Abstract in Portuguese:
O ensaio trata da distinção presente, no campo da reflexão política brasileira, entre um registro apresentado como científico e outro fundado na interpretação. Tal distinção acaba por retirar da variante interpretativa - designada ora como "pensamento político brasileiro", ora como "interpretações do Brasil" - a possibilidade de gerar efeitos de conhecimento, transformando os autores que a compõem mais em objetos a explicar do que em inspirações propriamente cognitivas. Por outro lado, a pretensão de conhecimento exato e objetivo, abraçada pela variante "científica", a partir dos anos 1980, pretende livrá-la dos limites inerentes ao exercício da interpretação. Tal processo tem por fio condutor uma progressiva transfiguração do objeto e do campo do conhecimento político, apresentado pela variante científica como marcado por forte especificidade. Uma especificidade que exigiria um continuado esforço de distinção com relação à tradição das humanidades e das ciências sociais.Abstract in English:
The essay deals with a dissimilarity, current in the field of Brazilian political reflection, between two different perspectives: one presented as scientifically founded, the other defined as marked by interpretation. Such a contrast leads to a denial that the interpretive branch - dubbed as "Brazilian political thought" or as "Brazilian's interpretations" - may generate possible cognitive effects. Moreover, the authors that belong to this variant are regularly assumed by analysts more as objects to be explained than as cognitive inspiration. On the other hand, the aim to accomplish objective and exact knowledge on political matters, as affirmed by the "scientific" variant from the 1980's on, is determined by the desire to be free from the inherent limits and predicaments of interpretive efforts. The process is affected by an ongoing transfiguration of the object of political reflection and of the whole field of political knowledge altogether, supposed to be marked by strong uniqueness. The affirmation of such a singularity leads to a continuous effort of distinction towards the traditional procedures and assumptions of the field of humanities and social sciences.Abstract in Portuguese:
Ao longo dos últimos quarenta anos, as telenovelas - seriados comerciais exibidos seis vezes por semana em horário nobre, feitos para um público imaginado como feminino, mas assistidos por um público composto, em sua fase mais popular, em 40% por homens - se tornaram espaço privilegiado de interpretação do Brasil. Uma complexa rede de relações envolve a agenda militar autoritária nacionalista e desenvolvimentista; a agenda de anunciantes, homens da indústria e do comércio; e o talento de escritores, atores e diretores de esquerda (também nacional e desenvolvimentista) com repertório e conhecimento de cinema e teatro. Feita ao mesmo tempo em que vai ao ar, a novela captou e expressou ao menos três interpretações de um país que se transformou rápida e estruturalmente. As principais convenções estéticas do gênero alimentaram emissoras rivais a propor três interpretações do país. Em sintonia com o Brasil que se quer do futuro, as novelas da Rede Globo, a partir de 1969, registraram os dramas da urbanização, das diferenças sociais, da fragmentação da família, da liberalização das relações conjugais e dos padrões de consumo. Atingem seu ápice quando abordam as consequências não planejadas da modernização. Em 1990, a Manchete propôs a reinterpretação do país centrada na paisagem exótica do Pantanal, no "coração do Brasil". Em 2006, a Record apresenta o cenário da favela e a ameaça do tráfico.Abstract in English:
Over the last forty years, soap operas - primetime series exhibited six times a week, targeting an imagined predominately female audience, but watched, in their most popular phase by a 40% male audience - have become a privileged niche for the interplay of interpretations of Brazil. A complex web of relationships involves the authoritarian military agenda (1964-1984); advertisers agenda; and left-wing screenwriters, actors and directors coming from cinema and theater. Filmed as they go on air, soap operas captured and expressed at least three different interpretations of a country undergoing rapid structural changes. The principal aesthetic conventions of the genre fueled rival broadcasting companies to propose three views of the country. From 1969 on, in tune with a Brazil envisioned for the future, Rede Globo's soaps revolved around the dramas accompanying urbanization, social differences, the liberalization of conjugal relationships, and consumerism. In 1990, Manchete TV proposed the re-interpretation of the country centered on the exotic landscapes found in the Pantanal region, in the "heart of Brazil". In 2006, following film approach to poverty and violence, Record network introduces the favela scenario and the threats represented by drug trafficking.Abstract in Portuguese:
