilson (1995) sobre o significado metafórico como ajuste por implicação inferencial entre os conceitos lexicalizados e as informações contextuais via alargamento ou estreitamento do conceito (CARSTON, 2002, 2010; WILSON; CARSTON, 2006, 2008) e considera a hipótese da extensão de uma categoria do modelo relevantista ampliado (SPERBER; WILSON, 2008). Porém, apesar de promissores, essas abordagens ainda estão bastante restritas à presunção de efeitos racionais apenas. Partindo da premissa de que a metáfora é uma estratégia de ostensão comunicativa construída sobre conceitos de categorias e propriedades distintas, o texto discute a plausibilidade do enriquecimento de interpretação metafórico. A conclusão é que a metáfora criativa ad hoc, guiada pelo princípio de relevância, além de efeitos cognitivos também gera efeitos emocionais (SANTOS; GODOY, 2020; 2021).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto propone una revisión del concepto de metáfora ad hoc y de la hipótesis de Sperber y Wilson (1995) acerca del significado metafórico como ajuste por implicación inferencial entre los conceptos lexicalizados y las informaciones contextuales por ampliación o estrechamiento del concepto (CARSTON, 2002, 2010; WILSON; CARSTON, 2006, 2008) y considera la hipótesis de la extension de una categoría del modelo relevantista ampliado (SPERBER; WILSON, 2008). Sin embargo, aunque prometedores, estos enfoques se restringen únicamente a la presunción de efectos racionales. Partiendo de la premisa de que la metáfora es una estrategia de ostensión comunicativa construída sobre conceptos de categorías y propiedades distintas, el texto discute la plausibilidad del enriquecimiento de interpretación metafórico. La conclusión es que la metáfora creativa ad hoc, guiada por el principio de la pertinencia, además de efectos cognitivos también genera efectos emocionales (SANTOS; GODOY, 2020; 2021).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text reviews the concept of ad hoc metaphor and the Sperber and Wilson´s (1995) hypothesis about metaphorical meaning as an adjustment by inferential implication between lexicalized concepts and contextual informations via broadening or narrowing the concept (CARSTON, 2002, 2010; WILSON; CARSTON, 2006, 2008) and consider the hypothesis of the extension of a category of the extended relevantist model (SPERBER; WILSON, 2008). However, although promising, these approaches are still quite restricted to the assumption of rational effects only. Based on the premise that metaphor is a communicative ostension strategy built on concepts of categories and distinct properties, the text discusses the plausibility of metaphorical interpretation enrichment. The conclusion is that the ad hoc creative metaphor, guided by the principle of relevance, in addition to cognitive effects, also generates emotional effects (SANTOS; GODOY, 2020, 2021).
  • Prosódia, relevância e manipulação no discurso político Research Articles

