Acessibilidade / Reportar erro

TECNOLOGIAS DE SABER-PODER SOBRE AS ÁGUAS: A EXPERIÊNCIA DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA1 1 A realização deste estudo contou com apoios financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França).

WATER POWER-KNOWLEDGE TECHNOLOGIES: THE EXPERIENCE OF THE WORLD WATER COUNCIL

Resumo

Este trabalho visa caracterizar a produção discursiva do Conselho Mundial da Água, criado em 1996 com o objetivo de debater e mobilizar ações internacionais sobre a água. Para tal tarefa, o artigo desenvolve a análise de documentos e relatórios publicados pelo Conselho e da organização dos Fóruns Mundiais da Água realizados no período, articulando o referencial dos estudos pós-coloniais com a analítica do poder de Michel Foucault, além de utilizar a noção de justificação moral da sociologia pragmática, para compreender os imperativos de discurso no debate internacional sobre meio ambiente.

Palavras-chave:
Governança da Água; Sociedade e Recursos Hídricos; Colonialidade e Meio Ambiente; Conselho Mundial da Água

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br