Quando se deixa o Brasil por uma experiência acadêmica no exterior, ele pode tornar-se um significante estranho, um espaço que o sujeito deve representar e que, no entanto, ele não pode mais reconhecer completamente. O que é o Brasil num ambiente acadêmico como o norte-americano, em que o país é visto como caudatário de uma tradição "latino-americana" que grande parte dos brasileiros mal reconhece como sua? Será a América Latina uma construção simbólica coerente e estável somente da perspectiva da comunidade acadêmica anglófona? O que significa perguntar-se sobre a literatura brasileira fora do Brasil? Estas e outras questões serão tratadas aqui, para ao fim perguntar se a pertinência não é o mais impertinente entre os nossos mais acalentados sentimentos.Abstract in English:
When one leaves Brazil for an academic experience abroad, "Brazil" can become a strange signifier, a space one is supposed to represent but which one cannot completely recognize anymore. What is Brazil in a North-American academic environment where Brazil itself is seen as part of a "Latin-American" tradition that for most Brazilians is barely recognized as theirs? Is it possible that Latin America as a coherent symbolic construct is only pertinent from the perspective of an English-speaking academic community? What does it mean to raise questions about Brazilian literature when we are abroad? These and other questions will be addressed here in order to ask if belonging is not the least pertinent of our most cherished feelings.Abstract in Portuguese:
Este ensaio explora a importância do espiritismo de Kardec para os princípios de Fernando Ortiz e para seu longo, por vezes tortuoso, inquérito que o leva à noção de "transculturação". Em seus anos de formação, Ortiz foi profundamente influenciado por Lombroso, mas também, como tantos outros escritores e intelectuais, por Kardec. Ele publicou ensaios fundamentais sobre o espiritismo, especialmente sobre as implicações da reencarnação para hierarquias espirituais e sociais. A doutrina de Kardec sobre o progresso espiritual da alma permitiu a Ortiz defender um projeto nacional mais inclusivo. O kardecismo também forneceu metáforas que correm como um fio por seus trabalhos mais importantes sobre as culturas africanas em Cuba, e também por sua poética. A "transmigração" das almas, com suas possibilidades de constantes novos princípios, permitiu a Ortiz introduzir um elemento espiritual e político na ideia de largo alcance que é a transculturação.Abstract in English:
This essay explores the importance of Kardec's Spiritism in Fernando Ortiz's beginnings and in his long, often roundabout, inquiry leading to the notion of "transculturation". In his formative years Ortiz was deeply influenced by Lombroso but also, like so many other writers and intellectuals, by Kardec. He published fundamental essays on Spiritism, especially on the implications of reincarnation for spiritual and social hierarchies. Kardec's doctrine of the spiritual progress of the soul allowed Ortiz to argue for a more inclusionary national project. Kardecism also provided metaphors that run like a thread through Ortiz's major works on African cultures in Cuba and in his poetics. The "transmigration" of the souls, with its possibilities of endless new beginnnings, enabled Ortiz to introduce a spiritual and political element into the far-ranging idea of transculturation.Abstract in Portuguese:
Doze eminentes professores e pesquisadores respondem ao questionário que objetiva explorar não apenas as concepções teóricas sobre a área, mas também maneiras de atuar em pesquisa, lecionar, formar programas ou elaborar cursos. O resultado é um panorama consistente da área de pesquisa do pensamento social brasileiro, de seu desenvolvimento, atualidade e desafios.Abstract in English:
Twelve eminent professors and researchers respond to the questionnaire that aims to explore not only the theoretical concepts about the area, but also ways to work in research, teaching, training programs and develop courses. The result is a consistent overview of the research area of the Brazilian social thought, its development, and current challenges.Abstract in Portuguese:
O artigo discute a produção acadêmica de ciências sociais sobre o impeachment de Fernando Collor de Mello, ocorrido em 1992. Examina os trabalhos que, na explicação do impeachment, enfatizam a relevância da personalidade do presidente, das instituições e atores políticos ou da mobilização da "sociedade civil". Por meio deste balanço crítico tenta esboçar aquilo que parece mais fazer falta à produção acadêmica sobre o assunto: um quadro inteligível que articule os fatores apontados pela literatura acadêmica - ou por ela às vezes subestimados - como responsáveis pelo impeachment, quadro este que permita caracterizar a dinâmica política que o tornou muito provável.Abstract in English:
The article puts in perspective the academic works in the Social Sciences about Fernando Collor de Mello's impeachment process that took place in 1992. It examines authors that, when explaining the impeachment, emphasize the relevance of the president's personality, of political institutions and actors, or of the mobilization of "civil society". By means of this critical balance it attempts to outline what lacks most in the academic production on the subject: a meaningful framework that articulates all factors brought about by the literature, and even those overlooked by it, as responsible for the impeachment. Such framework should shed light on the political dynamics that made the process more likely to happen.