Apresentação

Apresentação

Um espectro assombra este número de Lua Nova. É o espectro do individualismo. Sob variadas feições - especialmente no seu aspecto metodológico, com ênfase na ciência econômica - a questão está presente em praticamente todos os textos. A rigor, a única exceção é o artigo de Venício Lima, que pela primeira vez apresenta em publicação fora do âmbito da sua especialidade um conceito em fase de incorporação na pesquisa de comunicação e política. Os demais textos têm todos, explícita ou implicitamente, referências ao contraste metodológico entre individualismo e coletivismo, ou então ao contraste político entre individualismo e republicanismo - vale dizer, ao confronto entre a ênfase no jogo dos interesses privados ou nos laços entre participantes em espaços públicos.

Este número, portanto, concentra-se nas idéias e concepções econômicas e políticas. No próximo, retomaremos o tratamento de questões mais substantivas, com textos que incluem o tratamento da questão da violência urbana.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Dez 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br