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Lua Nova: Revista de Cultura e Política, Número: 70, Publicado: 2007
  • Apresentação

  • Eduardo Kugelmas

    Sallum Jr., Brasílio
  • O Papa, o Islã e o politicamente correto

    Alves, José Augusto Lindgren

    Resumo em Português:

    Ao fazer citação considerada ofensiva ao Islã em conferência que proferiu na Alemanha em 2006, o Papa Bento XVI não visava somente aos muçulmanos, mas, também, aos ocidentais cristãos e ateus. Seu objetivo não era ofender o Islã gratuitamente, mas forçar os islamitas e ocidentais que abandonaram o racionalismo a assimilarem, num caso, e a reassimilarem, no outro, a razão universalista como elemento essencial ao próprio diálogo entre as religiões. A fala do Papa tem tido repercussões que transcendem o âmbito religioso, atingindo noções e práticas multiculturalistas que pareciam intocáveis.

    Resumo em Inglês:

    When making a quotation that was considered offensive to Islam, in 2006, in a conference in Germany, Pope Benedict XVI targeted not only the Muslims, but also Christian and Atheist Westerners. His aim was not to offend Islam without a motive, but to force both the Muslims and Westerners that had forsaken rationalism to reach back to Reason as an essential element for the very dialogue between the two religions. The Pope’s speech has had repercussion far beyond the religious sphere, attaining notions and practices of multiculturalism that seemed untouchable.
  • Uma teoria marxista do político? O debate Bobbio trent'anni doppo

    Bianchi, Alvaro

    Resumo em Português:

    O debate aberto por Norberto Bobbio há 30 anos por meio de uma série de artigos publicados na revista Mondoperaio levantava dois desafios à teoria marxista da política: 1) Existe uma teoria marxista da política? 2) Quais as alternativas à democracia representativa? O debate revelou, por um lado, um elevado grau de consenso sobre os valores e as regras da democracia liberal e, por outro, a inexistência entre os participantes do debate de uma teoria política antagônica à teoria política liberal-constitucionalista. O presente artigo discute esse debate e desenvolve a hipótese de que apenas como teoria política negativa o marxismo poderia constituir uma crítica da política que se afirmasse como o programa teórico da superação da teoria política de sua época e como o programa prático da superação da própria política.

    Resumo em Inglês:

    The debate opened thirty years ago by Norberto Bobbio with a series of articles published by the Mondoperaio magazine raised two challenges to the Marxist theory of politics: 1)Is there a Marxist theory of politics? 2) Which are the alternatives to representative democracy? On the one hand, the debate has revealed a high level of consensus on the values and rules of liberal democracy and, on the other hand, the absence among the participants of the debate of a political theory antagonistic to the constitutional-liberal one. This article deals with this debate and develops the hypothesis that only as a negative political theory Marxism could be a critique of politics, being consolidated as the theoretical program for the overcoming of the political theory of its age and as the practical program of overcoming politics proper.
  • Esquerda nacional e empresários na América Latina

    Bresser-Pereira, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Pode um empresário fazer parte de um partido político de esquerda? Para responder a essa pergunta, o autor define esquerda como a ideologia política que aceita arriscar a ordem social em nome da justiça social. Se isso é feito moderadamente, se o partido político adota uma posição de centro-esquerda, não haverá inconsistência. Nas democracias modernas, os partidos políticos da esquerda e da direita lutam por apoio do centro ideológico e tendem a convergir para ele. O que dizer sobre o assunto no caso do Brasil? Aqui, como nos outros países da América Latina, os partidos políticos de esquerda moderados freqüentemente vencem as eleições, mas raramente governam. Esse paradoxo é explicado pelo caráter conservador das elites latino-americanas. A América Latina é formada por países dependentes que competem em um mundo em que as estratégias nacionais são necessárias para o crescimento. Em princípio, espera-se que a esquerda seja uma esquerda nacional; mas, desde que a "teoria da dependência" declarou que a burguesia nacional era "impossível" na América Latina, uma aliança entre empresários progressistas e a esquerda torna-se mais difícil, ao mesmo tempo que a esquerda e os intelectuais tendem a tornarem-se dependentes ou cosmopolitas.

    Resumo em Inglês:

    May a business man support a left wing political party? To answer this question, the author defines left as the political ideology that accepts to risk social order in name of social justice. If this is done moderately, if the political party adopts a center-left position, there will be no inconsistency. In modern democracies, political parties on the left and on the right fight for the support of the ideological center, and tend to converge to it. What to say on that question in the case of Brazil? Here, as in Latin America, moderate left-wing political parties often win elections but seldom govern. This paradox is explained by the conservative character of Latin American elites. Latin America is formed of dependent countries striving in a highly competitive world where national strategies are required to grow. In principle, one would expect that the left would be a national left, but since the "dependency theory" declared that a national bourgeoisie was impossible in Latin America, an alliance between progressive business men and the left became more difficult but, also, the left and the intellectuals tended to become dependent or cosmopolitan.
  • Reconhecimento sem ética?