    Labastía, Leopoldo Omar

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é examinar o papel da entonação no discurso político no espanhol rioplatense como um meio de manipular o público para aceitar suposições questionáveis. A análise da entonação é realizada no modelo autossegmental-métrico aplicado ao espanhol argentino e sua interpretação é feita no marco da teoria da relevância. Alguns trechos de três entrevistas de dois políticos e um discurso presidencial são analisados, usando o software para análise de fala PRAAT (BOERSMA; WEENINCK, 2020), e interpretados usando o sistema de transcrição Sp_ToBI. A análise mostra que a entonação suspensiva e crescente, muitas vezes associada a informações de fundo, pode ser usada ​​para indicar, juntamente com outros dispositivos linguísticos, que a informação deve ser processada como parte de um consenso compartilhado com o público e, portanto, inquestionável. Dessa forma, as informações favoráveis ​​ao falante ficam mais acessíveis e a atenção é desviada das informações críticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es examinar el rol de la entonación en el discurso político en español rioplatense como medio de manipulación de la audiencia para lograr la aceptación de supuestos cuestionables. El análisis de la entonación se realiza en el modelo Métrico-Autosegmental de la entonación aplicado al español argentino y su interpretación se realiza en el marco de la Teoría de la Relevancia. Se analizan algunos extractos de tres entrevistas con dos políticos y un discurso presidencial con PRAAT (BOERSMA; WEENINCK, 2020), un programa de análisis del habla, y se interpretan utilizando el sistema de transcripción Sp_ToBI. El análisis muestra que la entonación suspensiva y ascendente, a menudo vinculada a información de fondo, puede utilizarse para indicar, junto con otros recursos lingüísticos, que la información debe procesarse como parte del terreno común con la audiencia, y que, en consecuencia, no debería cuestionarse. De esta manera, la información favorable al hablante se hace más accesible y la atención de la audiencia se desvía de información crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to examine the role of intonation in political discourse in River Plate Spanish as a means to manipulate audiences into accepting questionable assumptions. The analysis of intonation is carried out in the Autosegmental-Metrical model applied to Argentinian Spanish and its interpretation is made in the framework of Relevance Theory. Some extracts from three interviews of two politicians and a presidential address are analysed, using PRAAT (BOERSMA; WEENINCK, 2020), a software for speech analysis, and interpreted using the Sp_ToBI transcription system. The analysis shows that level and rising intonation, often associated with background information, can be used to indicate, together with other linguistic devices, that information is to be processed as forming part of the common ground shared with the audience, and thus beyond questioning. In this way, information favourable to the speaker is made more accessible and attention is diverted from critical information.
  • Polidez, relevância e conciliação de metas: uma análise de “Você pode passar o sal?” Research Articles

    Rauen, Fábio José; Niero, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo Com base nas teorias de conciliação de metas de Rauen, de relevância de Sperber e Wilson e de polidez de Brown e Levinson, modelamos neste ensaio o enunciado “Você pode passar o sal?” - tomado como um exemplo clássico de pedido polido entre teóricos da polidez - assumindo que a mobilização de um ato de fala polido ou atenuado contribui para a realização de objetivos práticos. Em seguida, discutimos a modelagem considerando algumas críticas produzidas pelos estudos de polidez de segunda onda e estudos de polidez orientados pela teoria da relevância. Concluímos que aspectos de polidez integram planos de ação intencionais, afetando a projeção da meta prática de nível mais baixo que superordena as respectivas submetas informativa e comunicativa. Afirmamos que o falante define no escopo dessa meta prática de nível mais baixo o ato de fala, a superestratégia de polidez e a formulação do enunciado polido considerando uma paleta de possibilidades linguísticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con base en las teorías de conciliación de metas de Rauen, de relevancia de Sperber y Wilson y de cortesía de Brown y Levinson, modelamos en este ensayo la declaración ¿Puedes pasar la sal? - tomado como un ejemplo clásico de solicitud cortés entre los teóricos de la cortesía - asumiendo que la movilización de un acto de habla cortés o atenuado contribuye al logro de objetivos prácticos. A continuación, discutimos el modelado considerando algunas críticas producidas por los estudios de cortesía de segunda ola y los estudios de cortesía orientados a la teoría de la relevancia. Concluimos que los aspectos de cortesía forman parte de los planes de acción intencional, incidiendo en la proyección de la meta práctica de nivel más bajo que superordina las respectivas submetas informativas y comunicativas. Afirmamos que el hablante define, dentro del alcance de este objetivo práctico de nivel inferior, el acto de habla, la superestrategia de cortesía y, considerando una paleta de posibilidades lingüísticas, la formulación del enunciado cortés.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on Rauen’s goal-conciliation theory, Sperber and Wilson’s relevance theory, and Brown and Levinson’s politeness theory, we model in this essay the utterance “Can you pass the salt?”-taken as a classic example of a polite request between politeness theorists-assuming the mobilization of a polite or attenuated speech act contributes to the accomplishment of practical goals. Next, we discuss the modeling considering some criticisms produced by second-wave politeness studies and politeness relevance-theoretic studies. We conclude that politeness aspects are part of intentional action plans, affecting the design of the lowest level practical goal superordinating the respective informative and communicative subgoals. We claim the speaker defines-in the scope of that lower-level practical goal-the speech-act, the politeness super-strategy, and the formulation of the polite utterance considering a palette of linguistic possibilities.
  • ESCOLHAS LINGUÍSTICAS E VALORES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DE PEDIDOS DE BRASILEIROS E ITALIANOS Artigos De Pesquisa