    Fraser, Nancy

    Resumo em Português:

    Ao longo dos últimos 30 anos, as teorias feministas de gênero passaram de concepções parcialmente marxistas, centradas no trabalho, para concepções putativamente "pós-marxistas", tendo como base a cultura e a identidade. Refletindo um movimento político mais amplo da redistribuição para o reconhecimento, essa mudança adquiriu dois sentidos. Por um lado, ela alargou a política feminista para abranger temas legítimos de representação, identidade e diferença. Entretanto, no contexto de um neoliberalismo ascendente, as lutas feministas por reconhecimento podem estar servindo menos para enriquecer as lutas por redistribuição do que para substituí-las. Assim, em vez de alcançarem um paradigma mais amplo e rico, que poderia abranger tanto redistribuição quanto reconhecimento, as feministas parecem ter trocado um paradigma truncado por outro - um economicismo truncado por um culturalismo truncado. Este artigo procura resistir a essa tendência. Nele se propõe uma análise de gênero ampla o bastante para abrigar toda a variedade de preocupações feministas, tanto as fundamentais para o antigo feminismo socialista quanto as enraizadas na virada cultural. Propõe-se uma correspondente concepção ampla de justiça, capaz de abranger tanto distribuição quanto reconhecimento, e uma abordagem não-identitária do reconhecimento, capaz de operar junto com a redistribuição. Conclui-se, com o exame de alguns problemas práticos que surgem quando se tenta vislumbrar reformas institucionais que poderiam corrigir, simultaneamente, má distribuição e não reconhecimento, na perspectiva de gênero.

    Resumo em Inglês:

    In the course of the last 30 years, feminist theories of gender have shifted from quasi-Marxist, labor-centered conceptions to putatively ‘post-Marxist’ culture-and identity-based conceptions. Reflecting a broader political move from redistribution to recognition, this shift has been double edged. On the one hand, it has broadened feminist politics to encompass legitimate issues of representation, identity and difference. Yet, in the context of an ascendant neoliberalism, feminist struggles for recognition may be serving less to enrich struggles for redistribution than to displace the latter. Thus, instead of arriving at a broader, richer paradigm that could encompass both redistribution and recognition, feminists appear to have traded one truncated paradigm for another - a truncated economism for a truncated culturalism. This article aims to resist that trend. I propose an analysis of gender that is broad enough to house the full range of feminist concerns, those central to the old socialist-feminism as well as those rooted in the cultural turn. I also propose a correspondingly broad conception of justice, capable of encompassing both distribution and recognition, and a non-identitarian account of recognition, capable of synergizing with redistribution. I conclude by examining some practical problems that arise when we try to envision institutional reforms that could redress gender maldistribution and gender misrecognition simultaneously.
  • A representação no interior das experiências de participação

    Lüchmann, Lígia Helena Hahn

    Resumo em Português:

    O debate contemporâneo sobre a democracia vem desafiando o desenvolvimento de estudos e reflexões acerca das relações entre participação e representação no interior das práticas e experiências participativas. Tendo em vista que, de maneira geral, a participação ocorre por meio da representação, este trabalho objetiva analisar, tomando como referência algumas experiências participativas brasileiras (Conselhos Gestores e Orçamento Participativo), o fenômeno da representação no interior da participação (ou das práticas de participação e representação). Ancorado no pressuposto de que as reflexões teóricas sobre esses dois instrumentos de ação política - participação e representação - têm feito predominar um viés dualista que guarda separações dadas pelos diferentes modelos teóricos de democracia, o artigo analisa alguns fatores que parecem cooperar significativamente para esse dualismo, chamando a atenção para o fato de que as experiências participativas trazem à tona algumas especificidades na dinâmica da representação política. Os diferentes desenhos institucionais, ou as diferentes configurações entre participação e representação, bem como os diferentes tipos de políticas públicas são, entre outros, elementos centrais para o entendimento das diferentes dinâmicas de representação e participação entre os modelos empíricos analisados.

    Resumo em Inglês:

    The contemporary debate on democracy challenges the development of studies and reflections about the links between participation and representation in the field of participative practices and experiences. Taking into account that generally participation occurs through representation, this article aims at analyzing some Brazilian participative experiences (decision-making councils and participatory budgeting), the phenomenon of representation within the process of participation (or within the participative and representative practices). Based on the supposition that the theoretical reflections about these two forms of political action - participation and representation - have been dominated by a dualist approach, related to different theoretical models of democracy, this article analyzes some factors which may contribute to that dualism.
  • Áreas centrais de São Paulo: dinamismo econômico, pobreza e políticas

    Kowarick, Lúcio

    Resumo em Português:

    O texto tem por objetivo estudar as condições de vida nos cortiços do Centro de São Paulo. Após apontar as mudanças ocorridas nessas áreas: perda de população, saída do setor financeiro e do comércio luxo, o artigo destaca suas potencialidade. No entanto, a principal contribuição reside em investigar dois cortiços: impera a promiscuidade, a falta de higiene e de privacidade. Finalmente, o último item do artigo mostra que as áreas centrais transformaram-se em espaços de debates e embates sobre o destino da população pobre e dos investimentos públicos.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the conditions of living in the slum tenements of the central areas of São Paulo. It points out the changes that have occured in these areas: lost of population, financial sector and higher classes, commercial activities going to other areas. However, the article also points out its potenciality. Its main contribution is the investigation of two slum tenements: the general conditions are promiscuity, absence of hygiene and privacy. The last section shows that the central areas have turned into spaces of debates and conflicts concerning the poor population and the public investments.
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