    Santoro, Elisabetta; Porcellato, Adriana Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo O pedido pode ser considerado um “ato social básico” utilizado no cotidiano em variados contextos. Parte-se aqui do pressuposto que sua força ilocucionária se constrói em movimentos interacionais, que definem o agir linguístico entre convencionalidade e intencionalidade. A análise de interações pode ajudar a compreender esses movimentos, ainda mais se forem comparadas línguas e culturas. Para esse fim, foram investigados 40 role plays, gravados por italianos e brasileiros, nos quais foram controladas as variáveis: distância social, idade e grau de imposição. As transcrições foram anotadas, com o objetivo de verificar como se constrói a sequência interacional e quais são os elementos que a constituem. Foram observadas convergências nas principais escolhas linguísticas que determinam a construção da sequência interacional nas duas línguas, mas também diferenças, principalmente quanto ao contato estabelecido com o interlocutor, baseado em valores culturais distintos: a empatia para os brasileiros, e o respeito do território alheio para os italianos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La petición puede considerarse un "acto social básico" utilizado en la vida cotidiana en diversos contextos. Se asume que su fuerza ilocutiva se construye sobre movimientos interaccionales, que definen la acción lingüística entre la convencionalidad y la intencionalidad. El análisis de las interacciones puede ayudar a comprender estos movimientos, más aún si se comparan lenguas y culturas. Para ello, se investigaron 40 juegos de rol, grabados por italianos y brasileños, en los que se controlaron las variables: distancia social, edad y grado de imposición. Las transcripciones fueron etiquetadas, con el objetivo de verificar cómo se construye la secuencia interaccional y qué elementos la constituyen. Se observaron convergencias en las principales elecciones lingüísticas que determinan la construcción de la secuencia interaccional en ambas lenguas, pero también diferencias, principalmente en lo que se refiere al contacto establecido con el interlocutor, basado en valores culturales distintos: la empatía para los brasileños, y el respeto al territorio ajeno para los italianos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Requests can be considered “basic social acts”, used in various contexts in everyday life. The premise here is the assumption that the illocutionary force of requests is constructed in interactional moves, which define the linguistic activity mingling conventionality and intentionality. Analyzing interactions can help understand these moves, especially when languages and cultures are compared. To this end, 40 role plays recorded by Brazilians and Italians controlling the variables of social distance, age, and degree of imposition were investigated. The transcriptions were coded to verify how the interactional sequences are constructed and what elements they are constituted of. Similarities were observed in the main linguistic choices that determine the construction of the interactional sequence in both languages, as well as differences, mainly regarding the type of contact established with the interlocutor, based on different cultural values: empathy in the case of Brazilians, and respect for other people’s territory in the case of Italians.
  • “PODER” E “CONSEGUIR”: UM ESTUDO SOBRE SEUS USOS POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO Artigos De Pesquisa

    Perna, Cristina Becker Lopes; Ibaños, Ana Maria Tramunt; Porto, Martha Machado

    Resumo em Português:

    Resumo Estuda-se neste trabalho o uso dos verbos “poder” e “conseguir” entre aprendizes de nível básico de português como língua estrangeira (PLE). Esses verbos em contexto são discutidos sob uma perspectiva semântico-pragmática, sob a luz de teorias modais como as de Kratzer (1977; 1981; 1991; 2008; 2012) e outros, além de noções clássicas de “accomplishment” e de “achievement”, conforme Vendler (1957; 1967), Dowty (1979), Abusch (1985) e Smith (1997). Pelo fato de o par de línguas português brasileiro (PB) e espanhol divergirem em vários aspectos, o objetivo é verificar se ocorre ou não uma transferência não facilitadora do espanhol para o português, conforme Cabrelli et al. (2020). Analisados exemplos de sala de aula, o estudo sugere a possibilidade de adoção de práticas de awareness raising sobre essas diferenças entre o PB e o espanhol para que os aprendizes possam utilizar essas formas de modo apropriado conforme o contexto de uso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se estudia en este trabajo el uso de los verbos “poder” y “conseguir” entre los estudiantes de nivel básico de portugués como lengua extranjera. Estos verbos en contexto se discuten desde una perspectiva semántico-pragmática, a la luz de teorías modales como las de Kratzer (1977; 1981; 1991; 2008; 2012) y otros, así como de las nociones clásicas de “realización” y “logro”, según Vendler (1957; 1967), Dowty (1979), Abusch (1985) y Smith (1997). Debido a que los pares lingüísticos portugués de Brasil (PB) y español de América del Sur divergen en varios aspectos, el objectivo es de verificar se se produce una transferencia no facilitadora del español al portugués, según Cabrelli et al. (2020).Analizando las ocurrencias de los verbos in habla el estudio sugiere la posibilidad de adoptar prácticas de sensibilización sobre estas diferencias entre el PB y el español para que los alumnos puedan utilizar estas formas de forma adecuada según sus contextos de uso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we study the use of the verbs “poder” and “conseguir” among basic level learners of Portuguese as a foreign language. These verbs in context are discussed from a semantic-pragmatic perspective, in the light of modal theories such as those of Kratzer (1977; 1981; 1991; 2008; 2012) and others, as well as the classical notions of “accomplishment” and “achievement”, according to Vendler (1957; 1967), Dowty (1979), Abusch (1985) and Smith (1997). Since the Brazilian-Portuguese (BP) and South American Spanish language pairs differ in several aspects, the objective is to verify wether or not non-facilitative transfer from Spanish to Portuguese occurs, according to Cabrelli et al. (2020). By analyzing the occurrences of these verbs in oral speech during classroom moments, the study suggests the possibility of adopting practices to raise awareness of these differences between BP and Spanish so that learners can use these forms appropriately according to their context of use.
  • LÍNGUA, MATERIALIDADE DISCURSIVA E COSMOGONIA Artigos De Pesquisa

    Souza, Tania Conceição Clemente de

    Resumo em Português:

    Resumo Ao se trabalhar com a relação língua e cosmogonia do ponto de vista discursivo, esbarramos em diferentes aspectos inerentes à organização social dos Kurâ Bakairi, materializada na forma como se pode, ou não se pode, lançar mão do conjunto de formativos da língua. As línguas são constituídas por sua historicidade, forjada, sobretudo, por textos fundadores da identidade do povo e da língua. Trata-se de pôr em pauta uma interdição fundadora da própria estrutura da língua em si. Em termos teóricos, abraçamos pressupostos oferecidos pela escola francesa de Análise de Discurso. E aí destacar que essa organização do mundo num viés político-cosmogônico vem a constituir a materialidade discursiva da língua em vários componentes gramaticais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Al trabajar la relación entre lengua y cosmogonía desde un punto de vista discursivo, nos encontramos con diferentes aspectos inherentes a la organización social de los Kurâ Bakairi, materializados en la forma en que pueden, o no, hacer uso del conjunto de formativas lingüísticas. Las lenguas están constituidas por su historicidad, forjada, sobre todo, por los textos fundadores de la identidad del pueblo y de la lengua. Se trata de poner a la orden del día una interdicción fundadora de la propia estructura del lenguaje. En términos teóricos, adoptamos los supuestos ofrecidos por la escuela francesa de Análisis del Discurso. Y ahí destacar que esta organización del mundo en un sesgo político-cosmogónico viene a constituir la materialidad discursiva del lenguaje en varios componentes gramaticales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When working with the relation between language and cosmogony from a discursive point of view, we bump into different aspects inherent to the social organization of the Kurâ Bakairi, materialized in the way one can, or cannot, make use of the set of language formatives. Languages are constituted by their historicity, forged, above all, by texts that are the founders of the identity of the people and of the language. It is a matter of putting into question a founding interdiction in the very structure of language itself. In theoretical terms, we embrace assumptions offered by the French school of Discourse Analysis. And there we highlight that this organization of the world in a political-cosmogonic bias comes to constitute the discursive materiality of language in several grammatical components.
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